Dinâmica para fazer online com a equipe: conheça sua importância e vantagens
No último ano, o mundo inteiro foi surpreendido por uma crise sanitária que transformou completamente nossas rotinas. De repente, eventos simples como uma reunião de família ou um treinamento de trabalho precisaram ser revistos para atender aos protocolos de segurança e distanciamento.
De lá para cá, muita coisa mudou. A vacinação avança, mas, especialistas orientam que essa pandemia ainda está longe do fim. Dentro desse novo contexto, muitos gestores de recursos humanos se encontram perdidos sobre como adaptar as dinâmicas para fazer online. Por isso, reunimos aqui algumas dicas para você passar por essa fase de maneira mais tranquila.
A pandemia e o novo normal
A pandemia do coronavírus mudou drasticamente vários aspectos de nossa vida. Já não podíamos mais encontrar amigos, família e muito menos nos reunir no ambiente de trabalho. As novas diretrizes pegaram todos de surpresa no início de 2020. Mas, aos poucos a vida voltou a caminhar e encontramos novas formas de realizar antigas atividades.
Com o tempo, percebemos que o “novo normal” – como foi chamado – não tinha nada de normal. A realidade imposta pela pandemia é limitante em diversos aspectos, principalmente para aquelas empresas que não tinham a internet incorporada em seus processos.
O tempo passou e nós aprendemos a nos adaptar às novas condições. Não à toa, os números de compra pela internet aumentaram muito no período. Na televisão, reprises de novelas antigas passaram a ocupar uma grade que não tinha mais como sustentar programas inéditos. As escolas fecharam e os escritórios também.
Em casa, aprendemos a separar um mesmo ambiente entre escritório, academia, sala de aula e mais uma infinidade de funções. A vida precisava caminhar e nós caminhos juntos com ela dentro dos limites possíveis.
O home office se torna uma realidade
Quando o assunto é trabalho, uma das principais mudanças que pudemos sentir foi a adoção mais ampla do teletrabalho. Popularmente conhecido como home office, esse sistema traz o ambiente de trabalho para dentro das casas de cada colaborador. Com isso, toda comunicação e troca de informações se dá pela internet.
Como reflexo da situação, o número de profissionais trabalhando de casa aumentou bastante. Segundo dados de pesquisa do Instituto DataSenado, mais da metade dos brasileiros havia tido contato com esse modelo em outubro de 2020.
Ainda que tenha se tornado mais comum nos últimos meses, o home office não é exatamente uma novidade. A previsão da possibilidade de trabalho remoto já é considerada pela Consolidação de Leis Trabalhistas há algumas décadas. Com a Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), a CLT passou a contar com um capítulo exclusivo para tratar do tema.
A importância de manter o engajamento no teletrabalho
A pandemia trouxe diversos desafios para nosso cotidiano. As limitações de encontro e a preocupação com a saúde de quem amamos com certeza afetam na produtividade. Para piorar, o modelo de home office dificulta o contato entre colegas de trabalho e a troca de informações. Com a comunicação direta prejudicada, gestores de RH precisam ser capazes de utilizar a internet para garantir o engajamento de todos os funcionários.
No fluxo do cotidiano, muitas vezes acabamos nos esquecendo de olhar para o todo e nos distraímos do objetivo principal. São detalhes que poderiam saltar ao olho no local de trabalho, mas, acabam passando desapercebido quando estamos em casa.
Por isso, o gestor de RH precisa cuidar para que todos os profissionais mantenham o engajamento. Mesmo de longe, é importante ter a equipe alinhada sob uma mesma perspectiva e missão. Essa é a única forma de garantir boa produtividade de maneira sustentável.
Por que fazer dinâmicas online?
Dentro do contexto pandêmico, as aglomerações se tornaram perigosas e por isso mais raras. Esse novo modelo de trabalho, com foco no home office, nem sempre é o melhor para gerir equipes.
Com menos contato, existe uma tendência que as relações se desgastem. O que antes podia ser comunicado facilmente em uma reunião de alinhamento precisa de ferramentas como e-mail e videoconferência.
É importante contar técnicas para garantir o bom engajamento do time de maneira constante. Uma boa saída podem ser as dinâmicas para fazer online. Com diversas propostas e finalidades, elas são adaptadas de modelos que já eram utilizados presencialmente. Portanto, já sabemos que funcionam para aquilo que se propõem.
3 ideias de dinâmica online
As dinâmicas online são um caminho para que seja possível seguir com a vida mesmo dentro de um cenário anormal. A maioria parte de propostas que já existiam no presencial e foram adaptadas para o ambiente virtual.
As possibilidades são infinitas, limitadas apenas pela criatividade de cada setor de RH. Para te ajudar a visualizar e se inspirar, separamos abaixo três ideias de dinâmicas online.
Quatro quadrantes
A dinâmica dos quatro quadrantes se adapta bem ao ambiente online e é uma ótima pedida para quebrar o gelo entre a equipe.
Tudo que você precisa é de um quadro branco virtual como o Google Jamboard. Em seguida, você vai pedir para que os colaboradores dividam o espaço com duas linhas: uma na vertical e outra na horizontal.
Depois de criados os quatro quadrantes, o responsável pela dinâmica vai fazer algumas perguntas como:
- Qual legado você pretende construir na empresa?
- Qual foi um evento que mudou sua vida?
Os participantes terão de 5 a 10 minutos para desenhar suas respostas e depois serão convidados a compartilhar o resultado com o grupo.
Apresentação do produto
O funcionamento dessa dinâmica é bem simples. Como o nome indica, os participantes devem se organizar para apresentar um produto rapidamente. A escolha do item pode vir do catálogo da empresa ou, ainda, algo de fora.
A ideia aqui é avaliar as habilidades de persuasão e construção de argumentos de cada profissional. A dinâmica pode ser proposta para apresentação individual ou em grupos. No segundo caso, o RH consegue avaliar ainda a capacidade de colaboração e trabalho em grupo.
Sessão de brainstorming
Avançando um pouco mais, a sessão de brainstorming é indicada para empresas que já têm equipe formada e papéis bem estabelecidos. Essa dinâmica ajuda a desenvolver diversas habilidades, com destaque para o pensamento criativo para solucionar problemas.
A proposta é bem simples. Partimos de um problema – real ou fictício – e buscamos elaborar possíveis soluções para ele. Durante o brainstorming, é importante deixar a criatividade fluir livre e anotar absolutamente todas as soluções, até mesmo aquelas que possam soar estapafúrdias. Em um segundo momento, vamos revisitar as ideias para selecionar aquelas que têm mais chances de dar certo.
5 principais ferramentas e softwares
De nada adianta ter ideias sensacionais para fazer dinâmica online e não conseguir levá-las adiante por falta de recursos técnicos.
Pensando nisso, apresentamos abaixo cinco das principais ferramentas e softwares para garantir engajamento no teletrabalho.
1) Zoom
Desconhecido por muitos até o início da pandemia, o serviço de videoconferência Zoom se tornou um queridinho. Ideal para realizar reuniões de até 500 integrantes, ele tem sido utilizado por empresas, escolas, universidades e eventos online.
O serviço é gratuito e garante boa conexão em diversos dispositivos. Está disponível em versões para Windows, Linux, macOS, Android, iOS e ChromeOS. Para participar de uma reunião, basta ser convidado ou acessar com o link criado pelo anfitrião.
2) Google Meet
O serviço da gigante de tecnologia é ideal para realização de pequenas reuniões. Ele suporta ligações com até 100 participantes por vez. O acesso também é vinculado ao convite ou link.
O Google Meet está disponível em versões para Android, iOS e acesso pelo navegador. Ele é gratuito e tem acesso liberado para todos. Para ser anfitrião de uma chamada, porém, é preciso ter uma conta no Gmail.
3) Skype
O Skype talvez seja a opção mais tradicional de toda essa lista. A ferramenta ficou famosa nos anos 2000 por apresentar uma solução de videoconferência com qualidade acima das concorrentes.
Por ser mais antigo, o programa hoje tem suas limitações. Na versão básica, é possível fazer ligações que comportam 50 participantes por vez. Na versão Business (descontinuada recentemente), esse limite era expandido para 250 participantes.
O Skype é gratuito e está disponível para download em dispositivos Windows, macOS, Linux, Android, iOS, HoloLens, Xbox One e Xbox Series X/S.
4) Microsoft Teams
O Microsoft Teams nasceu em 2017 como uma ferramenta de chat interno para empresas com soluções parecidas com o Slack. De fato, a intenção era criar uma alternativa a concorrente.
O serviço traz soluções de chat, fóruns, compartilhamento de arquivos, ambientes de aprendizado e videoconferência. Com a descontinuação do Skype Business, o Teams incorporou muitas de suas funções, como a reunião online com grandes grupos.
O Microsoft Teams está disponível gratuitamente em versões para Windows, Linux, macOS, Android, iOS e acesso pelo navegador.
5) Slack
Fonte de inspiração para a Microsoft, o Slack já esteve inclusive na mira de aquisições da companhia. Sem a concretização da compra, o serviço se tornou um dos gigantes do setor de comunicação corporativa.
Suas soluções incluem chats persistentes (canais), mensagens privadas e a possibilidade de agrupamento de equipes por assuntos. Por meio de seu API, é possível integrar com outras plataformas de gestão como Google Drive, Trello, Zendesk e Zapier.
O Slack é gratuito e pode ser acessado pelo navegador ou por meio de aplicativos para Windows, macOS, Android e iOS.
Fortaleça sua gestão de recursos humanos
O distanciamento causado pela pandemia afeta diretamente as relações e compromete a comunicação interna das empresas. Com o tempo, isso acaba desgastando as relações e desengajando sua equipe. Esse é um cenário que nenhum gestor de RH deseja.
Por isso, é importante investir em dinâmicas para fazer online que possam fortalecer a sua gestão durante os períodos de isolamento. Todo investimento vai valer a pena quando você tiver um RH fortalecido e uma equipe engajada.
Equipe Sociis RH
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