Veja aqui 4 ações que ajudam a reduzir o turnover na empresa
O turnover ― também conhecido como rotatividade ― é uma palavra que preocupa gestores e RH, afinal é um indicador importante de alguns problemas internos que a empresa sofre e ainda não se deu conta.
Mais do que mensurar o turnover, é necessário conhecer as suas consequências e, principalmente, quais ações podem ser aplicadas para diminuir essa taxa. É sobre essas ações que vamos falar neste post. Confira!
O que é turnover?
O turnover representa o índice de demissões de uma empresa, seja por iniciativa da organização (turnover involuntário), seja do colaborador (turnover voluntário). É considerado um dos indicadores mais importantes para avaliar a satisfação dos funcionários e a qualidade do clima organizacional.
Quais são as consequências do turnover?
Uma taxa elevada de turnover traz uma série de consequências para a organização, dentre as quais podemos destacar:
- perda de conhecimento para a concorrência;
- custos com o pagamento de direitos rescisórios e novos processos seletivos;
- prejuízos ao clima organizacional;
- manchas na marca empregadora;
- sobrecarga de trabalho para os funcionários remanescentes;
- queda da qualidade ou da produtividade entre as contratações.
Quais ações ajudam a reduzir o turnover?
Destacamos algumas das estratégias mais eficientes para a redução do turnover na empresa.
1. Desenvolva um plano de carreira
A possibilidade de crescimento na carreira tem um peso importante para os profissionais, especialmente os da geração millennial. Essas pessoas dão muito valor ao próprio desenvolvimento e trocam facilmente de empresa se uma nova proposta oferecer mais possibilidades nesse sentido.
Por isso, é tão importante que a organização estruture um plano de carreira consistente, com critérios claros para a promoção dos seus colaboradores. Assim, os funcionários sabem exatamente o que devem fazer para crescer e manter o vínculo empregatício.
2. Promova um ambiente de trabalho saudável
O clima organizacional é outro ponto importante para a retenção dos funcionários. Quando o colaborador não se sente à vontade no local de trabalho, certamente começará a apresentar problemas como atrasos e faltas, até o momento em que se desligará da empresa.
Para evitar isso, invista em ações que promovam o bem- estar, estimule a criatividade e propicie um ambiente saudável.
3. Faça boas contratações
Contratar mal também contribui para as altas taxas de turnover. Quando o profissional não se encaixa na cultura da empresa ou não consegue desenvolver bem as atividades, a demissão acaba ocorrendo em curto prazo.
A melhor maneira de combater o problema é melhorar o processo seletivo, aplicando testes comportamentais para avaliar se há identificação com os valores corporativos, além de outras práticas como dinâmicas de grupo e testes de conhecimento.
4. Ofereça treinamentos e feedback
A cultura do feedback pode fazer toda a diferença entre a estagnação e o alcance de metas. Quando é passado ao profissional um retorno empático, que mostre o que pode ser melhorado, esse colaborador tende a se dedicar um pouco mais e buscar uma performance mais relevante.
A empresa também pode oferecer treinamentos e oportunidades de aprendizado. Os colaboradores veem isso como valorização e estímulo ao seu crescimento, o que se torna um ponto positivo em comparação às outras oportunidades do mercado.
Com essas ações, é possível reduzir o turnover na empresa. Mas tenha em mente que uma análise aprofundada das condições de trabalho e do relacionamento com os funcionários é a melhor prevenção para o problema.
E você, usa alguma estratégia para ajudar na retenção dos colaboradores? Faça um comentário no post contando pra gente sobre as suas ações!
Equipe Sociis RH
Ótimo texto. Síntese boa de aspectos que são normalmente desprezados pelos diretores comercial e financeiro