Conheça 4 das mais importantes tecnologias para o RH!
Nos últimos anos, o RH passou por grandes avanços. De um setor “à parte”, responsável pelas rotinas de departamento pessoal, para um setor estratégico e tecnológico, que entrega grandes resultados. Para acompanhar essa evolução, é preciso saber como usar a tecnologia para RH.
Existem muitas tecnologias úteis, como softwares de análise de perfil comportamental e sistemas de entrevistas por vídeo. Ao selecionar as mais proeminentes, é possível modernizar as tarefas diárias do RH e garantir o alcance de resultados fora do lugar comum.
Nos tópicos seguintes, vamos discutir sobre as tecnologias para o RH e mostrar as ferramentas mais importantes para serem utilizadas. Por esse motivo, continue a leitura do artigo com atenção. Vamos lá!
1. Software de recrutamento e seleção
É fundamental adotar um bom método de recrutamento e seleção (R&S), se quiser garantir a entrada de novos talentos e a formação de equipes de alta performance numa empresa. Para tanto, a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo.
O software de R&S é um ótimo exemplo. Ele centraliza todas as oportunidades de trabalho, controla os canais de divulgação, ajuda no monitoramento de métricas e também no envio de feedback em massa aos candidatos. Isso, evidentemente, faz com que o gestor de pessoas poupe mais tempo.
2. People Analytics
O gestor de pessoas é responsável por tomar decisões importantes no expediente. Uma delas, por exemplo, é decidir quem deve ser contratado ou demitido. Decisões como essa, no entanto, não devem ser tomadas com base no “achismo” ou na intuição, mas em análises consistentes e que garantam precisão.
Nesse sentido, tecnologias de people analytics são muito úteis e tornam a gestão de RH mais inteligente. Elas analisam um grande volume de dados para gerar informações estratégicas e permitir que o gestor tome suas decisões diárias com maior acerto.
3. Inteligência artificial
A inteligência artificial (IA) ajuda a gerenciar pessoas de diferentes modos. Por exemplo, automatiza tarefas repetitivas e faz análises profundas em tempo recorde. Segundo pesquisas da Deloitte, cerca de 33% dos times de RH contam com algum tipo de IA.
Um software de recrutamento também pode ser usado para analisar expressões faciais dos candidatos e fazer a triagem automática de profissionais talentosos.
4. Plataformas de desempenho
Há muitos indicadores que determinam o bom desempenho da gestão de pessoas. O turnover ou o absenteísmo são exemplos desses indicadores que são (ou deveriam ser) levantados continuamente pelo RH. A plataforma de gestão de desempenho facilita esse trabalho.
Em suma, essas plataformas de desempenho são capazes de levantar e tratar os principais dados do RH, transformando-os em indicadores realmente úteis. Esses indicadores são expostos em um painel gerencial, o dashboard, que facilita a análise dos dados obtidos.
Enfim, essas são algumas das principais tecnologias que podem ajudar a aperfeiçoar todo o sistema pelo qual o RH é responsável; porém, existem muitas outras ferramentas que podem ser usadas para o mesmo fim. É preciso, então, analisar qual o principal “gargalo” da sua gestão de pessoas, depois optar por uma tecnologia que ajude a solucionar o problema.
Agora que leu nosso artigo e sabe mais sobre tecnologia para RH, aproveite para nos seguir nas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Facebook e Instagram. Siga-nos!
Equipe Sociis RH
Sem Comentários