Como funciona a Psicologia Organizacional aplicada ao setor de RH?
Qualquer empresa que deseja ter um desenvolvimento saudável e se destacar no mercado, precisa constituir uma equipe bem estruturada para conquistar bons resultados. Para garantir que a atuação dos profissionais sejam a mais eficiente possível, contar com a psicologia organizacional é uma boa estratégia.
Isso porque, por meio de um melhor entendimento sobre os colaboradores, propiciado por ela, é possível trabalhar em prol de aperfeiçoamento dos setores e aumento da produtividade.
Quer conhecer os benefícios da psicologia organizacional para o setor de RH. Então, continue sua leitura!
O que é a psicologia organizacional?
Trata-se de um ramo da psicologia que está totalmente voltado para as estratégias organizacionais e a maneira como os colaboradores percebem e agregam valor aos negócios.
Um dos objetivos é proporcionar melhor qualidade de vida e condições favoráveis para que os profissionais se sintam confortáveis e satisfeitos com a organização do trabalho, executando as atividades com qualidade e contribuindo diretamente para o alcance dos objetivos do negócio.
Como ela funciona?
A psicologia organizacional pode funcionar de duas maneiras:
- interna: feita por profissionais da própria companhia, que conhecem a cultura da organização e estão por dentro das rotinas do negócio, compreendendo as políticas, hábitos e etc;
- externa: executada por uma equipe de profissionais que não integram o quadro da empresa e imparciais. São contratados especialmente para a resolução de pontos específicos.
É uma metodologia que tem como fundamento conceitos e procedimentos, para a constituição de um comportamento específico e necessário para a formação de um ambiente laboral estável e equilibrado para suportar os desafios internos e externos que podem surgir.
Como esse conceito tem sido utilizado no RH das empresas?
Quando uma empresa conta com o apoio de profissionais da psicologia organizacional, fica mais fácil entender cada membro do time, como eles atuam, suas competências, o que os motiva, entre outros.
Ao estudar e compreender cada colaborador e os fatores motivacionais que impactam em seu desempenho, o psicólogo tem a possibilidade de intervir em gargalos produtivos ou sinalizar caminhos alternativos para o crescimento pessoal e profissional do colaborador, ou mesmo redirecioná-los para setores mais adequados ao seu perfil, propiciando assim mais engajamento e claro, melhores resultados.
Quais são os principais benefícios?
Veja a seguir, os principais benefícios de contar com o auxílio desse serviço.
Auxílio no processo de recrutamento e seleção
Por meio da psicologia organizacional é possível analisar o candidato que possui o perfil mais aderente ao que a empresa procura (suas competências técnicas e comportamentais), sua afinidade com os valores empresariais (Fit Cultural), sua capacidade para administrar pressão e reagir a imprevistos (através da aplicação de testes psicológicos, dinâmicas, entre outros).
Aumento da produtividade
Ao ser orientado pelo psicólogo da empresa e conhecer melhor os funcionários, o gestor consegue identificar qual é o perfil do time e delegar as tarefas que melhor se enquadram a cada integrante, deixando todos cada vez mais engajados e produtivos.
Diminuição dos custos
Com a equipe mais motivada e produtiva, a perspectiva é que o índice de rotatividade diminua, tendo em vista que os funcionários estarão satisfeitos com o trabalho. Consequentemente, vai minimizar os custos com processos de recrutamento e seleção, pagamentos de verbas rescisórias, treinamento e demais.
Melhora do clima organizacional
É possível também contribuir para a melhoria do clima no ambiente laboral e para o aumento dos índices de favorabilidade e fidelidade à empresa, o que reflete na rotina e no relacionamento entre os empregados e a lideranças e gera resultados promissores para a organização como, por exemplo, boa imagem e reputação perante o mercado.
Ajuda na mensuração do desempenho
A avaliação de desempenho é um mecanismo importante para que as companhias tenham uma produção eficiente. Nelas, cada integrante passa por uma junção de procedimentos que averiguam como está o seu desempenho na função.
Assim, é possível proporcionar um feedback ao colaborador sobre a sua postura, dando o devido reconhecimento pelos seus esforços e apresentando pontos de melhorias.
É importante buscar nessa avaliação o entendimento das causas do trabalhador estar tendo um certo rendimento, que pode ser doença, problemas familiares, entre outros, e o psicólogo organizacional pode orientar nessas questões e ajudar a encontrar a melhor maneira de resolver a situação.
>> Leitura recomendada: [E-book] O bê-á-bá da avaliação de desempenho
Conseguiu entender a importância da psicologia organizacional no setor de RH? Ao investir nesse serviço, a empresa consegue manter um clima de trabalho saudável, constituído de funcionários satisfeitos, com vontade de contribuir para que o negócio alcance todos os seus objetivos e metas.
Quer contar com um auxílio profissional nessa questão? Então, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!
Equipe Sociis RH
Sem Comentários