Enter your keyword

Saiba o que é a SIPAT e como planejá-la na sua empresa

Saiba o que é a SIPAT e como planejá-la na sua empresa

Saiba o que é a SIPAT e como planejá-la na sua empresa

Em diversas companhias, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) é um evento que já faz parte do planejamento anual. 

Como o nome indica, a programação trata da prevenção de doenças e acidentes laborais. Por meio de uma série de palestras e treinamentos, buscamos conscientizar os colaboradores sobre as práticas seguras no ambiente de trabalho.

O que é SIPAT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – ou simplesmente SIPAT – é o nome do evento interno em que a organização vai conscientizar seus colaboradores sobre práticas seguras para evitar acidentes e doenças que envolvem o trabalho. Para isso, são realizadas uma série de workshops, palestras, treinamentos e dinâmicas. 

A intenção da SIPAT é ensinar sobre segurança do trabalho, além de engajar os trabalhadores para garantir bons níveis de participação. Por isso, muitas empresas acabam lançando mão de atividades lúdicas, teatros e ações interativas. 

Não à toa, a Semana de Prevenção se tornou praxe nas organizações. Sua realização é obrigação legal prevista pela Norma Regulamentadora 05 e pela Portaria nº 3.214.

Qual o objetivo da SIPAT?

A Semana de Prevenção é um evento que foca em reduzir os riscos da atividade laboral. Seu objetivo principal, portanto, é diminuir a incidência de acidentes de trabalho e, se possível, eliminar todas as ocorrências por completo.

As palestras são organizadas por temas, de modo a abordar todos os riscos possíveis de infortúnios que acontecem dentro do ambiente laboral ou por decorrência de suas práticas.

De maneira objetiva, isso significa pensar no bem-estar do trabalhador a longo prazo. Queremos evitar que acidentes ocorram dentro da empresa, assim como doenças relacionadas à função desempenhada.

A SIPAT faz parte de uma série de ações capitaneadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) – mais adiante, falaremos das funções desse grupo de trabalho. Sua importância é justamente alertar os funcionários sobre os riscos da prática laboral e apresentar proposições práticas para um serviço mais seguro e saudável.

As vantagens de realizar uma SIPAT

A realização da Semana de Prevenção traz uma série de benefícios para a organização. Seus efeitos vão muito além de evitar acidentes, sendo percebidos em diversas áreas da empresa – confira:

Segurança do trabalho

Um dos efeitos mais óbvios da SIPAT é justamente seu objetivo: mais segurança no trabalho. As ações programadas na semana se empenham para minimizar os riscos, a partir de uma avaliação do cenário atual. Dessa forma, temos uma melhora nas condições de trabalho, de modo a garantir menos acidentes e doenças relacionadas à atividade laboral.

Clima organizacional

A preocupação com segurança do trabalho é um sinal de que a empresa se importa com seus colaboradores. Esse cuidado certamente será percebido pela equipe. Ademais, uma boa programação da SIPAT é capaz de envolver e engajar o time.

Tudo isso contribui para uma melhora significativa no clima organizacional. Sentindo-se valorizados, os colaboradores trabalham com mais leveza nas interações e relacionamentos interpessoais.


Mais produtividade 

Com a melhora no clima organizacional, a tendência é que o trabalho flua de maneira mais produtiva. Isso é aplicável tanto no nível individual quanto no nível coletivo.

Sempre que um colaborador se acidenta ou adoece, isso desfalca o time e potencialmente atrasa as entregas. Quando essas ocorrências são reduzidas, a equipe permanece completa por mais tempo e consegue trabalhar com todo seu potencial produtivo.

>> Leitura recomendada: Como medir e melhorar a produtividade no trabalho da sua equipe

Padrão de qualidade

O cuidado com a segurança do trabalho influi também sobre o padrão de qualidade das entregas. Isso porque nos permite chegar a um patamar onde as ausências por acidente ou doença diminuem. Então, temos o time completo à disposição para garantir a produção de boas entregas.

Além disso, as práticas seguras garantem o bem-estar do trabalhador, dentro e fora do serviço. Descansado e valorizado, ele consegue se dedicar para garantir a qualidade com mais eficiência.

Menos rotatividade de pessoal

Com o time engajado e valorizado, os casos de demissão voluntária se tornam menos comuns. Uma empresa que garante a segurança e o bem-estar de seus funcionários tem mais facilidade de mantê-los no quadro.

Assim, gasta menos em processos de recrutamento – que tem um custo de tempo e alocação de recursos. Menos rotatividade de pessoal significa, no fim, menos gastos e mais retenção de talentos.

Redução do absenteísmo

Uma consequência comum de locais de trabalho insalubres é a desconexão dos trabalhadores com suas funções. Eles passam a faltar com frequência e, mesmo quando estão presentes, não conseguem manter o foco em suas atividades.

Essa situação é chamada de absenteísmo e acarreta em perdas imensuráveis para a organização. Ao garantir a realização da SIPAT, podemos construir um ambiente de trabalho mais saudável e driblar os efeitos do absenteísmo.

Quem tem a responsabilidade de realizar SIPAT?

A Semana de Prevenção precisa ser realizada anualmente por toda empresa que conta com uma CIPA. Sua realização é obrigatória, independente da área de atuação do negócio. A Comissão, por sua vez, é exigida para empresas com mais de 20 funcionários. Essas definições estão dispostas nos termos da NR 5.

Dentro das empresas, a realização da SIPAT fica por conta da Comissão. É responsabilidade da CIPA produzir a programação, organizar o evento e divulgar para o restante dos colaboradores.

Também faz parte de seus atributos identificar os riscos possíveis nos processos de trabalho. O grupo precisa avaliar cada aspecto que apresenta risco, conforme determina o item “A” da Norma Reguladora.

Como organizar uma SIPAT

Para organizar uma Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho, existem alguns aspectos importantes que precisamos observar. Abaixo, você tem mais informações sobre o que é preciso para organizar uma SIPAT.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é o primeiro passo para realizar uma SIPAT, pois é ela que se responsabiliza pela organização do trabalho. Esta é uma célula interna obrigatória para organizações que têm quadro de colaboradores a partir de 20 membros. Fazem parte do grupo tanto empregados quanto empregador. A composição varia de acordo com critérios específicos da NR 5.

O principal objetivo da CIPA é gerir os riscos da atividade laboral. Para isso, organiza atividades de conscientização, treinamentos, levanta as necessidades de EPIs (equipamento de proteção individual) e auxilia o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Planejamento de temas

Depois de formada, a CIPA começa a trabalhar no levantamento das necessidades para organizar a Semana de Prevenção. É comum que a SIPAT tenha um tema central de onde desdobram outros temas secundários.

Em 2022, os temas mais importantes para tratar têm sido saúde mental, ergonomia, estresse, motivação, estilo de vida saudável, uso de EPIs, prevenção e combate a incêndios, entre outros. A escolha da programação depende do CIPA e precisa ser pensada para atender a realidade da organização.

Programação e cronograma

Depois de planejar os temas a serem abordados, os membros da CIPA deverão organizar a programação. Por lei, o cronograma de atividades deve durar cinco dias – ou uma semana útil. Durante esse período, podemos contratar palestrantes, ministrar oficinas e até apresentações mais lúdicas, como teatro e música.

Cultura de feedback

Antes, durante e depois da SIPAT é importante manter a comunicação aberta para todos os colaboradores. Os colaboradores precisam se sentir livres para sugerir temas, expor suas necessidades e percepções sobre a programação.

Com uma cultura de feedback, mantemos o diálogo aberto, respeitoso e transparente para que todos sintam-se à vontade para participar.

>> Leitura recomendada: Feedback positivo x negativo: como ser mais assertivo


Como motivar os colaboradores durante a SIPAT

Para ter bons resultados, a SIPAT precisa ser capaz de motivar e engajar os colaboradores com o conteúdo de sua programação. Confira nossas dicas nesse sentido:

Colaboração dos departamentos

Nós já falamos anteriormente sobre a importância do feedback e da colaboração, mas vale a pena reforçar.

A participação de todos os departamentos é essencial para ter qualidade nas ações e engajar os colaboradores com o conteúdo da SIPAT. Ao consultarmos as diferentes áreas da empresa, conseguimos construir uma programação que realmente atende às necessidades específicas de cada setor.

Temática diversa

É preciso diversificar a temática na hora de organizar a programação da SIPAT. Temos o tempo de uma semana, então, é importante mesclar palestras diversas para que o evento não se torne enfadonho e repetitivo. O planejamento de temas é essencial nesse sentido, pois nos orienta para construir um cronograma diverso.

Dinâmicas de grupo

Nem só de palestras vive uma Semana de Prevenção. Para garantir a participação dos colaboradores, é importante incluir dinâmicas de grupo para tornar a experiência mais colaborativa. O setor de RH pode ser de grande ajuda na hora de pensar em atividades que possam realmente engajar.

Coffee break

O coffee break pode ser uma importante ferramenta para motivar a participação ativa de todos os colaboradores. Por isso, prepare um menu gostoso com chás, café e bolo que possa ser um atrativo da SIPAT.

O momento do coffee não é importante apenas como uma “recompensa”, mas, também, porque representa uma pausa onde todos poderão descansar e interagir de modo a compartilhar as percepções sobre a atividade.

Mais segurança e qualidade no trabalho

Apesar de ser uma obrigação legal, realizar uma Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho traz também diversos benefícios para a organização. Conquistamos mais eficiência e segurança para a atividade laboral ao passo que podemos engajar e integrar a equipe. Os ganhos de qualidade se tornam inevitáveis quando a SIPAT é bem executada. 

Para conhecer mais sobre iniciativas de melhoria e segurança no ambiente laboral, é só continuar lendo nosso blog.

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.