Net Promoter Score — mini-guia para utilizar no setor de RH
Medir a satisfação dos colaboradores da empresa é fundamental, tendo em vista que por meio dos resultados é possível entender se o time veste a camisa da organização, como anda o clima organizacional e a experiência oferecida ao candidato. Para isso, contar com uma ferramenta como o Net Promoter Score (NPS) é uma excelente ideia.
Ter os níveis de satisfação altos é muito importante, já que é por meio da motivação e engajamento das pessoas que atuam na companhia, que a marca é bem vista no mercado, aumentando as chances de contar com o interesse de grandes talentos, o que torna o negócio mais competitivo.
Quer entender melhor como funciona o NPS? Então, continue sua leitura!
O que é o NPS e qual é o seu objetivo?
O Net Promoter Score se trata de um método aplicado para mensurar a satisfação dos clientes. É simples de usar, já que é baseado em duas perguntas, sendo a primeira em caráter quantitativo e a segunda qualitativo. Por exemplo:
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a nossa instituição para um familiar ou amigo trabalhar?
Você recomendaria nossa empresa para um familiar ou amigo trabalhar?
Essas perguntas podem ser realizadas por meio de vários canais, como questionário impresso, e-mail, WhatsApp, entre outros. O ideal é preservar o anonimato dos colaboradores para que eles fiquem à vontade para darem uma opinião verdadeira.
Depois de coletar os feedbacks, é a hora de analisar as respostas obtidas. Os funcionários podem ser classificados da seguinte forma:
- 9 a 10: promotores, estão satisfeitos e dispostos a indicar a companhia;
- 7 e 8: neutros, estão satisfeitos, mas não se comprometem a falar bem;
- 0 a 6: detratores, estão insatisfeitos e podem falar mal da empresa.
O indicado é ter o máximo de promotores possível, já que isso aponta que a companhia está agradando os funcionários, que estão alinhados com os valores da organização e atuam com motivação.
Como calcular o NPS e identificar os resultados?
Depois de classificar as respostas, é preciso entender a pontuação total do NPS da empresa. O cálculo é muito prático: basta subtrair o percentual total de funcionários detratores do percentual total de promotores. Por exemplo: NPS= % total de promotores – % total de detratores.
Se a pesquisa for realizada com 100 empregados e resultar em 70% de promotores, 20% de neutros e 10% de detratores, o NPS final é 60 pontos. O resultado deve ser adequado nas seguintes zonas:
- -100 a 0: zona crítica – exige ações imediatas;
- 1 a 50: zona de aperfeiçoamento – demonstra a necessidade de aperfeiçoamento;
- 51 a 70: zona de qualidade – busca o próximo nível de excelência;
- 71 a 100: zona de perfeição – adequado ao nível mais elevado de satisfação.
Com os resultados em mãos, é a hora de agir com maior precisão e tomar as decisões mais adequadas para realizar uma melhor gestão de pessoas e obter resultados positivos.
Conseguiu entender a importância do Net Promoter Score? Então, não espere mais para aplicar esse método na sua empresa e engajar a equipe cada vez mais. Isso porque, ter colaboradores fieis e engajados influenciam de forma direta na reputação da marca e alcance da credibilidade dos clientes.
Agora que você entende melhor sobre o NPS, aproveite para ler “8 estratégias de RH que podem fazer a empresa crescer” e saiba mais sobre o assunto!
Equipe Sociis RH
Uma dúvida: NPS é percentual ou pontos ? Até onde sei vc não pode transformar em percentual.
Olá Denise,
Tudo bom?
De fato, o NPS é medido em pontos (nota de 0 a 10).
O que algumas empresas fazem é transformar estes pontos em percentual (ou seja, % de promotores e % de detratores), para medir a satisfação geral.
Estamos à disposição.
Abraços,