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O que são soft skills e como desenvolvê-las na empresa?

O que são soft skills e como desenvolvê-las na empresa?

Para entender bem o que são soft skills, é preciso pensar em um conjunto de habilidades do colaborador enquanto indivíduo, e não considerar apenas a sua capacidade técnica. Elas são comportamentos e traços de personalidade que podem contribuir para uma melhor adaptação do profissional à equipe.

Dessa forma, elas vão bem além dos cursos e da execução do trabalho. Trata-se de qualidades de cunho social, que podem ser determinantes para o sucesso de um projeto. Que tal entender melhor esse conceito e aprender a aplicá-lo na sua empresa? Leia mais para conferir!

Entenda melhor o que são soft skills

Enquanto as hard skills são características técnicas, como graduações, cursos e habilidades práticas de realização de tarefas, as soft skills são um pouco mais subjetivas. Elas são inerentes à personalidade e ao comportamento do indivíduo, algo que em empresas com modelos de gestão horizontal, por exemplo, é cada vez mais necessário.

Elas estão relacionadas à prática social, à inteligência emocional e à habilidade de lidar com o próximo e administrar crises. Dentre elas, podemos destacar algumas que são muito apreciadas no mundo corporativo:

  • flexibilidade;
  • facilidade de comunicação;
  • colaboração;
  • bom gerenciamento do tempo;
  • empatia;
  • capacidade de adaptação.

Um profissional que reúna essas características consegue interagir mais adequadamente com os colegas e promover uma melhora no ambiente de trabalho, o que favorece bastante a produtividade e a eficiência da equipe.


Descubra como desenvolver essas habilidades na sua equipe

Embora grande parte dessas características seja resultado de fatores como a criação, a educação e a história de vida do indivíduo, é possível despertá-las e desenvolvê-las no seu time. Quer saber como fazer isso? Veja algumas sugestões, a seguir.

Treine e eduque os colaboradores

Cada pessoa é única e é impossível conhecê-la tão a fundo a ponto de prever seus comportamentos. Contudo, é possível educá-la e treinar suas aptidões dentro da cultura organizacional da sua empresa.

Para aprimorar e desenvolver soft skills, é interessante promover treinamentos que estimulem o convívio social. Dinâmicas, reuniões periódicas, eventos corporativos e até mesmo esportivos podem ser de grande valor.

Assim, seu time será estimulado a trabalhar em equipe e realizar atividades que demandam as características que você quer aprimorar. Gincanas que envolvam a realização de tarefas em um período determinado pode ser uma boa maneira, por exemplo, de aperfeiçoar o gerenciamento do tempo.

Desenvolva uma boa cultura de feedbacks

Uma cultura sólida de feedbacks é muito importante para desenvolver soft skills na sua equipe. Com o retorno bem direcionado, os colaboradores recebem a oportunidade de entender suas fraquezas e aprimorar suas virtudes. Afinal, nem todo mundo consegue perceber de forma espontânea exatamente em quais pontos precisa melhorar, certo?

>> Leitura recomendada: Feedback positivo x negativo: como ser mais assertivo

Concentre-se nas habilidades mais importantes

Existem muitas soft skills interessantes para o meio corporativo. No entanto, é impossível trabalhar todas de uma só vez. Por essa razão, faça um diagnóstico das maiores carências na sua empresa e se concentre nelas.

Seus colaboradores são desorganizados? Perdem tempo? São individualistas? Têm dificuldade de se comunicar? Questione quais dessas deficiências são mais prejudiciais no momento e coloque suas forças nelas, uma de cada vez. Dessa maneira, os resultados serão mais rápidos e consistentes.

Entender o que são soft skills e como desenvolvê-las na sua empresa é muito importante para o desempenho dos colaboradores. Com as habilidades corretas, você melhora a convivência e a interação dentro da equipe, reduzindo o turnover e aumentando a produtividade.

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Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Co-Founder da Sociis RH

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