Enter your keyword

Metodologia Scrum e como ela pode ser aplicada ao RH

Metodologia Scrum e como ela pode ser aplicada ao RH

Metodologia Scrum e como ela pode ser aplicada ao RH

O Scrum é uma metodologia de gerenciamento focada em aumentar a agilidade dos processos internos de uma organização. Sua proposta é fragmentar o trabalho em pequenos ciclos de produção para facilitar a realização de tarefas complexas. 

O método surgiu no contexto da programação e TI. Com o passar do tempo, ele se expandiu para outras áreas e ganhou adeptos nos mais diversos nichos. Nesse artigo, você vai poder conhecer mais sobre a metodologia Scrum e entender como ela pode ser aplicada aos recursos humanos.

O que é a metodologia Scrum?

Quando falamos em Scrum, estamos nos referindo a uma metodologia utilizada para manejar projetos complexos e garantir qualidade nos resultados. Para isso, propõe a divisão do trabalho em pequenos ciclos de atividade, denominados Sprints. Isso serve para otimizar o uso dos recursos e garantir mais produtividade em menor tempo. 

Os Sprints atuam como blocos temáticos. Cada ciclo tem objetivos e metas específicos, garantindo maior organização para o projeto. A intenção é programar para que as etapas sejam realizadas de maneira consecutiva, uma após a outra.

A criação do Scrum é creditada aos desenvolvedores americanos Ken Schwaber e Jeff Sutherland. A dupla teria apresentado o método pela primeira vez em 1993, dentro da Easel Corporation. Sutherland também é fundador da Scrum Inc. e coautor do manifesto ágil.

Daily Scrum

Dos anos 1990 para cá, o método passou por algumas adaptações para atender melhor a diferentes necessidades. Uma dessas variações ficou conhecida como Daily Scrum. Dentro dessa proposta, organizamos os ciclos de produção no período de uma jornada de trabalho. 

O Daily Scrum também sugere a realização de reuniões diárias para acompanhar o andamento das atividades do Scrum. São encontros rápidos no começo do dia, com menos de 15 minutos, que devem ter participação de todos os membros do time Scrum. 

Durante a reunião, os presentes precisam responder três perguntas:

  1. O que você fez ontem?
  2. O que fará hoje?
  3. Existe algo impedindo a realização do seu trabalho?  
 

Os fundamentos da metodologia Scrum

Antes de avançarmos para a parte prática da metodologia Scrum, é preciso ter claros alguns conceitos. A seguir, você encontra a definição de alguns termos importantes para compreender como o método funciona.

Product Owner

Existe um ditado da sabedoria popular que diz que, quando a responsabilidade é de todos, ela não é de ninguém. É por isso que, dentro metodologia Scrum, é importante atribuir um responsável pelos resultados.

O Product Owner não é necessariamente o líder do projeto, mas, é ele quem deve ser a referência máxima na hora de julgar a qualidade do produto final. Geralmente, esse é um profissional que tem um contato maior com o cliente e por isso compreende com mais clareza as necessidades da entrega.

Sprints

Nós já mencionamos acima no texto, mas, é importante reforçar o que são os Sprints.

De modo geral, o Scrum propõe a divisão das atividades do processo em ciclos de trabalho com tempo limitado. Cada um desses ciclos recebe o nome de Sprint. Na prática, eles atuam como blocos temáticos para te ajudar na gestão do projeto e controle de resultados.

Antes de iniciar os Sprints, é preciso relacionar todas as tarefas necessárias em seu projeto em um registro.

Product Backlog

A organização do Scrum parte do trabalho que precisa ser feito para, então, organizar os Sprints e atribuir as responsabilidades. Concluída essa análise inicial, o Product Owner constrói então uma lista com tudo o que precisa ser feito. 

O Product Backlog é o nome que damos a esse registro das atividades necessárias para concluir o projeto. Os itens da lista devem ser organizados por ordem de prioridade de maneira a facilitar a distribuição pelos Sprints.

Scrum Master

O Scrum Master é uma função essencial para garantir bons resultados em seus projetos. Ele atua como líder do grupo e se certifica de que a metodologia está sendo utilizada de maneira apropriada durante todo o processo. Por isso, a pessoa que ocupa esse cargo precisa entender o Scrum de maneira profunda para orientar o time.

Junto com o Product Owner, o Scrum Master trabalha para planejar as atividades, monitorar os resultados e resolver eventuais problemas que venham a surgir.

Time Scrum

Por fim, é preciso selecionar os profissionais que vão se dedicar as atividades do projeto Scrum. Dentro do time, estão reunidos todos os colaboradores designados para ajudar com aquele projeto.

Não existe hierarquia fixa dentre os demais membros. Como a proposta é o autogerenciamento, eles gozam de certa autonomia em seu cotidiano. Outro ponto importante aqui é a multifuncionalidade, já que os membros precisam ser capazes de transitar entre as diversas áreas do projeto. 

 

Quais são os benefícios do método Scrum?

Não é por acaso que a metodologia Scrum ganhou tantos adeptos desde sua criação há quase três décadas. De fato, o método oferece diversos benefícios para a organização que o adota – confira:

Comunicação otimizada

Um dos principais pontos positivos da metodologia Scrum é o foco na colaboração entre os colaboradores. Ele exige que seja construída uma comunicação transparente e honesta que vai servir como base para o trabalho. 

A qualidade dos resultados depende, então, de uma troca de informações constante entre Product Owner, Master Scrum e os demais membros do time. Dessa forma, a metodologia garante também uma comunicação otimizada dentro da organização.

Liderança fortalecida

Uma das formas em que o Scrum se destaca é na distribuição de autoridade. O modelo prega o autogerenciamento, o que significa mais liberdade para os colaboradores agirem de maneira independente quando se deparam com problemas.

Essa característica empodera os trabalhadores ao mesmo tempo que desonera o líder. Como não precisa lidar com os pormenores do cotidiano, ele pode focar na estratégia que vai fazer a diferença nos resultados.

Qualidade nos resultados

Como toda metodologia ágil, o Scrum propõe formas de alcançar resultados cada vez melhores em tempo cada vez menor. A divisão do trabalho em blocos temáticos tem, justamente, a função de garantir uma atenção dirigida para os detalhes.

Ao separar as atividades em blocos temáticos, fica mais fácil realizar tarefas complexas e trabalhar para garantir melhoria contínua.

Menos desperdício

Parte importante da busca por mais qualidade está em olhar para os processos como são atualmente e identificar oportunidades de melhoria. Precisamos entender quais atividades são realmente necessárias e quais têm ocupado tempo precioso sem oferecer um retorno.

A partir dessa análise, conseguimos então identificar aquelas tarefas que podem ser eliminadas para garantir uma produção com menos desperdício de tempo e recursos.

O Scrum e as metodologias ágeis

No mundo corporativo, as metodologias ágeis compõem o conjunto de técnicas e ferramentas utilizados para a gestão de projetos. Seu objetivo é garantir rapidez no desenvolvimento do trabalho, sem abrir mão da qualidade dos resultados. A metodologia Scrum faz parte desse grupo.

Os métodos ágeis surgiram com força depois da Segunda Guerra Mundial. Devastados pelos anos de conflito armado, os países precisavam de formas para alavancar suas economias, mesmo com escassez de recursos. Mais recentemente, tais ferramentas ganharam o título de metodologias ágeis no contexto do desenvolvimento de softwares. Em 2001, a publicação do Manifesto Ágil consolidou a área com os valores que guiam a utilização de suas ferramentas. 

Hoje em dia, temos diversas metodologias ágeis como o Kanban, o FDD, o Lean e, é claro, o Scrum. A lista de ferramentas é enorme e só cresce conforme novos autores apresentam suas contribuições para a área.

Como aplicar o RH pode aplicar a metodologia Scrum?

A essa altura, está claro o que é a metodologia Scrum e quais são suas vantagens. Mas como podemos aplicar essa abordagem na área de recursos humanos? Confira abaixo algumas dicas práticas sobre como o RH pode implementar o método.

Reúna sua equipe

O primeiro passo para aplicar a metodologia Scrum em sua empresa é identificar a necessidade. Caso você já tenha um projeto em mente, precisa selecionar os profissionais que deverão fazer parte do time Scrum.

O responsável do RH deve escolher os membros com cuidado, certificando-se de ter um número apropriado de participantes. Esse também é o momento de atribuir as funções, sobretudo apontar o Product Owner e o Scrum Master. Lembre-se que o primeiro deve ter bom conhecimento sobre a demanda, enquanto o segundo precisa entender completamente a metodologia.

Planeje suas ações

Se você pretende desfrutar das vantagens do Scrum, precisa ter em mente que é preciso trabalhar de maneira estratégica. O planejamento é uma etapa essencial nesse sentido.

Reserve um tempo para sugerir temas para os Sprints, junto do Product Owner e o Scrum Master. A construção do Product Backlog ganha muito se for feita com antecedência e contar com diferentes perspectivas.

Daily meet

Existem diversas formas para monitorar do andamento das atividades e garantir que o projeto está caminhando conforme necessário. Uma das formas de realizar esse controle é por meio de reuniões diárias, ou, daily meets.

Esses são momentos valiosos para a troca de informações entre os membros do time, apresentação de feedbacks e necessidades gerais. É importante que os encontros sejam rápidos, por isso, é preciso otimizar o tempo. Mantenha o foco nos objetivos do projeto e ouça as demandas de maneira genuína.

Melhore seus resultados com a metodologia Scrum

Com a metodologia Scrum, é possível resolver projetos complexos com agilidade e sem abrir mão da qualidade nos resultados. O método propõe uma divisão do trabalho em ciclos temáticos, chamados de Sprint. A partir disso, podemos distribuir as atividades entre os membros da equipe.

O Scrum é um método que alia rapidez e atenção aos detalhes para melhorar os resultados de sua empresa de maneira geral. Para conhecer mais sobre esse e outros métodos para o seu RH, continue acompanhando nosso blog.

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.