Enter your keyword

Relatório de RH: entenda como eles podem proporcionar soluções estratégicas

Relatório de RH: entenda como eles podem proporcionar soluções estratégicas

Relatório de RH: entenda como eles podem proporcionar soluções estratégicas

O papel do setor de Recursos Humanos em uma empresa está cada vez mais estratégico. Isso porque suas ações influenciam diretamente na tomada de decisões e na otimização de processos internos, de modo a determinar o direcionamento dos negócios.

Para tanto, porém, é essencial monitorar a saúde da organização por meio de métricas e dados. Que, por sua vez, só podem ser analisados corretamente se o relatório de RH estiver bem redigido e completo.

Não sabe como desenvolver esse documento tão importante? Veja, neste artigo, o que não pode faltar em seus registros para que eles permaneçam sempre sólidos e úteis para novas soluções.

Selecione informações relevantes

Para começar, é importante que seu relatório de RH conte com informações realmente relevantes para o momento. Sendo assim, determine o propósito da elaboração desse documento para, somente depois, coletar os dados com maior assertividade e conseguir contato com as fontes certas.

Com isso em foco, é possível aproveitar melhor o tempo de produção e de apresentação dos resultados. Afinal, o relatório não representa o fim de um ciclo, mas sim a possibilidade de novos caminhos para tomar decisões bem pensadas e que façam a diferença para enfrentar a situação analisada.

Faça análises e comparações

Outra abordagem interessante para seu relatório é criar um histórico com base em análises e comparações. Na medida em que os dados se acumularem e demonstrem a evolução do negócio, mais detalhes estarão disponíveis para gráficos e planilhas.

Essas ferramentas são indispensáveis para demonstrar de maneira clara quais avanços aconteceram com a ajuda do RH e o que passou por mudanças e melhorias. A oportunidade também será ótima para identificar pontos negativos e pensar no que fazer para evitá-los.


Invista em uma linguagem acessível

Lembre-se de quem nem todo mundo tem conhecimento de termos e conceitos específicos da área de Recursos Humanos. Por isso, invista em uma linguagem simples, que tenham um sentido prático para melhor entendimento de líderes e gestores.

Do contrário, os números não farão sentido algum sem explicação. Essa também é uma iniciativa que permite uma comunicação mais simples e objetiva com os demais membros da equipe, que também precisam compreender o que as informações significam.

Apresente o relatório de RH de forma dinâmica

Que tal adotar gráficos, imagens, tabelas e infográficos na apresentação do seu relatório? Muitas vezes, quem está presente na sua apresentação consegue visualizar tudo muito melhor se esses recursos estiverem presentes.

Além disso, não se esqueça de escrever uma introdução, evidenciar o objetivo do documento e finalizar com uma boa conclusão. Com essa organização em pauta, as chances de que os dados motivem novas ideias e tragam mais inovações para a empresa aumentam consideravelmente.

Por fim, lembre-se de que o relatório de RH é essencial para determinar indicadores importantes para a organização. Como, por exemplo, recursos escassos, disponibilidade de capital humano e certificações e habilitações. Estes três fatores são essenciais para apontar tendências e melhorar a gestão de pessoas.

Ainda precisa de orientação para desenvolver essa ação na certeza de bons resultados? Não se preocupe, podemos ajudar!

Basta entrar em contato conosco para conhecer nossos serviços e soluções, ou fale com um dos nossos Consultores, agora mesmo!

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.