Enter your keyword

Saiba como acompanhar o comprometimento no trabalho da sua equipe

Saiba como acompanhar o comprometimento no trabalho da sua equipe

Saiba como acompanhar o comprometimento no trabalho da sua equipe

O comprometimento no trabalho é fundamental para o sucesso de uma organização. Sem ele, a empresa terá dificuldades em alcançar suas metas, podendo ser ultrapassada pela concorrência. A boa notícia é que, por meio de um planejamento estratégico de RH, é possível realizar o acompanhamento dessa qualidade dentro da companhia.

Quer saber mais sobre como promover o engajamento de seus funcionários? Confira as informações a seguir!

O que é o comprometimento no trabalho?

Comprometimento no trabalho significa honrar o que você propôs a fazer e ter coerência nas suas atitudes, comportamentos e palavras. Responsabilidade e empenho são fundamentais para que haja compromisso com seus afazeres.

Muitas pessoas sonham com promoções, benefícios e altos salários, mas nem todas agem da forma adequada para atingir tais objetivos. Quando um funcionário aceita uma oferta de emprego, está concordando com as atividades e as responsabilidades propostas pelo cargo.

É preciso que haja envolvimento com a atividade a ser realizada, independentemente de serem ou não prazerosas. Executar as tarefas com excelência e no tempo estipulado, sugerir novas alternativas e se preocupar com o andamento da equipe são características de funcionários comprometidos.

Como monitorar o comprometimento na empresa?

Existem algumas estratégias que podem ser adotadas para acompanhar e elevar o nível de comprometimento da equipe. A definição de metas alcançáveis, por exemplo, é essencial para a avaliação do desempenho.

Boas condições de trabalho e um ambiente agradável também podem ser decisivos na produtividade e no engajamento do trabalhador. Dessa forma, quando receberem feedback, eles não se sentirão intimidados e sim motivados a darem o seu melhor.

Uma ótima ferramenta para mensurar o envolvimento dos profissionais é a realização de pesquisas e avaliações de desempenho. Invista em pesquisas pequenas e frequentes que possam captar de maneira eficaz o momento pelo qual a empresa está passando.

 

Como o planejamento estratégico de RH pode ajudar no monitoramento?

O planejamento estratégico de RH tem como objetivo a criação de uma metodologia focada na melhoria constante e na evolução interna da organização. Isso é realizado por meio do estabelecimento de metas, gestão de talentos e satisfação dos funcionários.

Com potencial para ser um grande aliado na mensuração do comprometimento no trabalho, o planejamento estratégico de RH deve avaliar o desempenho através do feedback constante. Além disso, os funcionários de RH podem ser ótimos aliados na melhoria da comunicação interna e no uso de pesquisas para avaliar a satisfação.

Quais os principais problemas da falta de comprometimento no trabalho?

A falta de comprometimento no trabalho pode contaminar o ambiente, gerar desgaste de energia e falta de interesse. Tudo isso pode resultar em um alto consumo de recursos, visto que um funcionário pouco engajado pode produzir resultados negativos.

Para evitar que isso ocorra, o líder deve conhecer bem a sua equipe e auxiliar o pessoal na execução de tarefas quando necessário. O sucesso da organização depende do empenho de todos os profissionais.

Se você deseja melhorar o comprometimento no trabalho em sua empresa, invista em um planejamento estratégico de RH que garanta a melhoria contínua da corporação. E não se esqueça: sem comunicação aberta e frequente, não há ambiente de trabalho saudável.

Gostou do conteúdo? Siga as nossas páginas no Facebook e no Instagram para ficar por dentro das novidades!

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.