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Gestão da performance: potencialize os resultados da sua equipe

Gestão da performance: potencialize os resultados da sua equipe

  • Posted: 14/10/2024
  • By: Bianca Andrade
  • Category: Avaliação de Desempenho
  • Comment: 0

Você já ouviu falar em gestão da performance? Essa prática consegue potencializar os resultados da equipe por meio de práticas que estimulem o engajamento, fazendo com que os trabalhadores fiquem mais envolvidos nas atividades e atuem com maior senso de pertencimento em relação à empresa.

Quer saber exatamente do que se trata e como aplicar esse conceito na sua organização? Então, continue a leitura!

O que é gestão de performance e para que serve?

A gestão de performance baseia-se na aplicação de métricas para acompanhar o desempenho dos profissionais, avaliando pessoas e processos. Com base nesses indicadores, é possível realizar feedbacks, propor melhorias e até oferecer treinamentos que embasem um desempenho mais consistente e satisfatório.

Essa gestão pode ser vista como um painel de controle, no qual os líderes conseguem acompanhar os resultados que a equipe apresenta e como isso afeta o alcance das metas da empresa.

Partindo dessas informações, é possível fazer uma administração mais eficiente, direcionando esforços e colaborando com o desenvolvimento de habilidades que caminhem lado a lado com os objetivos da corporação.

Como aplicar a gestão de performance no ambiente corporativo?

Para alcançar esse nível, é possível implantar algumas práticas que favorecem a gestão da performance na empresa. Destacamos as principais, a seguir.

Adote métricas durante o processo

Como dissemos, a gestão de performance precisa de métricas para avaliar e acompanhar os resultados dos diversos processos. Para isso, é importante que você tenha esses indicadores bem estabelecidos. Eles devem retratar o que é essencial para o sucesso da empresa.

Se falamos de uma fábrica, por exemplo, podemos adotar os números de produção e de erros nos produtos como métricas. Se é uma prestadora de serviços, a satisfação do cliente e o índice de solução de problemas são pontos importantes. Avalie o ramo do negócio e adote indicadores coerentes com o setor.

Estude a equipe

Uma equipe de trabalho é composta por pessoas com diferentes características e habilidades. O gestor deve entender o que cada funcionário tem a oferecer individualmente e como ele funciona em conjunto, compreendendo as competências de cada um e o que é preciso desenvolver para construir uma equipe de alta performance.

Guia construção equipe alta performance

Proporcione políticas de bonificação

O reconhecimento é um ponto importante para a motivação do profissional. Adote políticas de bonificação que premiem os colaboradores com melhor desempenho. Além de oferecer a recompensa por um trabalho bem-feito, essa prática ajuda a motivar o restante da equipe.

>> Leitura recomendada: Conheça os principais métodos de avaliação de desempenho de funcionários

Cuide da comunicação

Acompanhar o desempenho da equipe não deve ser apenas uma ação para pressionar os colaboradores. O intuito deve ser sempre incentivar as melhorias e fornecer um suporte para que o crescimento aconteça.

Para isso, estabeleça o diálogo com os profissionais, esclareça quais são as expectativas e dê feedbacks sobre o desempenho, além de dicas sobre como cada um pode entregar mais e melhor. Esse tipo de conversa cria uma relação de confiança e ajuda a fazer uma gestão mais eficiente.

Com as práticas de gestão da performance, os dois lados saem ganhando: a empresa alcança resultados melhores, conseguindo se destacar no mercado, e os profissionais têm a chance de se tornarem ainda mais completos, trabalhando com mais satisfação.

Quer conhecer mais soluções estratégicas que vão apoiar o trabalho do RH da sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Co-Founder da Sociis RH

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