Enter your keyword

Como estruturar o orçamento do setor de RH? Aprenda aqui!

Como estruturar o orçamento do setor de RH? Aprenda aqui!

Como estruturar o orçamento do setor de RH? Aprenda aqui!

O orçamento do RH merece atenção especial. Quando é estruturado da forma correta, garante que todas as tarefas possam ser cumpridas dentro do previsto. Por outro lado, o descontrole quanto aos gastos torna o setor menos estratégico e preparado para atender às demandas essenciais.

Então, fazer a estruturação é essencial para que o negócio tenha chances de sucesso. São as pessoas que fazem a organização e garantir que o setor tenha os recursos necessários faz toda a diferença para o crescimento e para a consolidação no mercado.

Para descobrir como fazer a estruturação, veja algumas dicas e cuide do orçamento do RH de forma otimizada.

Faça uma boa definição de custos

O primeiro passo para executar o processo é definir corretamente quais são os custos do setor. Considere, por exemplo, os encargos trabalhistas, os salários e os benefícios. Para tanto, elaborar um bom plano de cargos e salários ajuda a definir os gastos.

Também é importante pensar nos investimentos relacionados aos treinamentos e capacitações. Prever parte dos recursos para a tarefa auxilia a conquistar o desenvolvimento de lideranças e de profissionais melhores.

Tenha um planejamento e objetivos claros

Na sequência, a estruturação do orçamento do RH passa pela elaboração de um planejamento completo. É preciso, em primeiro lugar, criar cenários otimistas, pessimistas e realistas. Preveja como os recursos devem ser usados em cada contexto, de modo a evitar imprevistos e surpresas desagradáveis.

Quanto aos objetivos, estabeleça as prioridades para o setor. Se o mais importante para o ano ou semestre é formar novas lideranças, os custos devem ser direcionados por esse caminho. Com metas claras, é fácil fazer com que o dinheiro seja usado da maneira adequada.

Mantenha o controle sobre os gastos

Para garantir o cumprimento do planejamento, é essencial estabelecer um acompanhamento completo quanto às despesas. Nenhuma ação deve ser tomada sem consultar a previsão financeira e quais são os impactos em relação ao orçamento de RH.

Essa etapa é muito importante porque vários gestores perdem o domínio sobre os custos. Então, na hora de realizar o orçamento e redistribuir os recursos, a conta não fecha — e a há a perda da capacidade estratégica. Com o controle, é mais fácil fazer adaptações, impedir o desperdício e conhecer para onde vai o dinheiro.


Tome cuidado com demissões e promoções

As mudanças no quadro de funcionários tem grande impacto nos custos. Quando alguém é demitido, não há apenas o pagamento dos valores de direito. Há a necessidade de fazer um novo processo de seleção, bem como de treinar o novo colaborador. Já uma promoção leva à exigência de pagar salários e benefícios maiores, além de reestruturar as posições abaixo.

Ambas as decisões têm impacto nos custos e, por isso, devem ser tomadas com cuidado. É essencial que o RH demonstre essas questões para os gestores diretos, de modo a ter uma abordagem muito eficiente quanto às despesas.

Baseie-se em dados

A estruturação do orçamento não pode ser feita pela tentativa e erro ou baseada em um feeling empresarial. Como é algo determinante para o sucesso e para o desenvolvimento do negócio, é essencial basear-se em dados.

Utilizar as tecnologias, como um sistema de gestão, permite coletar e analisar informações com muita confiabilidade. Os recursos também são úteis para realizar o acompanhamento e, enfim, estruturar a tomada de decisão. Ao final, os valores são aplicados de um jeito muito efetivo e dentro do planejamento.

O orçamento de RH de uma empresa tem que ser bem estruturado para ser aplicado da melhor maneira. Com essas dicas, a tarefa se torna mais fácil de ser executada e oferece resultados melhores.

Ficou com alguma dúvida? Fale com um dos nossos Consultores, ajudaremos o seu RH a ser mais estratégico!

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.