Qual seria o futuro do DP? Ponto eletrônico digital em 2023
Qual seria o futuro do DP? Ponto eletrônico digital em 2023
Pensando em modernizar o seu Departamento Pessoal (DP)? Saiba que existem muitas tendências para o setor, inclusive o uso do ponto digital!
Estamos em um momento de grandes avanços tecnológicos, onde as empresas passam pelo processo de transformação digital.
Nesse cenário, o DP não poderia ficar de fora e também está passando por mudanças significativas.
Dentre as atividades que passaram a ser automatizadas e geridas por tecnologias cada vez mais inteligentes está o controle de ponto, que vem se adaptando às novas realidades por meio do ponto eletrônico digital.
Essa transição para sistemas digitais traz consigo uma série de benefícios, como precisão, eficiência e conformidade com as leis trabalhistas.
Não somente, outras tendências estão moldando o futuro do DP, como a integração de sistemas, os avanços na aplicação da inteligência artificial e a gestão estratégica de dados.
E aí, quer ficar por dentro do tema e se atualizar? Então, continue a leitura conosco e veja como essas transformações podem impactar a gestão de pessoas na sua empresa.
Vem com a gente!
Por que a tecnologia é tão importante para o Departamento Pessoal?
Ouvimos constantemente que os setores departamento pessoal e recursos humanos devem ser altamente humanizados e isso é verdade.
Mas isso não quer dizer que o departamento pessoal não possa e nem deva utilizar tecnologias para otimizar as atividades.
A gestão de pessoas possui um papel crucial na gestão e no desenvolvimento dos colaboradores de uma organização e é por isso que acompanhar as tendências tecnológicas é tão fundamental.
Entre as tendências, o ponto eletrônico digital é o que vem ganhando mais destaque, sendo uma solução tecnológica que oferece uma maior eficiência operacional.
Benefícios do ponto eletrônico para o DP e para os colaboradores
Dentre os benefícios que o ponto eletrônico digital pode proporcionar para a sua empresa, podemos citar:
- Automatização de tarefas
Sem dúvidas, um dos pontos fortes de contar com o ponto digital é a possibilidade de automatizar tarefas manuais e repetitivas, melhorando a eficiência operacional do processo.
Isso permite que o departamento pessoal possa direcionar seus esforços para atividades que possuem mais valor e dependem da atenção humana.
- Conformidade legislativa
Se manter em conformidade com a lei muitas vezes é uma verdadeira atividade de “pular a fogueira”, especialmente no Brasil, onde as regulamentações trabalhistas estão em constante mudança.
Nessa realidade, as soluções tecnológicas de controle de ponto podem ajudar as empresas a manter a conformidade com essas regulamentações.
Isso pode ser feito por meio da automatização do cálculo de horas extras, organização do banco de horas, rastreamento de licenças e férias e muito mais.
- Melhor embasamento para a tomada de decisões
Um dos pontos fortes dos pontos eletrônicos digitais é que estas são soluções tecnológicas de controle de ponto que podem gerar dados valiosos sobre a produtividade, presença e ausência dos funcionários.
Baseado nisso, a empresa pode usufruir dessas informações para avaliação de desempenho e tomada de decisões estratégicas.
Além disso, essas análises ainda permitem que a empresa identifique áreas de melhoria, planeje a capacidade de pessoal e possua melhor tato para alocar os recursos financeiros.
- Otimização da experiência do funcionário
O uso de soluções tecnológicas mais modernas para controle de ponto pode melhorar a experiência dos funcionários graças às facilidades que esses sistemas permitem.
Os aplicativos atuais permitem o acesso móvel, interfaces de usuário intuitivas e recursos de autosserviço permitem que os colaboradores registrem suas horas de trabalho de maneira conveniente e eficiente.
Como funciona o ponto eletrônico digital em 2023?
Como já se sabe, realizar o controle de ponto manual está sujeito a erros humanos, como registros incorretos ou falta de registros.
Nessa realidade, com soluções tecnológicas você pode garantir um registro mais confiável e preciso das horas trabalhadas.
Em 2023, o mercado já oferece recursos que são tão avançados que vão além desse registro.
Vamos conhecer quais são eles?
Integração com outras tecnologias
À medida que a tecnologia continua evoluindo, o ponto digital digital também evolui e hoje, é possível encontrar registros de ponto com reconhecimento facial, autenticação biométrica ou geolocalização.
Essa é uma forma segura de aumentar a precisão e a segurança dos registros de ponto.
Acesso remoto
Com o crescente uso de dispositivos móveis e do trabalho remoto é cada vez mais necessário que os funcionários registrem suas horas de onde estiverem.
Isso é possível usando smartphones ou tablets por meio de aplicativos inteligentes de gestão de ponto!
Integração com outros sistemas
Atualmente, os pontos eletrônicos já se integram com outros sistemas e softwares, como folha de pagamento, recursos humanos e gestão de projetos.
Dessa forma, é possível reduzir erros e fornecer uma visão mais abrangente dos dados relacionados aos funcionários.
Conformidade regulatória
Os sistemas de ponto eletrônico digital já possuem atualizações e adaptações a regulamentações trabalhistas e legislações do país.
Isso inclui recursos como alertas de horas extras, conformidade com leis de licença e férias, e garantia de conformidade com os requisitos de privacidade de dados.
Outras tendências para o DP ficar antenado!
Para o futuro do Departamento Pessoal, o ponto eletrônico não é o único queridinho! Os sistemas integrados, uso da inteligência artificial e a melhor gestão de dados estão em alta.
Vem ver como cada uma dessas tendências atuam na gestão de pessoas:
- Sistemas Integrados
Sem dúvidas, uma das principais tendências do RH são os sistemas integrados que otimizam diferentes processos e sistemas dentro do RH.
Esses sistemas organizam atividades como folha de pagamento, recrutamento, treinamento, avaliação de desempenho, gestão de talentos, entre outros.
Por meio de sistemas integrados, o RH pode obter uma visão mais abrangente e integrada dos dados e processos relacionados aos colaboradores.
Dessa forma, é facilitada a tomada de decisões estratégicas e a gestão eficiente do ativo humano.
- Uso de Inteligência Artificial
A inteligência artificial está presente nos mais diversos espaços em uma empresa, inclusive se faz muito necessária no Departamento Pessoal.
Ferramentas inteligentes podem automatizar tarefas repetitivas e processamento de dados.
Não somente, a IA ainda pode ajudar, também, o setor de RH, na análise de dados de desempenho e competências para auxiliar no recrutamento, desenvolvimento de talentos e avaliação de desempenho.
- Gestão de Dados
Com a quantidade crescente de dados disponíveis, é de grande importância implementar estratégias eficazes de gestão de dados.
Nessa realidade, a utilização de ferramentas de análise de dados, a definição de indicadores-chave de desempenho (KPIs) relevantes e a adoção de práticas de governança de dados se tornam realmente relevantes.
Por meio de uma gestão eficiente de dados, o departamento passa a identificar tendências, antecipar necessidades e otimizar processos.
Tendências super interessantes, não é mesmo? Se você gostou desse artigo, fique a vontade para ver mais posts sobre gestão do RH no nosso blog!
Conteúdo produzido por Genyo
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