Enter your keyword

RH digital: quais os benefícios e quais os impactos nas empresas?

RH digital: quais os benefícios e quais os impactos nas empresas?

RH digital: quais os benefícios e quais os impactos nas empresas?

A evolução digital e da tecnologia vem transformando as atividades empresariais, oferecendo ferramentas modernas que proporcionam diversos benefícios. Isso se estende à gestão de pessoas, que utiliza metodologias cada vez mais inovadoras, como o RH digital.

As atividades de um setor de recursos humanos sempre contam com grande volume de dados e exigem atenção especial dos gestores. Com isso, a tecnologia se tornou uma aliada para facilitar os processos e garantir vantagens importantes para elevar o desempenho.

Você sabe o que é o RH digital e como essa modernidade impacta as atividades da empresa? Conhecer as novidades é essencial para buscar melhorias e otimizar a rotina. Pensando nisso, confira, neste post, o conceito de RH digital e os benefícios que proporciona para um negócio!

O que é RH digital?

O RH digital consiste na evolução das atividades do setor de Recursos Humanos. Ou seja, é a utilização de recursos tecnológicos para substituir a realização manual das atividades tradicionais do setor, transformando a rotina e a gestão.

Sendo assim, o RH digital utiliza softwares e inteligência de dados para conduzir e automatizar tarefas, proporcionando maior produtividade e eficiência. Portanto, é uma grande tendência para o setor de Recursos Humanos, que pode contar com as seguintes características:

  • ferramentas tecnológicas para automatizar tarefas;
  • uso da tecnologia para gestão de pessoas;
  • sistema digital para coletar e analisar dados;
  • modernização dos processos de recrutamento e seleção.

O RH digital passou por várias fases de evolução e, com o passar do tempo, foram surgindo novas tecnologias, tornando tudo mais inovador. Atualmente, o nome dado à fase é RH digital 4.0, pois conta com o uso mais intenso e abrangente dos recursos digitais dentro do setor.

Quais os benefícios do RH digital?

A tecnologia é fundamental para as atividades profissionais e oferece benefícios para a equipe e para o planejamento estratégico empresarial. Quando se trata do RH, o uso de recursos tecnológicos é primordial e, além de promover a inovação na empresa, eleva a performance das atividades.

Nesse contexto, o RH digital permite que os gestores tenham processos mais eficientes, otimizando tempo e reduzindo falhas. Assim, é possível contar com vantagens importantes para atingir os objetivos e promover o crescimento.

Veja, em detalhes, quais os benefícios do RH digital! 

Otimiza a comunicação interna

A comunicação é indispensável para qualquer ambiente corporativo e precisa acontecer de forma harmoniosa e eficaz. Ao adotar o RH digital na sua empresa, você poderá contar com ferramentas tecnológicas para facilitar a comunicação entre setores e profissionais.

Dessa maneira, será possível entender as necessidades com clareza e ter decisões que favoreçam o alcance dos objetivos — tanto em processos de recrutamento e seleção quanto em atividades de gestão de pessoas e carreiras.


Melhora a rotina do RH

Todo setor de Recursos Humanos, independentemente do porte e segmento da empresa, tem uma rotina acelerada e repleta de informações. Afinal, gerir pessoas e promover o crescimento profissional, preservando os princípios da empresa, não é uma tarefa simples.

Entretanto, com o RH digital, os gestores contam com ferramentas tecnológicas que oferecem praticidade e melhoram a rotina do RH. Com isso, é possível automatizar tarefas, otimizar o tempo da equipe e simplificar o trabalho para ter melhor clima organizacional.

Simplifica o monitoramento de resultados

Tomar decisões com base em dados é imprescindível para o RH, pois contribui para evitar erros e conduzir um trabalho eficiente. O RH digital oferece softwares para facilitar o monitoramento de dados, apresentando de forma centralizada e intuitiva.

Diante disso, os gestores têm a oportunidade de monitorar indicadores, resultados, e avaliar a situação real do setor. Dessa forma, identifica pontos fortes, fracos, riscos e oportunidades de melhoria para aperfeiçoar a gestão com excelência e contribuir para atingir objetivos e metas.

Foco nos resultados

Os recursos digitais utilizados no RH podem contribuir para os gestores eliminarem tarefas desnecessárias e que não agregam para a equipe. Ou seja, definir prioridades e trabalhar com foco nos resultados se torna uma atividade mais fácil, o que é muito importante.


Sendo assim, o planejamento e gestão do RH será mais preciso e eficiente, para garantir que os objetivos do setor sejam cumpridos. Além disso, as demais áreas da empresa poderão contar com um apoio importante para ter mão de obra especializada e suporte para a gestão de pessoas.

Redução de custos

Um dos principais benefícios da tecnologia é a possibilidade de reduzir custos de um setor, o que também se estende aos Recursos Humanos. Quando as tarefas são automatizadas, a equipe ganha tempo e produtividade, economizando recursos.

Além disso, o RH digital permite ter uma equipe mais enxuta, pois muitas tarefas podem ser realizadas e controladas por meio digital. Inclusive, poupa gastos excessivos para conduzir processos seletivos e no desenvolvimento de profissionais.

Qual o impacto do RH digital nas empresas?

Além dos muitos benefícios e de ter um setor de Recursos Humanos mais efetivo, o RH digital causa uma grande transformação nas empresas. É uma inovação que permite gerir o setor de forma intuitiva, econômica, eficaz e com alto desempenho.

Nesse sentido, os processos modernos do RH digital mudaram a forma de trabalho do setor em todos os sentidos. A gestão de pessoas acontece de forma estratégica e com dados precisos, facilitando o desenvolvimento de profissionais de acordo com o perfil técnico e comportamental.

Assim, as empresas serão mais modernas e com processos de Recursos Humanos ágeis e precisos, fator que impacta diretamente os resultados. Ou seja, o RH digital é uma evolução capaz de elevar o patamar de um negócio, promovendo vantagens para os colaboradores e para a gestão.

É uma forma de implementar uma cultura de inovação e acompanhar as tendências do mercado. Sobretudo, aperfeiçoa os processos internos, reduz custos e otimiza o tempo para focar diferenciais competitivos e crescimento no mercado.

Como você pode notar neste artigo, o RH digital é uma inovação importante para todo negócio que deseja melhorar os resultados para alcançar o sucesso. Afinal, ter um Recursos Humanos moderno e eficiente é imprescindível para todos os setores terem apoio e especialistas, de acordo com os objetivos.

Gostou do post? Agora que entendeu mais sobre o RH digital, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Ajude os seus contatos a entenderem melhor sobre o assunto!

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Co-Founder da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.