Enter your keyword

Os desafios para a formação de equipes de sucesso

Os desafios para a formação de equipes de sucesso

Os desafios para a formação de equipes de sucesso

Equipes que trabalham bem juntas são o bem mais valioso de uma organização. As qualidades e habilidades individuais de cada profissional são importantes, mas quando são somadas às de outras pessoas, suas forças se multiplicam e, consequentemente, os resultados também. Por este motivo a formação de equipes de alta performance deve ser encarada como um dos desafios mais importantes das empresas atualmente, o que exige cuidados permanentes e não é uma tarefa simples.

Formar grupos com pessoas que trabalham com orientação individual, cada um com suas tarefas independentes e habilidades, é fácil. O desafio está em fazer com que esses grupos sejam verdadeiras equipes: times que atuam juntos, considerando as forças e fraquezas de cada membro em busca de objetivos comuns. Estimular a interação entre os participantes para a formação desses times é papel da empresa e, nesse cenário, a atuação das lideranças é fundamental.

Dicas para formação de equipes de sucesso:

  • Mix de profissionais: Misturar pessoas com especialidades diferentes que, ao serem somadas, contribuirão para a execução do trabalho. A diversidade de habilidades, experiências anteriores e competências só tem a acrescentar quando a interação é saudável.
  • Hierarquia dissolvida: Embora seja importante que a equipe tenha um líder específico para reportar, a hierarquia não precisa ser extremamente rigorosa, de forma que os membros trabalhem de forma mais linear e espontânea.
  • Mantenha um clima de organização favorável: Um ambiente de trabalho profissionalmente saudável tem muita cooperação e pouca competitividade. Promover eventos, treinamentos e dinâmicas que contribuam para um ambiente agradável de se trabalhar é importante para incentivar a construção de relações de parceria entre os profissionais. O papel do líder nessa tarefa é primordial.
  • Avalie a performance: Acompanhar constantemente o andamento das demandas e o alcance dos objetivos é fundamental para identificar as possíveis falhas e fazer os ajustes necessários para que o desempenho das equipes sempre melhore. Essa avaliação deve ser feita tanto de forma coletiva como individual.
  • Estimule a comunicação e a participação: A comunicação clara e constante é essencial para o sucesso das equipes. Os objetivos, métodos, processos, ferramentas e recompensas devem ser honestamente apresentados aos membros e a comunicação entre eles deve ser sempre estimulada pelas lideranças. Feedbacks construtivos e consistentes também são sempre bem-vindos, bem como sugestões e esclarecimento de dúvidas. A troca de ideias entre os profissionais e a realização de debates respeitosos são essenciais para a construção de estratégias sólidas e eficazes.
  • Escolha bem e prepare as lideranças: Os líderes devem atuar como direcionadores das equipes, sempre atentos à performance, falhas e conquistas. Eles devem trabalhar de perto com os membros do time, porém mantendo um ambiente de liberdade e confiança.
  • Incentive e reconheça: Promover incentivos como participação em cursos, envolvimento em projetos e outros prêmios é um estímulo para a eficiência, mas isso deve ser levado de forma saudável, sem competividade extrema. Reconhecer os esforços individuais e coletivos também é fundamental para motivar os profissionais e renovar as energias em busca dos objetivos traçados.

formação de equipes de trabalho eficientes gera benefícios tanto para o desenvolvimento pessoal do colaborador como para as empresas. Nesse sentido, o envolvimento de profissionais de Recursos Humanos para a formação de equipes de sucesso é essencial para traçar e manter as estratégias para que todos saiam ganhando.


Jornalista e Relações Públicas, Colaboradora do Blog Da Sociis RH

Informações sobre a autora:

Daniella Maria
Jornalista e relações públicas,
colaboradora do blog da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Your email address will not be published.