Avaliação 360 graus no RH: entenda o que é e como aplicar!
O RH é um setor estratégico das empresas, ainda que nem sempre seja planejado dessa forma.
Os colaboradores representam um dos melhores potenciais de uma organização e precisam ser bem aproveitados e bem direcionados para cumprirem suas funções.
Os líderes devem atualizar-se a fim de conhecer metodologias de gestão de pessoal que ajudem a promover um melhor relacionamento com os funcionários, favorecendo o aumento da produtividade e o consequente crescimento da empresa.
Neste post, analisaremos a avaliação 360 graus no RH, como ela pode ser útil no setor, contribuindo para uma melhor gestão de pessoal!
O que é a avaliação 360 graus?
A avaliação 360 graus é um método avaliativo que considera as opiniões de diferentes fontes sobre um mesmo colaborador.
Trata-se, portanto, de uma avaliação multivisão.
Os colegas do setor, lideres, clientes e o próprio funcionário realizam uma avaliação sobre seu desempenho, baseando-se em competências e habilidades pessoais e relacionadas ao cargo que ocupa.
Antes de tudo, é necessário selecionar quem dará o feedback. Esses escolhidos receberão um questionário para pontuar fatores fundamentais para a empresa.
As respostas são reunidas e os colaboradores que passaram pelo processo só saberão dos resultados, mas não necessariamente sobre quem avaliou.
É possível comparar o que o profissional disse de si mesmo com o que os avaliadores disseram dele. Essa comparação permite ao colaborador identificar o que deve ser melhorado, preservado ou manejado.
Como aplicar a avaliação 360 graus?
Como já vimos, a avaliação 360 graus é realizada por meio de um questionário que abrange as competências e comportamentos considerados importantes para que a empresa atinja seus objetivos.
Depois de aplicada e de conferidos os resultados, é necessário um acompanhamento de cada funcionário para certificar-se de que as mudanças estão sendo implementadas.
Modelos de questionários de avaliação de desempenho 360º
Existem diferentes modelos de questionários da avaliação 360 graus no RH. Vejamos alguns deles.
Questionário enxuto com 03 opções
Apresenta 03 alternativas para as respostas: Nunca, Às Vezes ou Sempre.
A empresa pode considerar critérios como:
- proatividade (o funcionário tem iniciativa?);
- organização (ele é organizado?);
- flexibilidade (ele se adapta com facilidade a novos clientes e situações diferentes?);
- sociabilidade (o colaborador se dá bem com seus colegas?);
- liderança (ele revela aptidões de líder?);
- eficiência (ele oferece os resultados esperados?);
- ética (seu comportamento é ético?).
Questionário direto com 05 opções
Nesse caso, há 05 alternativas para resposta: Nunca, Pouco, Algumas Vezes, Muito ou Quase Sempre.
Algumas questões que podem ser propostas:
- reluta em aceitar as decisões do grupo?
- aceita opiniões diferentes das suas?
- assume suas dificuldades e procura aprender com quem sabe mais?
- é autoconfiante?
- tem autonomia para decidir?
- sente disposição para aceitar riscos?
- comunica-se bem?
Questionário complexo com 03 opções
É semelhante ao primeiro questionário, mas são feitas 02 perguntas com 03 alternativas de resposta para cada questão: Nunca, Às Vezes ou Sempre.
Assim, no que se refere à liderança, pode ser perguntado:
- influencia os outros funcionários e estimula-os a participar dos projetos?
- Aceita a diversidade de personalidades e procura despertar o melhor delas?
Em relação à versatilidade:
- estimula os outros funcionários a procurarem soluções para os problemas de seus departamentos?
- Enfrenta as novas responsabilidades e as dificuldades com criatividade?
Sobre o poder de comunicação:
- oferece as informações necessárias à equipe na qual trabalha?
- Comunica-se com transparência, sem omitir ou deturpar fatos?
Quais as vantagens da avaliação 360 graus?
Entre as vantagens de aplicar a avaliação 360 graus no RH, estão:
- a identificação de pontos fracos e fortes de cada funcionário;
- a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional;
- a captação de informações valiosas para as decisões estratégicas;
- a promoção do crescimento da empresa a partir do direcionamento correto das aptidões de seus colaboradores;
- a queda no índice de rotatividade dos funcionários;
- a maior satisfação dos colaboradores com a empresa.
A avaliação 360 graus é uma ferramenta importante que auxilia os gestores a melhorar o monitoramento dos recursos humanos, respeitando suas limitações e reconhecendo seus méritos.
Conclusão
A avaliação 360º é uma metodologia de avaliação de desempenho que tem como objetivo avaliar o desempenho de um colaborador a partir da perspectiva de diversos stakeholders.
Ou seja, é uma forma de avaliar o desempenho da pessoa como um todo, considerando não apenas os aspectos técnicos, mas também os comportamentais e sociais.
Essa metodologia de avaliação vem sendo cada vez mais adotada nas empresas, pois apresenta vários benefícios, como aprimorar a comunicação, identificar talentos e melhorar a performance dos colaboradores.
Se você quer saber mais sobre como avaliar o desempenho dos seus colaboradores, continue lendo o nosso blog. Nós temos diversos artigos que podem te ajudar nessa tarefa!
Equipe Sociis RH
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