Enter your keyword

Fique por dentro dos principais tipos de entrevista de emprego

Fique por dentro dos principais tipos de entrevista de emprego

Fique por dentro dos principais tipos de entrevista de emprego

Contratar um novo colaborador é um grande desafio para os profissionais de recursos humanos. O processo de recrutamento e seleção deve ser planejado passo a passo e com precisão, desde a decisão do perfil do profissional desejado até a assinatura do contrato de trabalho.

São várias etapas muito importantes e que fazem a diferença no resultado final. Entre elas, vários tipos de entrevista de emprego que têm uma importância vital e, na grande maioria das vezes, é com ela que define quem será contratado. Por isso é preciso ter muita atenção e saber qual a melhor abordagem, de acordo com cada situação, para se alcançar um resultado eficaz.

Quer conhecer os tipos de entrevista mais utilizados pelas empresas na escolha do candidato ideal? Continue a leitura!

Entrevista por competências

A entrevista por competência é a mais usada atualmente, quando a busca por talentos se tornou uma prioridade para qualquer recrutador que se preze. Trata-se de saber reconhecer as habilidades e aptidões dos candidatos para sua subsequente adaptação ao trabalho – criatividade, agilidade mental, liderança, etc.

Atualmente, as empresas desejam incorporar em sua estrutura profissionais que possam não apenas desempenhar bem um determinado trabalho, mas também profissionais que façam parte de uma força de trabalho capaz de lidar com os desafios e mudanças constantes da atualidade.

Entrevista situacional

A maioria das entrevistas desse estilo visa avaliar a capacidade do candidato de reagir a diferentes situações que podem ocorrer no dia-a-dia de um trabalho, nas quais o controle das emoções, a criatividade e a empatia, entre outras habilidades comportamentais, é fundamental.

Passa isso, as perguntas simulam situações cotidianas do trabalho, fazendo com que o candidato conte como reagiria a elas ou como já reagiu, caso tenha passado pela situação.

Ebook Processos Seletivos Estratégicos

Entrevista coletiva

Esse é um tipo de entrevista de emprego bem comum. trata-se de colocar vários candidatos em uma mesma sala e fazer as perguntas publicamente, passando a vez para cada um responder. O objetivo é aprofundar a análise de cada aspirante enquanto se observa a interação entre os diferentes profissionais.

Entrevista individual

Trata-se de uma reunião entre duas pessoas: o candidato e um representante da empresa, normalmente do departamento de Recursos Humanos, para conhecer a idoneidade do seu perfil. A intimidade deste formato permite ao entrevistado maior tranquilidade para se abrir e falar de suas habilidades e aspirações.

Entrevista estruturada

Como o nome indica, tudo o que acontece na reunião é programado e estudado, a sequência de perguntas, o tom da conversa, os diferentes tópicos a serem tratados, etc. Nessas entrevistas, não há espaço para improvisos ou personalização, pois todos os candidatos passam exatamente pelo mesmo processo.

Visto dessa perspectiva, tudo parece muito simples e pouco atraente, no entanto, esse método é de fundamental importância quando se pretende fazer uma análise da eficiência da entrevista, visando promover melhorias em processos seletivos futuros.


Entrevista por conferência

É comum hoje em dia que a maior parte do recrutamento aconteça a distância e, felizmente, contamos com ferramentas cada vez mais eficientes para esse fim. Geralmente a primeira entrevista do candidato acontece por aplicativos como o Skype ou o Zoom, que permitem interação online em tempo real. Elas também podem ser realizadas por telefone ou chat, a critério do entrevistador.

Não existe entrevista melhor ou mais eficiente. Tudo depende do contexto em que ela é realizada, do porte da empresa, da quantidade de candidatos, das características e responsabilidades do cargo entre outros fatores que devem ser considerados no momento da escolha.

Cabe ao RH, juntamente com os gestores envolvidos na contratação, decidir o tipo de entrevista de emprego mais adequado para cada situação. Nada impede que diferentes tipos de entrevista de emprego sejam utilizados em um mesmo processo, com os mesmos candidatos.

Agora que você já está por dentro dos vários tipos de entrevistas, aproveite e descubra como conduzir boas entrevistas em processos seletivos.

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.