Enter your keyword

Soluções para otimizar o recrutamento de desenvolvedores

Soluções para otimizar o recrutamento de desenvolvedores

Soluções para otimizar o recrutamento de desenvolvedores

Em um mercado cada vez mais exigente, a tecnologia é peça fundamental para que as empresas possam melhorar seus processos, produtos e serviços. Nesse cenário, os desenvolvedores de softwares assumem um papel de protagonismo dentro das organizações. Entretanto, recrutar esses profissionais não é uma tarefa tão simples assim.

Com a transformação digital presente no coração dos negócios, a demanda por desenvolvedores qualificados cresce continuamente. Segundo um estudo realizado pela Rocketseat em parceria com Sebrae e Broggini, o número de vagas para desenvolvedores deve crescer 22% até o ano de 2029.

Ou seja, com tanta demanda, bons desenvolvedores são duramente disputados no mercado. Por esse e outros motivos, contratar um Dev não é uma tarefa tão simples. Afinal, existem desafios que podem dificultar esse processo e deixá-lo ineficiente.

Não sabe como otimizar o recrutamento de desenvolvedores? Não se preocupe. Criamos este conteúdo para te auxiliar nessa tarefa, deixando sua captação de talentos mais ágil e assertiva. Continue a leitura.

Recrutamento de desenvolvedores: principais desafios e suas soluções

E se te falarmos que contratar desenvolvedores de forma equivocada pode custar caro? Já parou para pensar nisso? Assim como em qualquer outro processo, no recrutamento, a onerosidade também é um problema. Por isso, é muito importante avaliar se o RH está contratando esses profissionais corretamente, até porque isso também pode ocasionar problemas no próprio processo de desenvolvimento dos softwares.

Segundo Mark Zuckerberg, um desenvolvedor despreparado pode se diferir em conhecimento e produtividade até 100x menos que um desenvolvedor épico. Isso mesmo, 100 vezes. Já pensou em como isso pode impactar nos resultados da empresa? Nesse caso, contratações não efetivas podem gerar problemas como:

  • baixa produtividade na equipe;
  • falhas de infraestrutura;
  • demissões;
  • aumento na rotatividade;
  • erros de comunicação;
  • desacerto em escolhas arquitetônicas; entre outros.
 

Sendo assim, é sempre bom considerar a frase: “Ao contratar um desenvolvedor, não economize na qualidade.” Em outras palavras, vale a pena investir na otimização desse processo.

Desenvolvedores sem as qualificações necessárias

De acordo com um estudo realizado pelo CareerBuilder, 75% dos gerentes de contratação descobriram incoerências entre o currículo e as habilidades técnicas dos candidatos. Uma outra pesquisa, da Fast Company, aponta que 66% dos empregadores são impactados pelos efeitos negativos das más contratações.

Ou seja, para acertar na hora de recrutar um novo desenvolvedor, é preciso buscar profissionais com as qualificações e habilidades necessárias para atender as demandas específicas da sua empresa. Segundo a Digital Ocean, essa escassez de Devs qualificados é um dos maiores desafios encontrados pelo RH. Por isso, é imprescindível testar os desenvolvedores para saber se de fato poderão contribuir nos projetos.

Falta de conhecimento técnico por parte do RH

Muitos recrutadores sofrem bastante na hora de contratar alguém da área de TI por não possuir nenhum conhecimento técnico sobre o setor. Nesse caso, é bastante comum ver gerentes de tecnologia e líderes de TI envolvidos no processo, entretanto, essa completa dependência pode acabar prolongando o processo, o que impediria a empresa de sair na frente na busca pelos melhores talentos.

Nesse caso, se informar melhor sobre o setor de tecnologia será um diferencial. Busque conhecer quais tecnologias o time de TI da sua empresa utiliza, quais linguagens de programação são necessárias para se candidatar à vaga, quais tipos de produtos digitais a organização desenvolve, entre outros aspectos técnicos.

Um conhecimento sobre a área de desenvolvimento de software, mesmo que superficial, pode contribuir bastante para a otimização do recrutamento de desenvolvedores. Isso dará ao recrutador maior autonomia e agilizará o processo.

 

Disputa pelos melhores talentos

Como citamos anteriormente, com uma disputa tão acirrada pelos melhores desenvolvedores, ser ágil é extremamente significante. Entretanto, ser rápido não basta. Afinal, sua empresa precisará ser atrativa e criativa na divulgação da vaga. A maioria das empresas não possuem um engajamento contínuo com a comunidade de Devs. Isso pode contribuir para que a mesma não receba um volume relevante de currículos.

Nesse caso, será fundamental investir em ações estratégicas para alcançar uma quantidade maior de profissionais. Você pode explorar, por exemplo, os diferenciais da sua empresa na divulgação da vaga. Aponte os benefícios, mostre como a organização é inovadora e quais são as metas de crescimento e plano de carreira.

Outra estratégia que pode ser explorada são as indicações. Crie bonificações por indicações e engaje seus colaboradores para que os mesmos apresentem candidatos para as vagas. Se você já tem um profissional da área de TI, por exemplo, é bem provável que o mesmo esteja engajado com mais especialistas da área. Enfim, neste cenário, não basta ser passivo, é preciso ser ativo e buscar oportunidades.

Falta de conhecimento para aplicar testes técnicos

O desenvolvimento de softwares pode ser um processo complexo, principalmente para quem não é da área de TI. Sendo assim, muitos recrutadores acabam tendo dificuldades na hora de aplicar testes técnicos para desenvolvedores. Afinal, este é o momento de avaliar o conhecimento e as habilidades práticas do profissional e observar se ele de fato sabe trabalhar com as tecnologias e linguagens requisitadas.

Em grande parte das empresas, essa tarefa acaba ficando prolongada demais e também pouco precisa, principalmente porque os recrutadores dependem muito de um especialista para aplicar e corrigir os testes. Imagine, por exemplo, que você pare o seu desenvolvedor sênior para que ele corrija testes de candidatos. Ele perderia horas de desenvolvimento e correria o risco de atrasar os projetos, não é mesmo?

Por isso, o uso da tecnologia nesse processo é tão impactante. Uma plataforma para aplicação de testes técnicos em desenvolvedores pode agilizar o recrutamento e ao mesmo tempo dar ao RH a autonomia necessária para tornar as contratações mais assertivas.

Enfim, a tecnologia pode auxiliar na contratação de devs de diferentes formas, seja com a realização de entrevistas online ou até mesmo com a aplicação de testes. Por isso, é sempre importante ficar ligado no que o mercado de inovação está oferecendo. Dessa forma, você estará um passo à frente dos seus concorrentes.

Conteúdo produzido por iZap.

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.