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Saiba como realizar a promoção de funcionários na sua empresa

Saiba como realizar a promoção de funcionários na sua empresa

A promoção de funcionários é um momento muito importante para as empresas e aguardado com ansiedade pelos profissionais.

A partir de uma avaliação criteriosa dos colaboradores, podemos promover mudanças no quadro, de maneira a satisfazer as demandas da organização e também recompensar os esforços.

Neste artigo você vai aprender mais sobre o conceito e os critérios para realizar a promoção de funcionários em sua empresa.

O que é uma promoção de funcionários?

A promoção de funcionários se caracteriza por sua movimentação dentro da hierarquia da empresa. Para que seja caracterizada como “promoção”, a mudança precisa avançar um profissional já contratado para um cargo com maiores responsabilidades e/ou maior remuneração.

Ao promover um funcionário, estamos reconhecendo os resultados positivos que ele trouxe para a empresa. Esse reconhecimento vem junto do voto de confiança de que aquele profissional está pronto para alçar a um cargo de maior importância para a organização.

É ideal que a promoção não seja decidida às pressas para sanar uma necessidade urgente.

De maneira ideal, o RH – setor responsável por organizar a mudança – precisa ter planos de carreira sólidos já prontos. Eles nos indicam quem deve ser considerado para uma promoção e quais são os critérios para a seleção. Então, quando o cargo vagar, fica fácil decidir quem será promovido.

A importância da promoção de funcionários

Na hora de buscar por profissionais para cargos de chefia, muitas empresas se voltam logo para o mercado de trabalho. O foco é um recrutamento para encontrar o profissional mais experiente e qualificado. Acontece que esse nem sempre é o caminho mais estratégico.

A promoção de funcionários propõe o movimento inverso: em vez de abrir processos seletivos externos, buscamos avaliar internamente quais colaboradores têm os requisitos da vaga. Essa alternativa traz benefícios para ambas as partes.

Para a empresa, a substituição do cargo vacante se dá de maneira mais rápida e barata quando há promoção interna.

O colaborador promovido já está acostumado com os aspectos da cultura organizacional, o que facilita sua ambientação e o treinamento para o cargo. Além disso, a promoção também é vantajosa para o colaborador que se sente valorizado em seus esforços.


Os objetivos da promoção de funcionários

A promoção de funcionários traz diversas vantagens para a organização. Seus objetivos são argumentos a favor de seu uso dentro dos processos seletivos – saiba mais:

Motivação para o colaborador

A motivação para o colaborador é um dos primeiros benefícios que podemos citar para a empresa que deseja apostar na promoção dos funcionários. Quando incluímos essa prática nas políticas do RH, o profissional tem um horizonte para onde direcionar seus esforços.

A motivação surge, então, como uma consequência positiva da prática. O trabalhador entende que existe possibilidade de crescimento, isso o motiva a seguir em frente. Além disso, cada promoção surge com seus desafios que servem de motivação no novo cargo.

Reconhecimento de esforços

De nada adianta exigir e cobrar resultados sem nunca reconhecer os esforços da equipe. A promoção dos funcionários surge justamente como uma forma clara de reconhecer o desempenho profissional.

Ao confiar o profissional com um novo cargo com salário melhor, a gestão demonstra que presta atenção nos esforços e está disposta a recompensar de acordo.

Incentivo a capacitação

Para além de reconhecer os esforços cotidianos, a presença de uma política de promoção interna funciona como incentivo para que o colaborador busque desenvolvimento profissional.

Ele se sente incentivado pelas oportunidades de crescimento e, por isso, vai atrás de capacitações e treinamentos para que ele seja cogitado para as próximas vagas que surgirem.

Estratégia organizacional 

Do ponto de vista da empresa, a promoção de funcionários sempre é mais interessante do que iniciar recrutamentos do zero. Primeiro, porque é muito mais fácil contratar e treinar indivíduos que já fazem parte da empresa e compreendem sua cultura organizacional.

Esse caminho também se consolida como mais estratégico ao eliminar grande parte dos custos que teríamos como um recrutamento aberto ao público externo.

Atração e retenção de talentos

Por fim, a promoção de funcionários garante o estabelecimento de planos de carreira sólidos para os colaboradores. Isso contribui para melhorar o employer branding da organização. Com boa fama no mercado, se torna muito mais fácil atrair e reter os profissionais talentosos em seu quadro.

Os principais critérios para promoção de funcionários

Na hora de promover funcionários, existem alguns critérios que exigem atenção. Assim, podemos garantir promoções assertivas de acordo com as competências e atitudes de cada profissional.

Competência para o cargo

Ao recrutar para uma vaga, é preciso se certificar de que o candidato está apto para ocupar aquela posição – o mesmo vale para as promoções. Junto da chefia do departamento responsável, o profissional do RH vai averiguar o perfil dos candidatos e contrastar os currículos com os requisitos básicos da promoção.

Perfil de liderança

Não é só de cursos e capacitações que vive um profissional. O perfil de liderança é uma das soft skills que vale consideração. Esse aspecto é especialmente importante no caso das promoções.

Em geral, elas elevam o colaborador para um cargo de maior responsabilidade ou até mesmo chefia. Certamente é um desafio que fica muito mais fácil se há certa pré-disposição para as funções.

Postura pessoal

A postura pessoal é outra soft skill bastante importante no contexto da promoção de funcionários. Aqui, não vamos avaliar nenhuma competência técnica, mas comportamental.

Queremos saber se o candidato tem bom comportamento frente às condições do cenário atual. Em alguns casos, ele precisa saber lidar com o trabalho em grupo e em outros será preciso trabalhar bem sob pressão — tudo depende da vaga.


Engajamento com a equipe

Muitos dos casos de promoção de funcionários dizem respeito a uma pessoa que foi alçada a uma posição de liderança. Ele será responsável por um time de pessoas e deve ser capaz de liderá-los de maneira satisfatória.

O engajamento prévio com a equipe é essencial e, por isso, um dos critérios que precisam ser considerados.

Proatividade

Hoje em dia, nenhuma empresa quer mais um funcionário que age de maneira passiva quanto ao seu trabalho. É preciso demonstrar engajamento e proatividade para resolver as questões de maneira satisfatória e sustentável.

Os novos modelos de gestão abrem mão do trabalho de micro gerenciamento. Então, cabe ao funcionário se organizar para fazer a gestão de suas demandas no tempo da jornada.

Flexibilidade

Na maioria dos casos, a promoção de funcionários promove uma mudança grande e brusca na vida do trabalhador. Isso significa que ele precisará ser flexível para abraçar a nova realidade e renunciar a sua rotina antiga.

Esse é mais um aspecto que precisa ser considerado durante a seleção para que possamos promover os funcionários mais flexíveis e que, portanto, melhor se adaptarão.

Ética

A ética é mais uma soft skill que afeta não só as escolhas de promoção, mas todo o desempenho do profissional.

Toda empresa busca colaboradores que vão agir de maneira honesta sem prejudicar outras pessoas para alcançar seus objetivos. Por isso, a ética sempre é um critério quando o RH seleciona para uma vaga.

Coletividade

A coletividade tem que estar presente na vida de todo profissional que trabalha em equipe. No caso das promoções, isso se torna ainda mais importante, pois o colaborador passa a ser responsável pelo grupo.

O envolvimento com as questões coletivas é o que diferencia os chefes dos líderes. Portanto, um critério importante para promoção de funcionários.

Comunicação interpessoal

Por fim, a comunicação interpessoal é um aspecto que não pode ser deixado de lado. Ao alçar para posições de liderança, o profissional verá crescer suas responsabilidades.

Ele precisa saber se comunicar de maneira transparente, empática e didática sempre que possível. Isso é ainda mais verdade quando ele passa a liderar um time.

Como conduzir a promoção de funcionários?

Existem alguns aspectos importantes que precisamos considerar sempre que estivermos conduzindo um processo de promoção de funcionários — saiba mais:

Avaliação dos critérios

A avalição do trabalhador de acordo com os critérios da vaga/organização é um dos primeiros passos. Primeiro, precisamos entender quais são os requisitos da vaga e em seguida averiguar dentro do quadro atual quais funcionários se aproximam mais do que o cargo pede.

Comunicação ao selecionado

A comunicação é essencial para garantir transparência em seus processos seletivos. Assim que você escolher aqueles que melhor se encaixam aos critérios, precisará comunicar sua escolha aos candidatos.

Para o escolhido, a proposta precisa ser atrativa e deixar claro que essa é uma oportunidade para colaborador e empresa crescerem juntos.

Processos de onboarding

Onboarding é o nome do processo de aclimação do novo profissional com a organização/empresa. No caso das promoções internas, já temos meio caminho andado – o colaborador já conhece a cultura organizacional. Basta, então, cuidar dos aspectos específicos daquela vaga e da posição hierárquica que o colaborador vai ocupar.

Mensuração da performance

Depois de contratar, é importante que o RH continue um acompanhamento de perto do profissional para ver como ele está se adaptando ao novo desafio.

A mensuração da performance é importante nesse momento pois nos indica se o processo de onboarding foi satisfatório ou se existe alguma deficiência no treinamento.


Aproveite os benefícios da promoção de funcionários

A promoção de funcionários é um caminho bastante interessante para a empresa que precisa preencher cargos estratégicos sem gastar muito tempo ou dinheiro com recrutamento.

Ao olhar para a equipe interna para promover, conseguimos também motivar os colaboradores para se dedicarem cada vez mais com foco na promoção.

Os benefícios de selecionar internamente são muitos. Seja qual for sua escolha, o mais importante é se atentar aos critérios e construir junto das lideranças modelos que garantam a prosperidade de ambas as partes.

E em sua empresa, como funciona o processo de promoção? Faça um comentário no post contando pra gente!

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Co-Founder da Sociis RH

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