Enter your keyword

Liderança moderna: entenda como se preparar para lidar com a era tecnológica

Liderança moderna: entenda como se preparar para lidar com a era tecnológica

Liderança moderna: entenda como se preparar para lidar com a era tecnológica

A transformação tecnológica faz parte da rotina de muitas empresas e colaboradores. Ela traz uma velocidade ainda maior para mudanças e exigências corporativas, tão necessárias para garantir diferencial competitivo e mercadológico para o negócio.

Contudo, é necessário que a liderança moderna esteja preparada para isso. Ou seja, ela deve conceder autonomia para suas equipes e entender as lideranças que naturalmente surgem delas como parceria, e não concorrência.

Diante disso, qual é o perfil de um líder 4.0 inserido nesse contexto? É o que você descobrirá agora, neste artigo, que também mostra como enfrentar alguns desafios da área.

Quais são as principais habilidades de um líder 4.0?

Um líder moderno tem como designação majoritária ajudar a empresa a atingir sua visão e cumprir sua missão — sem deixar, é claro, de envolver todas as equipes e colaboradores nesse processo. Para tanto, algumas habilidades são essenciais. Saiba quais são elas abaixo!

Trazer visão ampla e sistêmica

É fundamental que o líder 4.0 traga uma visão abrangente acerca do contexto de negócios. Ele precisa compreender todas as variáveis que o circundam, como os desafios, impasses, possibilidades e oportunidades do mercado onde atua.

Saber dar voz à criatividade e à experimentação

Diante de tantas possibilidades de mudança, é indispensável que esse líder saiba dar voz para a criatividade a para a experimentação. Ele deve conseguir arcar com riscos, motivar os envolvidos e ter segurança ao colocar seus objetivos em prática.

Saber definir processos e réguas de validação de projetos

Trabalhar na era tecnológica exige agilidade. Por isso, o líder moderno precisa definir processos inteligentes e réguas para validar projetos que sejam eficientes e acompanhem todas as transformações não só do mercado, mas também do próprio negócio.

Ter capacidade para conscientizar a equipe

Toda a equipe precisa ter total consciência dos objetivos em relação a metas e resultados programados a curto, médio e longo prazo. O líder deve auxiliar no desenvolvimento das competências dos colaboradores e deixar que a equipe tome as decisões com autoridade, para criar engajamento e entusiasmo no trabalho.

Conseguir liderar pelo exemplo

Essa é, sem dúvida alguma, a função mais importante de um líder moderno. Ele precisa ser um exemplo dentro da empresa, garantir que seu discurso esteja alinhado com a prática e inspirar confiança nas relações com os demais colaboradores e gestores.

 

Como adequar a liderança moderna à realidade de sua empresa?

Em primeiro lugar, é muito importante que a empresa identifique as tendências tecnológicas presentes em seu setor de atuação. Alguns exemplos de tecnologias em alta são o cloud computing, a automação e a robótica.

Em seguida, o líder 4.0 deve se dedicar a angariar conhecimento suficiente para entender e conhecer a melhor aplicação de cada tecnologia dentro do negócio. Se os recursos devem ser usados de maneira eficaz, isso também depende da visão dele. Por fim, é ideal que líder e empresa reconheçam seus limites e trabalhem para se adaptar da melhor forma às transformações.

Poder desempenhar a liderança moderna dentro de uma empresa é garantia de uma equipe mais coesa e alinhada com o futuro. Essa também é a abordagem ideal para todo tipo de negócio que deseja que seus líderes não venham de fora, mas sim de dentro — assim mantendo uma cultura interna saudável de evolução profissional e intelectual.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o papel do líder 4.0 na era tecnológica? Compartilhe esse post em suas redes sociais para que outras pessoas possam entender a importância dessa figura no universo corporativo atual.

Equipe Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.