Saiba como gerenciar o turnover da sua empresa
O índice de turnover é um dos principais indicadores do setor de RH. Mais do que saber quem entra e quem sai da empresa, ele ajuda a compreender as motivações de todas essas movimentações e, principalmente, a identificar problemas e evitar que eles se tornem ainda mais prejudiciais ao negócio.
Neste artigo, vamos explicar o que é o turnover e quais são os tipos existentes. Ao final, daremos dicas valiosas para que a sua empresa consiga controlar esse índice e utilizar as informações que ele proporciona de forma mais estratégica. Acompanhe.
O que é Turnover?
O turnover é o índice que mede a rotatividade de pessoas em uma empresa. Seu cálculo envolve a quantidade de contratações e demissões e a relação desses números com a quantidade total de colaboradores.
A fórmula do turnover é bastante simples, veja:
Turnover = ( (admissões + rescisões) / 2 ) / total de colaboradores
Vamos aplicar essa fórmula em um exemplo para ficar mais fácil de compreendê-la. Imagine que a sua empresa conte com 1.000 funcionários, tenha admitido 30 novos profissionais e demitido 10.
A conta do turnover ficaria desta forma:
- 30 admissões + 10 rescisões = 40
- 40/2 = 20
- 20/1000 = 0,02
Então, temos que a o índice de turnover dessa empresa está em 2%.
Quais são os tipos de turnover?
O turnover pode ser classificado em 2 tipos diferentes, de acordo com a parte que teve a iniciativa no rompimento da relação.
Além disso, quando o pedido parte do colaborador, ainda podemos desmembrar a classificação em mais 2 tipos, como explicaremos, em detalhes, a seguir.
Turnover involuntário
O turnover involuntário acontece quando a iniciativa do desligamento de um colaborador parte da empresa, que deve arcar com os custos rescisórios.
Ele pode ser motivado por inúmeros fatores, dentre os quais os mais comuns são:
- Crise financeira na empresa;
- Baixo desempenho do profissional;
- Mudança na estratégia do negócio.
Turnover voluntário
O turnover voluntário acontece quando um colaborador pede o seu desligamento.
Apesar deste tipo de desligamento desobrigar a empresa de custos rescisórios, ele pode sinalizar outros tipos de prejuízos, que podem ser ainda mais impactantes, dependendo de alguns fatores.
Esse tipo de turnover pode acontecer em 2 cenários distintos e cada um deles exige atenção específica da empresa para evitar maiores danos. Veja quais são eles.
1- Turnover disfuncional
O turnover disfuncional acontece quando a empresa perde um excelente profissional.
Trata-se do pior cenário possível, já que demonstra a falha nos esforços de retenção da empresa. Além disso, esses casos podem impactar negativamente o bom andamento do negócio.
Quando isso acontece, é fundamental realizar uma entrevista de desligamento para analisar a real motivação do pedido de demissão.
Dessa forma, é possível desenvolver melhores soluções para o engajamento e satisfação tanto dos profissionais que permanecerem quanto dos que forem contratados para a reposição do time.
2 – Turnover funcional
Na ponta oposta, o turnover funcional é o cenário mais positivo em um desligamento e ocorre quando um profissional que não apresenta um bom desempenho solicita a sua saída.
Além da questão financeira envolvida no processo de rescisão, outro ponto positivo desse tipo de turnover é que ele abre espaço para que um profissional mais adequado seja contratado para compor o time.
>> Leitura recomendada: Veja o que é Avaliação de Desempenho Individual e como fazê-la
Como reduzir o turnover na sua empresa?
Como vimos até aqui, a saída de um profissional pode provocar diferentes tipos de consequências. Por isso, é essencial manter o acompanhamento mais próximo dessas movimentações, para identificar as motivações e agir de forma preventiva.
Índices de turnover muito altos indicam um grande volume de demissões, que podem ser fruto de uma situação mais específica e esperada, como é o caso atual da pandemia do novo coronavírus, ou podem indicar algo que precisa ser avaliado e corrigido.
Abaixo, listamos algumas providências que são bastante efetivas nesses casos, confira.
Realize entrevistas de desligamento
A entrevista de desligamento é um momento crucial para coletar informações dos profissionais.
Ela deve ser elaborada com cautela e abordar questões que ajudem a compreender o que levou a pessoa a solicitar a sua demissão e o que a empresa pode fazer para evitar que outras pessoas sigam o mesmo caminho.
É importante que a condução dessa entrevista seja feita de forma tranquila e que o colaborador desligado se sinta confortável para falar.
O entrevistador deve ser imparcial e se manter aberto a receber críticas em nome da empresa.
Elabore planos de ação
Utilize as informações coletadas nas entrevistas de desligamento para identificar os problemas que demandam mais atenção e elabore um plano de ação para cada um.
Mostre para seus colaboradores que a empresa está disposta a melhorar e dê mais motivos para a permanência deles, do que para o desejo de saírem.
Adote a cultura de feedback
A cultura de feedback é uma importante aliada na retenção de talentos. Isso porque ela ajuda a evitar que situações pequenas e corriqueiras se transformem em enormes problemas de relacionamento entre os colaboradores.
A comunicação mais aberta e fluida permite que todos se sintam à vontade para levantar suas questões, discuti-las e resolvê-las de forma pacífica e mais ágil.
Implemente planos de retenção mais eficientes
Além do feedback, é preciso ter um plano de retenção de talentos bastante eficiente. Algumas práticas, como a concessão de benefícios básicos, são insuficientes para fazer com que o colaborador se sinta instigado a permanecer.
O fundamental é compreender melhor o perfil dos times e oferecer vantagens que realmente façam a diferença para eles. Comece realizando uma pesquisa de clima, entenda quais são os benefícios que eles gostariam de ter e busque formas de entregá-los.
O controle do índice de turnover é fundamental para ter um negócio próspero e saudável. A baixa rotatividade ajuda a fortalecer a imagem da empresa no mercado e corrobora seu compromisso em realizar sempre entregas de qualidade a seus clientes.
Portanto, invista na retenção dos seus talentos e proporcione crescimento e desenvolvimento para a sua marca.
Se você gostou de aprender sobre o turnover, temos um outro artigo que vai ser muito útil para aprofundar seus estudos. Conheça estratégias para manter bons profissionais.
Equipe Sociis RH
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