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Qual seria o futuro do DP? Ponto eletrônico digital em 2023

Qual seria o futuro do DP? Ponto eletrônico digital em 2023

Qual seria o futuro do DP? Ponto eletrônico digital em 2023

Qual seria o futuro do DP? Ponto eletrônico digital em 2023

Pensando em modernizar o seu Departamento Pessoal (DP)? Saiba que existem muitas tendências para o setor, inclusive o uso do ponto digital!

Estamos em um momento de grandes avanços tecnológicos, onde as empresas passam pelo processo de transformação digital.

Nesse cenário, o DP não poderia ficar de fora e também está passando por mudanças significativas. 

Dentre as atividades que passaram a ser automatizadas e geridas por tecnologias cada vez mais inteligentes está o controle de ponto, que vem se adaptando às novas realidades por meio do ponto eletrônico digital. 

Essa transição para sistemas digitais traz consigo uma série de benefícios, como precisão, eficiência e conformidade com as leis trabalhistas. 

Não somente, outras tendências estão moldando o futuro do DP, como a integração de sistemas, os avanços na aplicação da inteligência artificial e a gestão estratégica de dados. 

E aí, quer ficar por dentro do tema e se atualizar? Então, continue a leitura conosco e veja como essas transformações podem impactar a gestão de pessoas na sua empresa.

Vem com a gente!

Por que a tecnologia é tão importante para o Departamento Pessoal?

Ouvimos constantemente que os setores departamento pessoal e recursos humanos devem ser altamente humanizados e isso é verdade.

Mas isso não quer dizer que o departamento pessoal não possa e nem deva utilizar tecnologias para otimizar as atividades.

A gestão de pessoas possui um papel crucial na gestão e no desenvolvimento dos colaboradores de uma organização e é por isso que acompanhar as tendências tecnológicas é tão fundamental.

Entre as tendências, o ponto eletrônico digital é o que vem ganhando mais destaque, sendo uma solução tecnológica que oferece uma maior eficiência operacional.

Benefícios do ponto eletrônico para o DP e para os colaboradores

Dentre os benefícios que o ponto eletrônico digital pode proporcionar para a sua empresa, podemos citar:

  1. Automatização de tarefas 

Sem dúvidas, um dos pontos fortes de contar com o ponto digital é a possibilidade de automatizar tarefas manuais e repetitivas, melhorando a eficiência operacional do processo. 

Isso permite que o departamento pessoal possa direcionar seus esforços para atividades que possuem mais valor e dependem da atenção humana.

  1. Conformidade legislativa

Se manter em conformidade com a lei muitas vezes é uma verdadeira atividade de “pular a fogueira”, especialmente no Brasil, onde as regulamentações trabalhistas estão em constante mudança.

Nessa realidade, as soluções tecnológicas de controle de ponto podem ajudar as empresas a manter a conformidade com essas regulamentações.

Isso pode ser feito por meio da automatização do cálculo de horas extras, organização do banco de horas,  rastreamento de licenças e férias e muito mais.

  1. Melhor embasamento para a tomada de decisões

Um dos pontos fortes dos pontos eletrônicos digitais é que estas são soluções tecnológicas de controle de ponto que podem gerar dados valiosos sobre a produtividade, presença e ausência dos funcionários. 

Baseado nisso, a empresa pode usufruir dessas informações para avaliação de desempenho e tomada de decisões estratégicas. 


Além disso, essas análises ainda permitem que a empresa identifique áreas de melhoria, planeje a capacidade de pessoal e possua melhor tato para alocar os recursos financeiros. 

  1. Otimização da experiência do funcionário

O uso de soluções tecnológicas mais modernas para controle de ponto pode melhorar a experiência dos funcionários graças às facilidades que esses sistemas permitem.

Os aplicativos atuais permitem o acesso móvel, interfaces de usuário intuitivas e recursos de autosserviço permitem que os colaboradores registrem suas horas de trabalho de maneira conveniente e eficiente.

Como funciona o ponto eletrônico digital em 2023?

Como já se sabe, realizar o controle de ponto manual está sujeito a erros humanos, como registros incorretos ou falta de registros. 

Nessa realidade, com soluções tecnológicas você pode garantir um registro mais confiável e preciso das horas trabalhadas. 

Em 2023, o mercado já oferece recursos que são tão avançados que vão além desse registro.

Vamos conhecer quais são eles?

Integração com outras tecnologias

À medida que a tecnologia continua evoluindo, o ponto digital digital também evolui e hoje, é possível encontrar registros de ponto com reconhecimento facial, autenticação biométrica ou geolocalização. 

Essa é uma forma segura de aumentar a precisão e a segurança dos registros de ponto.

Acesso remoto

Com o crescente uso de dispositivos móveis e do trabalho remoto é cada vez mais necessário que os funcionários registrem suas horas de onde estiverem.

Isso é possível usando smartphones ou tablets por meio de aplicativos inteligentes de gestão de ponto!

Integração com outros sistemas

Atualmente, os pontos eletrônicos já se integram com outros sistemas e softwares, como folha de pagamento, recursos humanos e gestão de projetos. 

Dessa forma, é possível reduzir erros e fornecer uma visão mais abrangente dos dados relacionados aos funcionários.

Conformidade regulatória

Os sistemas de ponto eletrônico digital já possuem atualizações e adaptações a regulamentações trabalhistas e legislações do país.

Isso inclui recursos como alertas de horas extras, conformidade com leis de licença e férias, e garantia de conformidade com os requisitos de privacidade de dados.


Outras tendências para o DP ficar antenado! 

Para o futuro do Departamento Pessoal, o ponto eletrônico não é o único queridinho! Os sistemas integrados, uso da inteligência artificial e a melhor gestão de dados estão em alta.

Vem ver como cada uma dessas tendências atuam na gestão de pessoas:

  1. Sistemas Integrados

Sem dúvidas, uma das principais tendências do RH são os sistemas integrados que otimizam diferentes processos e sistemas dentro do RH. 

Esses sistemas organizam atividades como folha de pagamento, recrutamento, treinamento, avaliação de desempenho, gestão de talentos, entre outros. 

Por meio de sistemas integrados, o RH pode obter uma visão mais abrangente e integrada dos dados e processos relacionados aos colaboradores.

Dessa forma, é facilitada a tomada de decisões estratégicas e a gestão eficiente do ativo humano.

  1. Uso de Inteligência Artificial 

A inteligência artificial está presente nos mais diversos espaços em uma empresa, inclusive se faz muito necessária no Departamento Pessoal.

Ferramentas inteligentes podem automatizar tarefas repetitivas e processamento de dados. 

Não somente, a IA ainda pode ajudar, também, o setor de RH, na análise de dados de desempenho e competências para auxiliar no recrutamento, desenvolvimento de talentos e avaliação de desempenho. 

  1. Gestão de Dados

Com a quantidade crescente de dados disponíveis, é de grande importância implementar estratégias eficazes de gestão de dados.

Nessa realidade, a utilização de ferramentas de análise de dados, a definição de indicadores-chave de desempenho (KPIs) relevantes e a adoção de práticas de governança de dados se tornam realmente relevantes. 

Por meio de uma gestão eficiente de dados, o departamento passa a identificar tendências, antecipar necessidades e otimizar processos.

Tendências super interessantes, não é mesmo? Se você gostou desse artigo, fique a vontade para ver mais posts sobre gestão do RH no nosso blog!

Conteúdo produzido por Genyo

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