Enter your keyword

12 estratégias de RH que podem fazer a empresa crescer!

12 estratégias de RH que podem fazer a empresa crescer!

12 estratégias de RH que podem fazer a empresa crescer!

No RH, estratégia é fundamental para que a gestão de pessoas ajude no crescimento das empresas. Saiba mais!

O RH tem um papel cada vez mais estratégico nas organizações. Com a atuação correta, permite que o estabelecimento tenha todas as ferramentas necessárias para se desenvolver e se destacar. Por isso, conhecer e aplicar boas estratégias de RH é fundamental.

Graças a elas, é possível saber o que fazer para fortalecer a cultura organizacional e estimular bons processos. Desde a contratação até a retenção de talentos, a atuação do RH garante uma conquista ampliada de performance.

A seguir, conheça12 estratégias de RH que podem fazer a empresa crescer e aprenda a colocá-las em prática.

1. Análise SWOT

Essa análise visa a identificar todas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do empreendimento. Em relação ao RH, o objetivo é encontrar o que funciona e o que deve ser trabalhado para chegar a conclusões melhores.

Pense no índice de rotatividade. Se ele está elevado, uma das fraquezas é a perda de talentos para a concorrência e os altos custos com as substituições. Um das falhas, portanto, pode estar no processo de recrutamento e seleção. Ao criar um plano de ação sobre esse ponto, é possível melhorar o desempenho e garantir maior retenção de talentos.

Essa ferramenta, portanto, serve para ajudar a identificar onde estão os problemas e as oportunidades e como cada um deve ser trabalhado de forma estratégica.

2. Integração de colaboradores

Não adianta contratar as pessoas certas e deixá-las de fora da conquista de resultados. É muito importante que os novos colaboradores sejam integrados desde o princípio.

Em primeiro lugar, isso é essencial para aumentar a produtividade. Quanto mais eles entendem sobre as responsabilidades que possuem e como devem agir, mais fácil se atinge as metas.

Também é uma etapa indispensável para garantir o bom trabalho em equipe e um clima organizacional adequado. Isso aumenta a motivação e o engajamento — o que leva a um reforço no crescimento do negócio.

3. Otimização da comunicação

Outra opção, entre as estratégias de RH, inclui a comunicação, em todos os sentidos. É muito importante que líderes e gestores estejam aptos a fornecer feedbacks e dar orientações valiosas. Isso melhora a capacidade de atuação do time e, até mesmo, garante um nível maior de motivação.

No entanto, também é relevante que a comunicação aconteça no outro sentido. Os colaboradores devem ser capazes de expressar suas ideias e seus feedbacks. Essa troca consistente implica em resultados muito melhores, de modo que toda a empresa tem o seu crescimento favorecido.

4. Avaliação de desempenho

Dentro do ambiente organizacional, o uso de indicadores de desempenho é essencial. Essas ferramentas ajudam a medir quais são os resultados conquistados e direcionam sobre qual é o melhor jeito de atuar.

Nesse sentido, as estratégias de RH não devem ignorar tal potencial. Por isso, é muito importante realizar uma avaliação de desempenho frequente e bem estruturada.

A partir da verificação de performance de cada colaborador, é possível reconhecer os melhores e orientar a todos sobre como alcançar novas metas. Isso significa a possibilidade de ter mais produtividade e eficiência — elementos que auxiliam no crescimento empresarial.


>> Leitura recomendada: [E-book] O bê-á-bá da Avaliação de Desempenho


5. Execução de treinamentos

A gestão correta de talentos é determinante para o bom desempenho. Afinal, é o capital humano o grande diferencial do empreendimento, então ele deve ser tratado de forma condizente.

Nesse sentido, é muito importante pensar no treinamento e na capacitação. Além de preparar quem chega ao negócio, é indispensável buscar a melhoria contínua das habilidades. Isso ajuda a gerar mais satisfação, a diminuir a rotatividade e a conseguir melhores impactos.

E, para o crescimento geral da empresa, é algo positivo porque funciona como um investimento. Com menos custos e maior produtividade, há a sustentação do desenvolvimento.

6. Planejamento e execução de políticas salariais e de benefícios

Já que a retenção de talentos é tão importante para o crescimento, faz sentido que o RH tenha que se preocupar com aspectos referentes à remuneração e suas políticas específicas. É necessário, por exemplo, criar propostas salariais condizentes e atrativas. As pessoas têm que sentir que podem crescer e que recebem algo justo — muitas vezes, melhor que a concorrência.

Também é interessante pensar na oferta de benefícios. Alguns não são obrigatórios, mas fazem com que a organização se destaque em relação às outras. Isso favorece a fidelização dos colaboradores à proposta do negócio, o que permite a consolidação de bases sólidas e propícias à expansão.

 

7. Investimento na formação de novos líderes

Entre as estratégias de RH, a que também se destaca é a criação e o fortalecimento das lideranças. Esses profissionais ocupam uma posição de destaque e ainda detêm um papel importante: o de motivar pessoas e conduzir a equipe ao sucesso.

É função do RH estar preparado para identificar esses talentos e reconhecer a possibilidade de desenvolvê-los. Em muitos casos, as lideranças já estão na empresa e elas precisam ser preparadas para ocupar o cargo de gestão.

Ao setor, compete o monitoramento, a identificação de talentos e a criação de novas oportunidades. Com o treinamento e a condução adequados, o negócio cresce, estruturado em líderes produtivos e ligados ao empreendimento.

8. Busca por soluções tecnológicas

A tecnologia já faz parte da realidade de qualquer empresa que deseje crescer e manter-se no mercado. Uma das estratégias de RH, portanto, é conseguir incorporar essas soluções ao setor e ao empreendimento.

Quando a área adota tais possibilidades, gera muito mais insights e atua de forma otimizada. A automação permite obter produtividade e foco no que realmente importa. Ou seja, o time responsável pela gestão de recursos humanos consegue, de fato, dar atenção para as questões referentes aos colaboradores.

Além disso, a experiência de implementação pode auxiliar o negócio a aplicar sistemas parecidos em outras áreas, o que expande as vantagens.

 

9. Criação de bons relacionamentos

Um verdadeiro líder está ciente do valor de estabelecer uma relação positiva com a empresa e com a equipe. O mesmo ocorre com um time de RH. Não é possível impulsionar sua empresa para o sucesso, se não sabe nada sobre ela, seus cargos e seus funcionários, por exemplo.

Os colaboradores que sentem que seus líderes os tratam com confiança, respeito e apoio, tendem a ter um melhor desempenho e a trabalhar com iniciativa. Se eles perceberem que são apenas mais um número na empresa, não terão um relacionamento real com os gestores, que os incentive a trabalhar melhor.

O fato é que uma força de trabalho que realmente se sente positiva em relação a seus empregadores e gerentes de RH tem um desempenho melhor nas tarefas atribuídas. Além disso, quebre os muros que separam as equipes, apostando em ações de integração, como estratégias de gamificação.

Assim, haverá mais respeito, empatia entre colaboradores e compreensão sobre todo o fluxo de trabalho na empresa, e uma grande diminuição de erros nos processos.

10. Transparência aos colaboradores

Ser transparente e implementar uma cultura de trabalho a ser seguida é uma ótima estratégia de RH. Quando os colaboradores sabem que as regras e normas são iguais para todos, isso aumenta a motivação e a inovação nos processos.

Quando você consegue se comunicar com eles de forma aberta e clara, isso gera confiança e maximiza a produtividade geral da empresa. Lembre-se de que a gestão de recursos humanos, atualmente, é considerada um dos principais processos que impactam o crescimento do negócio.

É a ferramenta definitiva para permitir que os colaboradores sejam a melhor versão deles, então, deixe sempre muito claro qual a cultura organizacional e suas metas.

11. Avaliação baseada nos perfis de cada cargo

É muito importante, em avaliações de desempenho nas estratégias de recursos humanos, verificar se a sua equipe de RH conhece minuciosamente todas as demandas e exigências de cada cargo da empresa.


>> Leitura recomendada: [Infográfico] Etapas da construção de um Plano de Cargos e Salários


Dessa forma, as avaliações poderão ser mais personalizadas e direcionadas para o desenvolvimento individual de cada profissional para cada cargo específico. Por não ser algo generalizado, não prejudica o desenvolvimento sustentável da sua empresa.

12. Ajuda profissional

Além de todas as estratégias citadas acima, é muito importante contar com a ajuda especializada de uma consultoria em RH, a fim de ter o melhor suporte para diferentes ações e definição de estratégias para o RH da empresa. O auxílio de um consultor de RH faz toda a diferença para otimizar o desempenho da organização.

O consultor já inicia seu trabalho para beneficiar o crescimento da empresa, logo na fase de analisar os colaboradores, além de integrá-los com os objetivos da organização e aumentar seu engajamento.

O fato é que por mais que a empresa tenha excelentes profissionais em sua equipe de RH, o consultor consegue ter uma visão mais ampla de vários cenários, seus gargalos e suas possíveis soluções.

A SOCIIS RH é uma empresa especializada em consultoria de RH, com profissionais preparados e qualificados em soluções estratégicas para o setor de RH de empresas de todos os portes e setores do mercado. Além disso, oferece o que há de mais eficiente e moderno em termos de estratégias de RH.

Por fim, é essencial que no RH, a estratégia seja aplicada com a visão orientada para o crescimento. Além de gerar um acompanhamento eficiente, isso também melhora os resultados, garante diferenciação e favorece a integração de setores. Assim, a organização terá subsídios necessários para crescer.

Para executar várias dessas etapas, é muito importante contar com um suporte especializado. Então, entre já em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua organização!

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.