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Características de uma Avaliação de Desempenho estratégica

Características de uma Avaliação de Desempenho estratégica

Características de uma Avaliação de Desempenho estratégica

A sua empresa se preocupa com a Avaliação de Desempenho dos colaboradores? Essa prática do RH é essencial para manter o negócio em dia com seus objetivos, além de garantir mais eficiência e comprometimento dos profissionais.

Neste artigo, vamos explicar o que é uma Avaliação de Desempenho e qual a importância de avaliar diferentes tipos de indicadores para ter uma análise mais estratégica. Por fim, falaremos sobre os principais indicadores técnicos e comportamentais que você pode adotar na sua organização.

O que uma avaliação de desempenho?

A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta de análise da performance dos colaboradores em relação àquilo que se espera de cada um deles. Trata-se de um importante aliado da gestão, visto que permite identificar pontos fortes e fracos nos times e, assim, traçar estratégias mais eficientes para o alcance dos objetivos do negócio.

Existem diversos métodos de Avaliação de Desempenho que podem ser implementados na empresa, cada um deles tem uma aplicabilidade, conforme o perfil e/ou momento da organização.

O ponto crucial é que eles proporcionam informações muito valiosas para a tomada de decisão, tanto das lideranças intermediárias quanto da alta gestão. Alguns dos tipos mais usados são:

 

Qual a importância dos indicadores para a avaliação dos colaboradores?

Uma boa Avaliação de Desempenho precisa se pautar em indicadores muito bem definidos, de acordo com os objetivos do planejamento estratégico. Se a meta é crescer a receita em 10% em 12 meses, por exemplo, como saber se esse resultado será alcançado ao final do período? É preciso determinar o que será medido, como será medido e com qual periodicidade.

 

Conforme o desempenho apresentado pelos colaboradores, fica mais fácil identificar quais são os pontos que demandam mais atenção, ou mesmo mudanças mais profundas. Nesse sentido, vale ressaltar que tanto as competências técnicas quanto as comportamentais devem ser avaliadas para que haja uma compreensão mais abrangente da situação.

Quais são os principais indicadores de desempenho?

O uso dos indicadores é indispensável para uma gestão eficiente, mas a escolha de quais são os mais adequados é igualmente importante. A seguir, vamos falar sobre os principais indicadores, divididos entre os técnicos e os comportamentais. Confira!

Indicadores técnicos

Podemos entender como indicadores técnicos aqueles que estão relacionados à aplicação de conhecimentos e metodologias na execução das atividades. Eles indicam a eficácia dos colaboradores no cumprimento de suas tarefas e ajudam a verificar o desempenho do ponto de vista prático. Acompanhe alguns exemplos:

  • volume de produção: quantidade de produtos ou tarefas entregues por cada colaborador. Utilizado para verificar o nível de produtividade;
  • índice de ajustes: quantidade de ajustes solicitados, dividido pela quantidade de tarefas entregues. Ajuda a atestar a qualidade;
  • tempo médio de execução das tarefas: total de horas trabalhadas, dividido pela quantidade de tarefas realizadas. Mostra a capacidade de entrega e ajuda a determinar melhor os prazos.
 
 

Indicadores comportamentais

Os indicadores comportamentais estão relacionados às competências comportamentais, que são a forma como os colaboradores executam as suas tarefas e se relacionam com os demais, e os impactos disso nos resultados obtidos. Veja algumas das competências mais exigidas pelas empresas:

  • liderança: o quanto o profissional é capaz de influenciar seus colegas e assumir responsabilidades;
  • trabalho em equipe: como o profissional se comporta ao executar tarefas em conjunto com seus colegas e pessoas externas à companhia;
  • inteligência emocional: qual é a capacidade do colaborador para lidar com a pressão do dia a dia, imprevistos e a convivência com pessoas mais complexas;
  • resiliência: o quanto o colaborador está disposto a ceder em determinados momentos, sem perder a sua essência profissional;
  • comunicação: qual é o nível de facilidade em se comunicar com as pessoas dentro e fora da organização;
  • negociação: qual é a capacidade de convencimento e argumentação, junto a clientes e fornecedores.
 

Como vimos, a Avaliação de Desempenho é uma ferramenta crucial para o sucesso da estratégia adotada pela empresa. Ela permite o acompanhamento dos resultados e ajuda a identificar pontos de melhoria, que tornam a organização mais produtiva e eficiente. 

Uma gestão que não considera a análise de indicadores de desempenho abre mão do controle efetivo dos processos e tem grandes chances de fracassar em seus objetivos.

Então, não deixe que essa seja a história da sua marca e comece a avaliar melhor o desempenho dos seus colaboradores. Deixe seu comentário aqui no blog, conte para a gente qual é a estratégia do seu RH!

Equipe Sociis RH

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