Enter your keyword

Universidade corporativa: o que é e 5 passos para criar a sua

Universidade corporativa: o que é e 5 passos para criar a sua

Universidade corporativa: o que é e 5 passos para criar a sua

A cada dia as empresas investem mais na criação de universidades corporativas. Quer saber por quê? Problemas como turnover, falta de know-how para realizar determinados projetos, dificuldade na integração de novos profissionais, falta de qualidade nas entregas e até churn ou cancelamento de assinaturas podem ser resolvidos por meio de uma UC.

Quer descobrir como? Nesse texto, falaremos como uma universidade corporativa funciona e como ela pode ajudar a sua organização!

O que é Universidade Corporativa?

Universidade Corporativa é uma estrutura organizacional que tem o objetivo de capacitar e desenvolver conhecimento em colaboradores, clientes, fornecedores ou outros públicos que podem precisar de capacitação, pois influenciam os resultados de atividades ou projetos da organização.

Uma universidade corporativa é diferente de um simples programa de treinamento, pois não tem o objetivo de apenas treinar pontualmente determinadas habilidades, mas sim de criar um programa de educação continuada com diversos cursos e objetivos a longo prazo.

Além disso, uma universidade corporativa não serve apenas para os colaboradores, pois pode ser utilizada para capacitar clientes (para que saibam como utilizar um produto ou serviço), fornecedores, para que atendam normas e regras estabelecidas pela organização, bem como outros stakeholders externos que podem ter alguma ligação com a organização.

Empresas investem em universidades corporativas porque isso traz uma série de benefícios. Veja:

Benefícios de uma universidade corporativa

Benefícios-da-universidade-corporativa

1-     Ajuda a capacitar novos colaboradores

Por mais que a sua empresa contrate os profissionais mais experientes do mercado, eles vão precisar de capacitação quando chegarem. Afinal, seu negócio possui especificidades e métodos próprios de trabalho.

Fazer o onboarding presencialmente toda vez que um novo colaborador entra ou ter uma data específica quando todos os novos colaboradores serão integrados ao time é inviável. É aí que entra a universidade corporativa!

Por meio dela, novos colaboradores (ou colaboradores que estão mudando de função) podem ter acesso a todo o conteúdo necessário para que possam iniciar o trabalho na empresa, incluindo trilhas de desenvolvimento com pontos de validação, exercícios para acelerar o setup, etc.

2-     Capacita stakeholders externos

Uma UC não serve apenas para capacitar colaboradores. Ela também é uma excelente forma de capacitar profissionais terceirizados, fornecedores, clientes, parceiros, etc.

Isso ajuda a garantir que o trabalho desempenhado pelas outras partes será melhor e mais adequado à estratégia da empresa, a garantir padronização, pois todos os envolvidos terão a mesma visão sobre o tema, e ajudar os clientes a obter sucesso na utilização da sua solução.

3-     Ajuda a formar líderes

Um líder não nasce do zero: é preciso muita capacitação e aprendizado para ser capaz de guiar uma equipe rumo ao sucesso. Uma universidade corporativa também é capaz de desenvolver pessoas com potencial de liderança para o futuro.

Assim a sua empresa passa a ter líderes melhores e mais bem-qualificados, pois é possível criar programas para desenvolver soft skills conforme os estilos e habilidades de cada um desses líderes.

4-     Melhora os resultados

Pessoas capacitadas fazem um trabalho melhor. Uma universidade corporativa ajuda a aumentar a qualidade das entregas, o senso de responsabilidade e até a diminuir o tempo necessário para realizar certas tarefas.

E então, conseguiu entender como uma universidade corporativa pode ajudar a sua organização? Que tal aprender a criar uma agora mesmo? Siga a leitura para aprender como criar uma universidade corporativa em 5 passos!

Como criar uma universidade corporativa em 5 passos?

Como-criar-uma-universidade-corporativa

1.     Definição de objetivos

Antes de qualquer coisa, é necessário estabelecer o propósito da universidade corporativa na sua empresa.

Há empresas que precisam de uma UC para capacitar colaboradores de diferentes filiais de forma padronizada, por exemplo. Outras buscam uma forma de capacitar fornecedores, parceiros, profissionais e serviços terceirizados ou qualquer outra parte externa a empresa.

Também há aquelas que buscam capacitar os clientes para que eles saibam utilizar corretamente o produto/serviço oferecido e as que buscam capacitar todos os atores que fazem parte do funcionamento da organização.

Qual é o objetivo da universidade corporativa na sua empresa? Definir esse norte é fundamental para que a UC seja estruturada de forma correta para atingir os objetivos desejados.

2.     Planejar a estrutura e organização da UC

Planeje os cursos que serão ofertados na UC, a modalidade da UC (EAD, presencial ou híbrida), os instrutores, o formato dos conteúdos, os papéis, entre outros detalhes conforme os objetivos definidos anteriormente.

Não deixe de levar em conta o orçamento disponível para tomar decisões compatíveis com a capacidade financeira da empresa.

3.     Escolher uma plataforma de aprendizagem

A plataforma de aprendizagem é o coração da Universidade Corporativa. É nela que ficarão hospedados os cursos e as trilhas de aprendizagem, e é por meio dela que os usuários terão acesso ao conteúdo, aos testes e certificados.

Também é por meio da plataforma de aprendizagem que os gestores serão capazes de verificar indicadores de desempenho e acompanhar a aprendizagem de cada usuário, verificando como cada aprendiz está se saindo em cada curso.

Por isso é fundamental escolher uma plataforma que ofereça recursos como:

  • Painel de indicadores;
  • Suporte a diferentes formatos de conteúdo;
  • Alto número de usuários;
  • Alto nível de personalização;
  • Criação de trilhas de aprendizagem.
 
 

4.     Produzir conteúdo

Na hora de pensar os cursos, é preciso definir se a produção será terceirizada ou se serão produzidos internamente. No segundo caso, também é necessário definir responsáveis pela instrução, edição, disponibilização, etc. Além disso, pode ser necessário dividir os cursos em módulos e trilhas de conhecimento.

Para produzir um bom conteúdo, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Divida o conteúdo em partes pequenas para que possa ser consumido aos poucos. Aulas muito longas se tornam cansativas e fica mais difícil absorver o conteúdo;
  • Direcione o conteúdo adequado para cada colaborador, conforme as necessidades de aprendizado e estilos de aprendizagem de cada um;
  • Atualize o conteúdo constantemente.
 

5.     Incentivar a participação dos colaboradores

O último passo para a criação da universidade corporativa é promovê-la entre os colaboradores. Essa é uma dificuldade em diversas empresas: há um esforço em criar uma universidade corporativa e, no fim, os colaboradores não engajam e ela fica esquecida. Para evitar isso, existem algumas técnicas:

  • Utilize a gamificação como forma engajar os colaboradores, criando rankings e sistemas de pontuação;
  • Crie um top 3 com os colaboradores que mais avançaram nos treinamentos e ofereça prêmios e bonificação para os mais bem colocados;
  • Os gestores devem deixar claro que fazer os cursos da UC é uma atitude bem vista pela organização.
 

Universidade corporativa EAD

Universidade-corporativa-ead

Gerenciar uma universidade corporativa presencial pode ser difícil. Ela exige grande disponibilidade de instrutores, deslocamento de pessoas e equipamentos, formação de turmas, etc. No fim das contas, o processo se torna mais difícil e mais caro para a empresa. É por isso que tantas organizações investem em universidades corporativas EAD.

Vantagem de uma universidade corporativa EAD

A vantagem é que todos os cursos ficam hospedados em um ambiente online e podem ser acessados a qualquer momento por qualquer colaborador, eliminando as limitações e os custos do modelo presencial. Além disso, é possível usufruir de recursos como acompanhamento do processo de aprendizado em tempo real, geração automática de certificados, testes de conhecimento automáticos e gamificação.

Essas universidades ficam hospedadas em plataformas que contém todas as ferramentas necessárias para a criação, implantação e acompanhamento de centenas de cursos. Para você, que quer implantar uma universidade corporativa na sua empresa, é indispensável saber como essas plataformas funcionam.

Por isso, temos um post completo sobre sistema EAD. Nele, ensinamos como funciona um sistema EAD para universidades corporativas, quais os benefícios de contar com um e como escolher o melhor para a sua organização. A leitura é indispensável!

Informações sobre a autora:

Andreia da Silva Justo
Consultora em ERP pela UDESC e pós-graduada em Engenharia de Software pela PUC, possui os títulos de PMP (Project Management Professional) pelo PMI e CBPP pela ABPMP. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de projetos, é uma grande entusiasta da tecnologia e acredita na inovação como facilitadora dos processos de desenvolvimento de pessoas. Atualmente é CEO do Twygo.

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.