Entrevista de competência: uma excelente ferramenta a se trabalhar!
A entrevista de competência é uma metodologia que pode ser usada para otimizar os processos seletivos. Seu principal objetivo é mensurar as habilidades de cada candidato ao cargo e, assim, fazer a melhor escolha.
É o caso de analisar o nível de conhecimento em um idioma, procedimento ou recurso. A partir disso, obter o melhor alinhamento. Embora a premissa seja simples, muitos gestores de RH ainda têm dificuldade de incorporar o processo. Afinal, ele deve ser implementado de forma altamente estratégica.
Para que não restem dúvidas, é preciso explorar a entrevista de competência como ferramenta de seleção e saber utilizá-la. Continue com a leitura e entenda como!
As vantagens do recrutamento por esse método
Um dos aspectos mais relevantes de adotar essa abordagem é a chance de criar uma seleção objetiva. Ao conhecer as competências importantes e fazer a análise dos perfis, fica fácil contratar a pessoa que se adéqua à vaga. Isso aumenta as chances de conquistar resultados melhores no futuro.
Também é um modo de otimizar a aderência do novo contratado e, portanto, de diminuir a rotatividade. É algo que fortalece a coesão e a atividade do time, já que pode demorar até 2 anos para um novo colaborador se ambientar totalmente e alcançar a produtividade do restante do grupo.
Com processos mais simples e efetivos, os custos diminuem e a atuação passa a ser especialmente estratégica.
As competências que devem ser avaliadas
Na hora de fazer uma entrevista de competência é preciso ter em mente quais serão os pontos avaliados. Nem todos os cargos exigem certa habilidade comportamental ou o conhecimento técnico em um assunto.
O ideal é verificar o que pede cada área e, principalmente, cada cargo. Um gerente de logística precisa de organização, comunicação e conhecimento quanto aos métodos de armazenamento e expedição. Já um analista financeiro deve ser pragmático e entender sobre balancetes e geração de diversos relatórios.
Ao mesmo tempo, um cargo júnior não exige aprofundamento igual ao de um sênior. Então, tudo isso tem que ser considerado para definir o que fará com que uma pessoa seja contratada em detrimento das outras.
A condução de uma entrevista de competência de sucesso
Para utilizar todo o potencial dessa ferramenta, a entrevista deve ser conduzida corretamente. Para que não restem dúvidas sobre o que fazer, veja alguns aspectos para considerar.
Analise o currículo com antecedência
A preparação é uma parte fundamental para esclarecer dúvidas a respeito de certas habilidades e para testar o que é dito no currículo. Portanto, o resumo profissional deve ser lido com antecedência, pois é o que vai direcionar a avaliação durante a entrevista.
Veja se alguma experiência equivale ao cargo pretendido, confira se há uma habilidade que parece não se encaixar e identifique as competências não citadas que devem ser verificadas. Assim, o encontro é mais produtivo.
Mantenha o controle da entrevista
Para obter a objetividade, é importante que o entrevistador tenha o controle sobre o processo. A intenção é fazer o máximo possível de perguntas para entender quem é o candidato e o que ele pode oferecer.
Ao agir dessa forma, você evita se perder ou prolongar demais um assunto que não está entre as prioridades de avaliação. Além disso, é um bom jeito de entender como o profissional reage em uma situação como essa.
Deixe espaço para o candidato falar
Ao mesmo tempo, é importante deixar que o indivíduo fale, de modo a conhecê-lo melhor. Isso diminui as chances de ele ter respostas prontas ou que seguem um roteiro.
Vale a pena fazer algumas perguntas abertas, como “O que você fez em determinada situação? Como se sentiu?”. Pergunte, também, como os colegas o descrevem, em vez de questioná-lo quanto a pontos fracos e fortes.
Ao final, peça que ele fale, brevemente, sobre o que considera relevante e que não foi perguntado. Ao não criar perguntas fechadas, fica mais fácil ter um panorama do profissional.
A entrevista de competência é objetiva e promete garantir total efetividade. Com a adoção correta, é simples encontrar o candidato certo para cada posição.
Se quiser muitas outras dicas relevantes, assine a nossa newsletter e não perca nada!
Equipe Sociis RH
Parabéns bom toque e estratégia !!