Enter your keyword

Saiba como gerenciar o turnover da sua empresa

Saiba como gerenciar o turnover da sua empresa

O índice de turnover é um dos principais indicadores do setor de RH. Mais do que saber quem entra e quem sai da empresa, ele ajuda a compreender as motivações de todas essas movimentações e, principalmente, a identificar problemas e evitar que eles se tornem ainda mais prejudiciais ao negócio.

Neste artigo, vamos explicar o que é o turnover e quais são os tipos existentes. Ao final, daremos dicas valiosas para que a sua empresa consiga controlar esse índice e utilizar as informações que ele proporciona de forma mais estratégica. Acompanhe.

O que é Turnover?

O turnover é o índice que mede a rotatividade de pessoas em uma empresa. Seu cálculo envolve a quantidade de contratações e demissões e a relação desses números com a quantidade total de colaboradores.

A fórmula do turnover é bastante simples, veja:

Turnover = ( (admissões + rescisões) / 2 ) / total de colaboradores

Vamos aplicar essa fórmula em um exemplo para ficar mais fácil de compreendê-la. Imagine que a sua empresa conte com 1.000 funcionários, tenha admitido 30 novos profissionais e demitido 10.

A conta do turnover ficaria desta forma:

  1. 30 admissões + 10 rescisões = 40
  2. 40/2 = 20
  3. 20/1000 = 0,02

Então, temos que a o índice de turnover dessa empresa está em 2%.


Quais são os tipos de turnover?

O turnover pode ser classificado em 2 tipos diferentes, de acordo com a parte que teve a iniciativa no rompimento da relação.

Além disso, quando o pedido parte do colaborador, ainda podemos desmembrar a classificação em mais 2 tipos, como explicaremos, em detalhes, a seguir.

Turnover involuntário

O turnover involuntário acontece quando a iniciativa do desligamento de um colaborador parte da empresa, que deve arcar com os custos rescisórios.

Ele pode ser motivado por inúmeros fatores, dentre os quais os mais comuns são:


Turnover voluntário

O turnover voluntário acontece quando um colaborador pede o seu desligamento.

Apesar deste tipo de desligamento desobrigar a empresa de custos rescisórios, ele pode sinalizar outros tipos de prejuízos, que podem ser ainda mais impactantes, dependendo de alguns fatores. 

Esse tipo de turnover pode acontecer em 2 cenários distintos e cada um deles exige atenção específica da empresa para evitar maiores danos. Veja quais são eles.

1- Turnover disfuncional

O turnover disfuncional acontece quando a empresa perde um excelente profissional.

Trata-se do pior cenário possível, já que demonstra a falha nos esforços de retenção da empresa. Além disso, esses casos podem impactar negativamente o bom andamento do negócio.

Quando isso acontece, é fundamental realizar uma entrevista de desligamento para analisar a real motivação do pedido de demissão.

Dessa forma, é possível desenvolver melhores soluções para o engajamento e satisfação tanto dos profissionais que permanecerem quanto dos que forem contratados para a reposição do time.

2 – Turnover funcional

Na ponta oposta, o turnover funcional é o cenário mais positivo em um desligamento e ocorre quando um profissional que não apresenta um bom desempenho solicita a sua saída.

Além da questão financeira envolvida no processo de rescisão, outro ponto positivo desse tipo de turnover é que ele abre espaço para que um profissional mais adequado seja contratado para compor o time.

>> Leitura recomendada: Veja o que é Avaliação de Desempenho Individual e como fazê-la

Como reduzir o turnover na sua empresa?

Como-reduzir-o-turnover-na-sua-empresa

Como vimos até aqui, a saída de um profissional pode provocar diferentes tipos de consequências. Por isso, é essencial manter o acompanhamento mais próximo dessas movimentações, para identificar as motivações e agir de forma preventiva.

Índices de turnover muito altos indicam um grande volume de demissões, que podem ser fruto de uma situação mais específica e esperada, como é o caso atual da pandemia do novo coronavírus, ou podem indicar algo que precisa ser avaliado e corrigido.

Abaixo, listamos algumas providências que são bastante efetivas nesses casos, confira.

Realize entrevistas de desligamento

A entrevista de desligamento é um momento crucial para coletar informações dos profissionais.

Ela deve ser elaborada com cautela e abordar questões que ajudem a compreender o que levou a pessoa a solicitar a sua demissão e o que a empresa pode fazer para evitar que outras pessoas sigam o mesmo caminho.

É importante que a condução dessa entrevista seja feita de forma tranquila e que o colaborador desligado se sinta confortável para falar.

O entrevistador deve ser imparcial e se manter aberto a receber críticas em nome da empresa.

Elabore planos de ação

Utilize as informações coletadas nas entrevistas de desligamento para identificar os problemas que demandam mais atenção e elabore um plano de ação para cada um.

Mostre para seus colaboradores que a empresa está disposta a melhorar e dê mais motivos para a permanência deles, do que para o desejo de saírem.

Adote a cultura de feedback

A cultura de feedback é uma importante aliada na retenção de talentos. Isso porque ela ajuda a evitar que situações pequenas e corriqueiras se transformem em enormes problemas de relacionamento entre os colaboradores.

A comunicação mais aberta e fluida permite que todos se sintam à vontade para levantar suas questões, discuti-las e resolvê-las de forma pacífica e mais ágil.

Implemente planos de retenção mais eficientes

Além do feedback, é preciso ter um plano de retenção de talentos bastante eficiente. Algumas práticas, como a concessão de benefícios básicos, são insuficientes para fazer com que o colaborador se sinta instigado a permanecer. 

O fundamental é compreender melhor o perfil dos times e oferecer vantagens que realmente façam a diferença para eles. Comece realizando uma pesquisa de clima, entenda quais são os benefícios que eles gostariam de ter e busque formas de entregá-los.


O controle do índice de turnover é fundamental para ter um negócio próspero e saudável. A baixa rotatividade ajuda a fortalecer a imagem da empresa no mercado e corrobora seu compromisso em realizar sempre entregas de qualidade a seus clientes.

Portanto, invista na retenção dos seus talentos e proporcione crescimento e desenvolvimento para a sua marca.

Se você gostou de aprender sobre o turnover, temos um outro artigo que vai ser muito útil para aprofundar seus estudos. Conheça estratégias para manter bons profissionais.

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Your email address will not be published.