Enter your keyword

Conheça as melhores estratégias de gestão de pessoas no trabalho remoto

Conheça as melhores estratégias de gestão de pessoas no trabalho remoto

Conheça as melhores estratégias de gestão de pessoas no trabalho remoto

A gestão de pessoas no trabalho remoto é o mais recente desafio imposto ao RH, pela dinâmica do mercado. No cenário pré-pandêmico, o assunto já era discutido como uma tendência de um futuro próximo, o que ninguém poderia imaginar é que esse futuro seria antecipado por um vírus de alcance mundial.

Graças à tecnologia, empresas de todos os setores e tamanhos puderam não apenas sobreviver à essa grande crise, como várias delas até mesmo prosperaram. O novo formato de trabalho, que para muitos era inimaginável, já passa a ser considerado mesmo após o fim das restrições obrigatórias.

Neste artigo, vamos falar sobre as principais diferenças entre a gestão de pessoas de forma remota e presencial, bem como os cuidados que o RH deve ter para garantir maior eficiência nessa gestão. Além disso, vamos mostrar quais são as melhores estratégias para gerenciar pessoas à distância e quais são os benefícios de tomar todos esses cuidados.

Principais diferenças entre a gestão de pessoas no trabalho remoto e presencial

Uma das maiores dificuldades que gestores de pessoas tiveram ao se depararem com o trabalho remoto foi de tentar replicar a rotina presencial à virtual. Contudo, nem tudo é transponível de um cenário para o outro, existem diferenças que não podem ser ignoradas, como vemos no quadro abaixo.

Rotina/AtividadePresencialHome office
Deslocamento para o local de trabalhoPode levar mais de 01 hora e envolver vários tipos de transportes, trânsito intenso e causar estresseNão é preciso se deslocar
Ambiente físico de trabalhoPosto de trabalho ergonomicamente pensado e preparado pela empresaNem sempre a pessoa tem um ambiente específico em casa e precisa fazer algumas adaptações
Reuniões internas e externasDepende de disponibilidade de sala e da chegada de todos os participantes, pode também depender de deslocamento em caso de reuniões externasPode ser realizada de qualquer lugar com conexão à internet
Intervalos para almoço e caféMomento de integração dos profissionais que podem liberar um pouco da tensão do dia com assuntos informaisSão realizados individualmente e é um momento de desconexão do trabalho
Happy hour e eventosMomentos em que o RH pode explorar mais experiências sensoriais junto aos colaboradores, além de investir na integração das pessoasRealizado separadamente, com a ajuda de softwares de interatividade e com envio de kits para as casas dos colaboradores
 

Cuidados que o RH precisa ter na gestão remota de pessoas

Como vimos, existem muitas diferenças e isso demanda uma certa atenção do RH para que tudo corra bem e não afete o clima e a cultura da empresa. Veja alguns dos pontos mais importantes a serem considerados.

Respeitar as diferenças entre o trabalho remoto e o presencial

O primeiro passo é entender que os formatos remoto e presencial são diferentes e isso requer que eles sejam tratados de forma diferenciada um do outro. Existirão casos em que a adaptação é mais simples, como as reuniões, em outros será preciso pensar em alternativas mais eficazes para o modelo remoto em específico, como é o caso de eventos e alguns tipos de treinamentos.

Entender a dinâmica do trabalho remoto e suas particularidades

A dinâmica do trabalho remoto se difere da presencial em vários aspectos, conforme a área de atuação e o tipo de atividade que se desempenha. É essencial que o RH e os gestores entendam que o profissional realizará pequenas pausas sem precisar registrar o ponto, ou que não estará em sua mesa 100%, como acontece presencialmente, e que ele pode ter problemas de conexão em alguns dias, mas que nem por isso deixará de trabalhar.

Não deixar que a cultura organizacional seja perdida

A cultura organizacional não depende exclusivamente da presencialidade para ser mantida, mas é mais fácil de ser perdida se não houver um cuidado do RH nesse sentido. As relações virtuais precisam ser fortalecidas, para que a cultura siga sendo aplicada e difundida entre os colaboradores, e a gestão de pessoas deve providenciar isso.

Acompanhar mais de perto o desempenho dos colaboradores

A avaliação de desempenho deve ser uma constante em qualquer que seja o cenário, contudo, na gestão de pessoas no trabalho remoto ela se faz ainda mais importante. Ela é capaz de revelar e até mesmo antecipar possíveis problemas de adaptação tanto das pessoas aos novos processos quanto da dinâmica dos processos em si.

>> Leitura recomendada: [E-book] O bê-á-bá da Avaliação de Desempenho

 

Melhores estratégias para gerir os colaboradores no trabalho remoto

Diante de tantos desafios, é essencial que o RH aplique as estratégias certas, como estas a seguir, para que a produtividade seja mantida no trabalho remoto e as equipes entreguem bons resultados para o negócio.

Crie um canal aberto de comunicação entre o RH e os colaboradores

O setor de RH deve ser um aliado do colaborador dentro da empresa. Ele deve manter uma postura receptiva, facilitando o acesso e a comunicação de todos os profissionais. A cultura de feedback é muito importante nesse quesito, pois fortalece a relação de confiança entre os envolvidos e permite a evolução de colaboradores e gestores.

Ofereça suporte aos gestores de times

Os gestores são peças-chave na organização e precisam estar devidamente preparados para lidar com as particularidades do trabalho e da gestão remota. O RH deve prestar todo o apoio, por meio de treinamentos, capacitação e acompanhamento da evolução do desempenho de cada um em suas atividades.

Adote metodologias e ferramentas adequadas ao cenário remoto

O trabalho à distância requer o uso de ferramentas específicas que tornem o dia a dia mais prático e ágil. O setor de RH deve estar atento aos sistemas adotados pela área que serão utilizados por todos da empresa, para que eles sejam de fácil utilização e que não gerem resistência por parte dos colaboradores. Também é interessante avaliar a adoção de metodologias de gestão de tarefas e de rotina que ajudem nesse processo.

Mantenha observação constante sobre o clima organizacional

Uma das providências mais importantes é ficar bastante atento ao clima organizacional, pois ele funciona como um termômetro muito sensível. Sempre que houver indícios de oscilação, o RH deve agir com agilidade e precisão, evitando o surgimento e o agravamento de problemas.

>> Leitura recomendada: [E-book] Roteiro da Pesquisa de Clima Organizacional eficiente

Estratégias-de-gestão-no-home-office
 

Benefícios de manter uma gestão estratégica de pessoas no trabalho remoto

A gestão estratégica de pessoas gera benefícios em qualquer formato de trabalho, mas no que diz respeito ao formato remoto, as seguintes vantagens se destacam.

Melhora a motivação e produtividade dos times

Uma gestão eficiente do trabalho remoto consegue melhorar a motivação das pessoas, algo que é imprescindível nas relações à distância, que tendem a perder a vivacidade com mais facilidade. Consequentemente, as pessoas se tornam mais produtivas e entregam resultados melhores na execução de suas tarefas.

Guia construção equipe alta performance
 

Evita problemas nas relações interpessoais

Sabemos que a comunicação remota tem sua eficiência mais afetada pela qualidade dos canais utilizados. Em trocas de mensagens escritas é mais difícil perceber a entonação correta de uma frase e em chamadas por voz ou vídeo podem haver interferências no sinal. Um RH estratégico consegue evitar que pequenos equívocos e desentendimentos se tornem grandes problemas entre as pessoas envolvidas.

Minimiza os impactos da falta de contato presencial

Por fim, um RH mais presente e atuante nas relações de trabalho remota consegue minimizar problemas que vão além de equívocos na comunicação. Ele intermedia conflitos, oferece capacitação, realiza intervenções pontuais e estratégicas que suprem as dificuldades provocadas pela falta do contato presencial.

Portanto, a gestão de pessoas no trabalho remoto precisa ser realizada de forma criteriosa e cuidadosa, considerando as particularidades das relações virtuais, frente aos desafios inerentes ao negócio. Um RH eficiente pode se tornar o principal diferencial da empresa e possibilitar melhorias significativas nos resultados, superando até mesmo os obtidos no formato presencial.

Como está sendo a gestão de pessoas, de forma remota, em sua empresa? Conte para a gente, deixe seu comentário!

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.