Enter your keyword

Como aumentar a atratividade do Plano de Cargos e Salários?

Como aumentar a atratividade do Plano de Cargos e Salários?

Como aumentar a atratividade do Plano de Cargos e Salários?

O Plano de Cargos e Salários é uma das ferramentas mais importantes para a atração e retenção de talentos em uma empresa. Ele é o responsável por determinar as remunerações de cada colaborador, com base em suas atribuições e em práticas adotadas por outras organizações. 

Manter a atratividade do Plano de Cargos e Salários é fundamental para trazer os melhores profissionais para o preenchimento das vagas disponíveis, o que eleva o nível de qualidade dos times e proporciona crescimento e evolução para o negócio. Veja, neste artigo, como tornar a sua empresa ainda mais convidativa.

Alinhamento de expectativas

Um dos requisitos básicos para ter um Plano de Cargos e Salários atrativo é encontrar o equilíbrio perfeito entre as expectativas do negócio e as expectativas de carreira das pessoas. Para isso, é importante se atentar para dois fatores principais, como explicamos abaixo.

Tenha uma boa descrição de cargos

A descrição de cargos é o ponto central de um bom Plano de Cargos e Salários. É com base nas atribuições de cada cargo que se definem os conhecimentos e certificações necessárias para o cumprimento das atividades, bem como a remuneração compatível com todas essas exigências.

Quanto mais detalhada e precisa for a descrição de um cargo, melhor ele será compreendido por todos. Com isso, tanto quem os ocupa, quanto quem pretende ocupar conseguem ver, de forma mais clara e simples, o que é esperado e quais são os limites de atuação.

 

Monte uma tabela salarial consistente

A tabela salarial é o instrumento que contempla todas as grades de remunerações praticadas pela empresa. Ela deve ser montada de forma bastante criteriosa, considerando as particularidades de cada cargo e do negócio como um todo.

Uma tabela consistente é construída com base em uma pesquisa salarial confiável, que ajude a compreender o cenário do mercado e a determinar os salários dos diferentes cargos de forma estratégica.

Divulgação eficiente

De nada adianta ter um plano bem elaborado se ninguém souber da sua existência. A empresa deve usá-lo como um diferencial frente aos concorrentes, principalmente sob os dois aspectos a seguir.

Garanta uma comunicação aberta dentro da empresa

Faça com que todos tomem conhecimento do Plano de Cargos e Salários e de seus benefícios. Adote práticas que aumentem sua visibilidade e o contato dos colaboradores com a ferramenta.

Incentive e auxilie os profissionais na elaboração de seus Planos de Carreira e mostre as possibilidades de ascensão disponíveis dentro da organização.


>> Leitura recomendada: [E-book] Guia para Construção de um Plano de Cargos e Salários Estratégico


Use o Plano de Cargos e Salários na divulgação das vagas

Inclua o Plano de Cargos e Salários entre os benefícios concedidos pela empresa, na divulgação das vagas em aberto, e dê ênfase às vantagens que ele proporciona. Transforme-o em um importante diferencial na atração de talentos e conquiste a preferência dos melhores profissionais do mercado. 

Como vimos até aqui, um bom Plano de Cargos e Salários não se prende apenas ao fator remuneração, mas sim ao conjunto de possibilidades que ele representa. Uma pesquisa realizada pela PwC mostrou que as principais motivações para os pedidos de desligamento são a busca por maiores perspectivas na carreira (75%) e por melhores remunerações (53%). 

Para manter a atratividade do Plano de Cargos e Salários, é fundamental fortalecer esses dois pontos. Dessa forma, a empresa aumenta o seu poder de retenção de talentos e, ao mesmo tempo, passa a atrair os melhores profissionais para o seu quadro. Diante desses benefícios, o resultado é uma organização mais forte e preparada para os desafios do mercado.

Conseguimos te ajudar com estas dicas? Conte-nos! Deixe seu comentário abaixo.

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.