Enter your keyword

Saiba mais sobre a aplicação da inteligência artificial no RH!

Saiba mais sobre a aplicação da inteligência artificial no RH!

Saiba mais sobre a aplicação da inteligência artificial no RH!

Você já ouviu falar de RH 4.0? Esse é o termo usado no setor de Recursos Humanos para tratar da revolução da tecnologia em seus serviços e processos. O foco nessa transformação está em utilizar, de maneira inteligente, ferramentas modernas para execução de tarefas e garantir a otimização de tempo e qualidade de entregas.

Por sua vez, isso contribui bastante para que essa área tão importante se torne ainda mais estratégica para a empresa, e possa contribuir efetivamente para seu crescimento. Entre os recursos mais visados no momento está a aplicação da inteligência artificial no RH. Não consegue imaginar ainda como isso funciona?

Então, é hora de ler este artigo! Veja, a seguir, tudo sobre esse assunto tão inovador e importante para seu trabalho.

O que é inteligência artificial e como ela funciona?

A inteligência artificial, ou IA, é uma área da ciência da computação dedicada ao desenvolvimento de dispositivos que simulam a inteligência humana. Dessa maneira, é possível fazer com que máquinas raciocinem e apresentem, com agilidade, vários tipos de soluções.

Elas são adaptadas para desenvolver ações como programação e escolhas entre opções pré-determinadas, por exemplo. Basta que a solução seja abastecida com um sistema de dados, que pode ser sempre atualizado com novas informações.

Devido a essas características, a inteligência artificial tem sido adotada nos mais diversos setores que atuam por meio de equipamentos e computadores que precisam de automatização e desenvolvem produtos de última geração. Agora, essa é uma realidade que também faz parte do RH.

Quais são as aplicações da inteligência artificial no RH?

A inteligência artificial já tem diversas aplicações no RH. Os resultados colhidos são muito satisfatórios, o que tem popularizado cada vez mais a ideia. Veja alguns processos que já podem contar com essa tecnologia com sucesso!

Recrutamento e seleção

No recrutamento e seleção, a IA é utilizada para cruzar dados de comportamento de candidatos, de modo a identificar competências que preencham uma vaga em aberto. Dessa maneira, fica mais fácil verificar se o perfil deles é adequado para a empresa e garantir um desempenho positivo.

Investir nesse recurso é uma maneira de reduzir o tempo e o custo do processo que, manualmente, ou mesmo com a ajuda simples de um computador, é muito demorado. Além disso, um software completo permite o uso de chatbots para entrevistas, de modo a automatizar essa etapa e fazer uma pré-seleção confiável.

Alta performance

A inteligência artificial também pode ser aplicada para garantir alta performance da equipe. Por meio de um sistema de engenharia de cargos, é possível desenhar perfis necessários para determinas funções.

Em seguida, mapear os colaboradores com aquelas características dentro da empresa, mais uma vez, com a ajuda do cruzamento de informações. Essa é uma maneira de auxiliar a realocação de profissionais.

Essa medida é indispensável para empresas que prezam pelo crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores. Com as pessoas certas nos cargos adequados, a produtividade melhora e, por consequência, a performance de todos.

Guia construção equipe alta performance

Clima organizacional

A IA pode ser usada no RH para melhorar o clima organizacional. Isso porque um dos métodos mais eficientes para obter um feedback dos colaboradores são as pesquisas. Mas, por vezes, elas são demoradas de aplicar, e é preciso analisar os dados com muito cuidado.

Um sistema inteligente, porém, não somente aplica, como também, apresenta os relatórios analíticos obtidos. A partir disso, o setor pode pensar com mais dedicação em ações que mantenham o engajamento da equipe e unifiquem os objetivos a serem alcançados.

Treinamento e desenvolvimento

Ao promover eventos de treinamento e desenvolvimento para seus colaboradores, a IA ajuda a identificar diversas variáveis dentro da organização. Com um bom sistema, você consegue filtrar os principais hiatos de conhecimento da equipe e direcionar propostas mais específicas para cada uma dessas necessidades.

Além disso, pode verificar dados para mensurar o impacto do treinamento em cada atividade e setor da empresa, ou descobrir quais metodologias resultaram em melhores resultados no final de cada capacitação.

Como implantar essa tecnologia com sucesso?

A implantação dessa tecnologia no setor depende de algumas etapas que asseguram um bom resultado mais rapidamente. Inicialmente, é preciso verificar quais áreas permitem essa inserção para testes, inclusive, para ver como as equipes respondem aos treinamentos para sua utilização.

A partir disso, vale a pena acompanhar as tendências para verificar quais podem fazer uma diferença imediata para otimizar o setor. Uma equipe especializada pode fazer essa investigação para começar a pesquisar por softwares e ferramentas adequadas.

Por fim, a contratação dos sistemas é realizada, para que o uso se torne uma constante. É importante sempre pesquisar por empresas de tecnologia renomadas para garantir que a implementação seja um sucesso e a sua companhia tenha a assistência necessária para uma melhor adaptação.


Quais são suas principais vantagens?

Aplicar a inteligência artificial no RH garante inúmeras vantagens para a empresa e para o setor. A começar pelo fato de que a tecnologia permite reconhecer padrões e tendências, o que é de suma importância para desenvolver novas estratégias voltadas para a gestão de pessoas.

Além disso, fica mais fácil tomar decisões rapidamente e de maneira certeira, uma vez que os dados estão devidamente listados e organizados. Por sua vez, isso permite análises bem detalhadas, que podem ser compartilhadas com líderes e diretoria para um acompanhamento mais direcionado.

A IA também possibilita compreender melhor os anseios dos colaboradores, principalmente se a empresa conta com uma equipe numerosa. Ao serem atendidos, eles trabalharão mais motivados e satisfeitos, o que reflete diretamente no posicionamento de mercado da organização.

Por fim, é essencial ressaltar que o RH é responsável por gerar métricas relacionadas às mais diversas questões da gestão de pessoas. Por exemplo, avaliações de satisfação, desempenho, e muito mais. Usar essa tecnologia é uma maneira de mensurar esses resultados de forma mais certeira e garantir que eles se mostrem sempre positivos.

Diante de tudo isso, fica claro que as inovações trazidas pela IA vieram mesmo para ficar e transformar o mundo corporativo. Portanto, procure manter sua empresa alinhada a essa nova tendência e trabalhe para usá-la sempre a seu favor. Inclusive, para criar diferencial competitivo no mercado, algo indispensável atualmente.

E você? Sabia de todas as possibilidades de aplicação da inteligência artificial no RH? Já teve alguma experiência interessante com seu uso? Deixe um comentário com o seu relato!

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.