Enter your keyword

Confira 05 dicas de livros de RH para turbinar seu conhecimento!

Confira 05 dicas de livros de RH para turbinar seu conhecimento!

Confira 05 dicas de livros de RH para turbinar seu conhecimento!

Sempre há espaço para melhorar. Todo ano, novas ferramentas e modelos de negócio surgem com inovações capazes de turbinar os resultados. Por isso, é importante que o profissional do Recursos Humanos se mantenha atualizado com as principais técnicas da área. A leitura de livros de RH é um dos caminhos que nós temos para isso.

Hoje, existem inúmeras obras relevantes para se atualizar sobre o que tem de mais novo em recursos humanos. O número de obras publicadas, sobretudo as de gestão de pessoas, dentro e fora do Brasil só cresce e é impossível ler tudo.

Para te ajudar nesse caminho, separamos nesse artigo cinco recomendações essenciais para você turbinar seu conhecimento em RH.

Por que é importante manter a leitura em dia?

No passado, bastava contar com educação formal e o aprendizado estaria completo quando fosse a hora de ingressar no mercado de trabalho. Era dado que as técnicas e ferramentas de cada ofício permaneceriam, mais ou menos, as mesmas durante toda sua vida profissional. O avanço tecnológico sempre existiu, mas se dava de maneira bem mais lenta.

No século XXI, porém, o cenário que o profissional encontra é um tanto quanto diferente. O mercado de trabalho nunca esteve tão dinâmico. A todo momento, surgem novas tecnologias e modelos com abordagens inéditas e revolucionárias. 

O número de inovações só cresce e, dentro desse contexto, cabe ao profissional dos recursos humanos manter-se informado sobre as novidades e avanços da área. Para se adaptar a todo esse dinamismo, é importante estar aberto ao novo.

A leitura de livros específicos de RH é sem dúvidas o caminho para conhecer as tendências e evoluções do pensamento na área. O estudo amplia o conhecimento, pois nos coloca em contato com diferentes perspectivas. Ao fim, nos dá ferramentas para resolver problemas que há muito nos afligem. 

Os livros são como uma janela para outros pontos de vista. Eles nos ajudam também a desenvolver o senso crítico – podemos concordar ou discordar com o que foi escrito. Seja qual for sua posição quanto às propostas do autor, você sempre terminará a leitura conhecendo novas perspectivas e terá um repertório ainda maior.

05 livros de RH que são essenciais

O avanço tecnológico não é um mero aspecto burocrático que muda as ferramentas que utilizamos em nosso cotidiano de trabalho. As mudanças, sobretudo a informatização, promovem alterações profundas em nossa sociedade e nossas formas de socialização. E como não poderia deixar de ser, isso tem impacto direto nas relações humanas.

Dentro desse contexto, é papel da área de recursos humanos ficar a par das novas demandas e dificuldades que cada departamento apresenta. A partir da leitura, nos aproximamos cada vez mais dessa compreensão plena e que contempla as diversidades.

Com tudo isso em mente, separamos nesse artigo cinco livros de RH que são essenciais para quem trabalha com Recursos Humanos hoje em dia. Abaixo, você conhece mais sobre cada um desses títulos e informações sobre como pode adquiri-los.

1 – “Scorecard para recursos humanos” de  Richard Beatty, Brian Becker e Mark Huselid

Livro - Scorecard para recursos humanos

Originalmente publicado em 2005, o livro de RH Scorecard para Recursos Humanos chegou ao Brasil no mesmo ano. A obra retoma a metodologia dos scorecards que fez sucesso nos anos 1990 com algumas adaptações para modernizá-la.

Os autores partem do pressuposto de que toda força de trabalho precisa ser ótima e qualquer coisa abaixo disso se torna uma ameaça para o sucesso dos negócios. Ao mesmo tempo, eles reconhecem que esse não é o caso da maioria dos negócios. A tendência geral é que as equipes se encontram mal gerenciadas e subaproveitadas em seu potencial.

A partir dessa percepção, Beatty, Becker e Huselid nomeiam três desafios para o RH: enxergar seu time em termos de contribuição e não custo; escolher indicadores que elucidem o impacto estratégico das ações; e dividir, entre RH e gerentes, a responsabilidade por iniciativas de gestão de pessoas.

O livro se tornou um best-seller em pouco tempo e pode ser encontrado no Brasil.

2 – “Construção de equipes de alto desempenho” de Ana Ligia Nunes Finamor, Flavio Rodrigues Costa, Marco Antonio Fernandes Cardoso e Neisa Maria Martins da Cunha

Livro - Construção de equipes de alto desempenho

Em Construção de equipes de alto desempenho¸ os autores enfrentam um desafio que é constante na rotina dos recursos humanos: melhorar a performance. Publicado pela Editora FGV em 2015, o livro aborda a construção de equipes com todas as suas complexidades.

Quem trabalha com RH sabe bem que garantir o alto desempenho envolve uma série de fatores que são dinâmicos, ainda que inter-relacionados. Precisamos cuidar da comunicação interna por meio de feedbacks, trabalhar a percepção da marca, a diversidade do time, seu engajamento, entre outros. No meio de tudo isso, é importante que a empresa mantenha foco constante na superação de seus limites. 

Os autores brasileiros se reúnem para propor caminhos para que possamos construir equipes de alta performance. Este livro de RH faz parte da coleção FGV Management, que conta com outros títulos relacionados à gestão e administração. Você encontra a obra em livrarias físicas ou pela internet.

3 – “Competências globais do RH” de Dave Ulrich, Wayne Brockbank, Jon Younger e Mike Ulrich

Livro - Competências globais do RH

Em Competências globais do RH, três pesquisadores norte-americanos se reúnem para desvendar o mutante cenário das empresas globais e entender quais são os requisitos universais para um bom RH. 

A missão é audaciosa e por isso eles não medem esforços. Dividida em 13 capítulos, a obra oferece uma perspectiva global sobre o RH pelo mundo. Eles entram nas especificidades das nove maiores regiões do mundo: África, Austrália/Nova Zelândia, China, Europa, Índia, América Latina, Oriente Médio, América do Norte e Turquia. Por fim, oferecem um panorama sobre como integrar as diferenças regionais e criar competências comuns e customizadas para o seu negócio.

O livro conta com a colaboração de Dave Ulrich, considerado um dos gurus da área de recursos humanos. Ulrich também é autor de RH de Dentro para Fora, Por que Trabalhamos e A Transformação do RH – todos publicados no Brasil pela editora Bookman.

Você pode encontrar Competências globais do RH em livrarias físicas. Por hora, o título está esgotado nas principais lojas virtuais. 

4 – “O novo código da cultura – vida ou morte na era exponencial” de Sandro Magaldi e José Salibi Neto

Livro - O novo código da cultura – vida ou morte na era exponencial

José Salibi Neto e Sando Magaldi abordam sem rodeios uma questão que tira o sono da maioria dos gestores: a conciliação entre tecnologia e o fator humano. As novidades não param de surgir e é preciso que os recursos humanos estejam prontos para receber essas transformações e tirar o melhor delas.

De um lado, temos um galopante e incessável avanço tecnológico, com novas ferramentas e formas automatizadas de trabalhar. Do outro, as pessoas com suas particularidades, potenciais e limitações. 

Em meio disso tudo, a cultura organizacional é o que dá o tom da conversa. A partir dela, as empresas deixam de ser apenas um aglomerado de pessoas e incorporam sua identidade em torno de um objetivo comum.

Em O novo código da cultura (2019), os autores ensinam o empreendedor a navegar por entre os desafios do cotidiano e iniciar uma transformação legítima a partir dos preceitos da Gestão do Amanhã.

O conceito cunhado pelos autores serve como um guia para que possamos promover mudanças organizacionais com ênfase no aprendizado para uma expansão acelerada.

Este livro está disponível nas principais livrarias físicas e digitais.

5 – “Gestão estratégica de pessoas com ‘scorecard’ – Interligando pessoas, estratégia e performance” de Brian E. Becker, Mark A. Huselid, David Ulrich

Livro - Gestão estratégica de pessoas com ‘scorecard’ – Interligando pessoas, estratégia e performance

Manter os recursos humanos eficiente é o desafio que Gestão estratégica de pessoas com “Scorecard” busca superar. A publicação de 2001 tem como autores Brian Becker, Mark Huselid e David Ulrich – três dos maiores nomes da área. 

Neste livro de RH, eles apresentam um sistema de mensuração de performance e defendem a importância do RH como fonte de dados para uma gestão mais estratégica. Segundo os especialistas, esse seria o caminho mais apropriado para conquistar vantagem competitiva e criar valor de maneira sustentável.

O fundamento para as propostas não é nenhuma novidade: é o modelo Balanced Scorecard, que tem eficácia comprovada. De maneira mais específica, o Scorecard de RH proposto no livro foi criado a partir de um estudo com 3 mil em empresas que resultou em um processo de sete fases.

Apesar de ser leitura fundamental da área, não há edições recentes do livro à venda no momento. Mas, é possível encontrá-lo em lojas de livros usados.

Saia na frente com a educação

Vivemos hoje em um mundo cada vez mais dinâmico. A velocidade com que as inovações tecnológicas surgem nunca foi tão grande. É importante manter-se ligado nas tendências do mercado para garantir as melhores técnicas e ferramentas para a sua gestão.


No que tange o RH, essa é a área que tem o desafio de conciliar o avanço tecnológico com as particularidades do indivíduo. Assim, buscando as melhores formas para incorporar conhecimentos de maneira estratégica e orgânica ao trabalho. 

Para garantir bons resultados, é essencial que os profissionais de recursos humanos se mantenham em dia com a leitura. Assim, o RH consegue contribuir na busca de vantagem competitiva para os negócios.

Como você viu, a área está cheia de boas obras que podem nos ensinar muito. Basta escolher aquela que mais se combina com suas necessidades e boa leitura!

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Co-Founder da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.