Enter your keyword

Os desafios para a formação de equipes de sucesso

Os desafios para a formação de equipes de sucesso

Os desafios para a formação de equipes de sucesso

Equipes que sabem trabalhar juntas são o bem mais valioso de uma organização. As qualidades e habilidades individuais de cada profissional são importantes, mas quando são somadas às de outras pessoas, suas forças se multiplicam e, consequentemente, os resultados, também. Por este motivo, a formação de equipes de alto desempenho deve ser encarada como um dos desafios mais importantes das empresas.

Criar grupos com pessoas que trabalham com orientação individual, cada um com suas tarefas independentes e habilidades, é fácil. O desafio está em fazer com que esses grupos sejam verdadeiras equipes: times que atuam juntos, considerando as forças e fraquezas de cada membro em busca de objetivos comuns.

Estimular a interação entre os participantes para a composição desses times é papel da empresa e, nesse cenário, a atuação das lideranças é fundamental. A seguir, entenda os pontos essenciais da formação de equipes e tire as suas dúvidas sobre esse processo desafiador.

As qualidades de um time bem estabelecido

Para ter sucesso na tarefa, é importante compreender que uma equipe bem formada reúne algumas características. Entre elas, estão a colaboração, o alto desempenho, a sinergia e o alcance de metas.

Mais que apenas trabalhar juntos, as pessoas que passam pela adequada formação de equipes conseguem alcançar resultados em conjunto. Isso é determinante para que a empresa consiga atingir as metas previstas no planejamento estratégico. Além disso, é algo que favorece o desenvolvimento dos profissionais.

Os processos para a formação de equipes

Para organizar times que realmente são adequados para a empresa, é preciso realizar alguns procedimentos. Essas etapas de preparação criam as estruturas e ajudam a consolidar a atuação coletiva. Na sequência, veja quais são os aspectos mais importantes para considerar.

Definição de propósitos

Qual é o grande objetivo da equipe? Responder a essa questão é essencial para estabelecer qual é o propósito coletivo. Somente desse modo a equipe que será elaborada terá um direcionamento definido.

Isso significa mais que apenas definir objetivos ou metas mensuráveis. Consiste em estabelecer o que vai inspirar, motivar e manter a sinergia de profissionais diferentes rumo ao sucesso.

Compreensão da cultura da organização

Ao falar em propósito, é quase impossível desconsiderar o papel da cultura organizacional. Na prática, significa dizer que a empresa deve ter muito bem definidos aspectos como os valores, a missão e a visão.

Isso é importante porque todos precisam compartilhar esses elementos. Desse modo, conseguem atuar em sintonia — entre si e com a empresa. Sem esse direcionamento, por outro lado, é mais difícil atingir o desempenho desejado.

Definição de papéis

Em uma equipe, é improvável que todos tenham o mesmo papel. É preciso que haja uma liderança para conduzir o time e cada um dispõe de uma função na construção dos resultados. Para a formação de equipes ser bem-sucedida, o ideal é definir, claramente, as responsabilidades.

Em primeiro lugar, é um jeito de compreender quais serão os funcionários necessários e como é o fluxo de trabalho. Também é essencial para fortalecer a liderança e garantir que a condução aconteça de maneira otimizada.

Mapeamento de competências

Ainda na preparação, é válido compreender quais são as competências e habilidades necessárias. A intenção é reconhecer quais são as forças que devem se unir para a consolidação da performance.

Além de direcionar quais serão os profissionais “convocados”, é um jeito de identificar a necessidade de treinamento e aprimoramento. O time, então, tem a chance de começar do modo certo.

Guia construção equipe alta performance

 

As dicas para formação de equipes de sucesso

Ao longo da etapa de criação de times, algumas dicas são indispensáveis para consolidar bons resultados. Veja orientações que precisam ser aplicadas e entenda qual é o papel de cada uma.

Escolha bem e prepare as lideranças

Os líderes devem atuar como direcionadores das equipes, sempre atentos à performance, falhas e conquistas. Eles têm que trabalhar de perto com os membros, porém mantendo um ambiente de liberdade e confiança.

Como eles têm um papel crucial na formação e na condução do time, devem ser plenamente capacitados. A realização de treinamentos e o desenvolvimento de habilidades são fatores essenciais para aproveitar ao máximo o resultado do time.

Dissolva a hierarquia

Embora seja importante que a equipe tenha um líder específico para reportar, a hierarquia não precisa ser extremamente rigorosa, de forma que os membros trabalhem de maneira mais linear e espontânea.

O essencial é oferecer autonomia com suporte. As pessoas devem enxergar na liderança uma figura central capaz de dar a orientação necessária. Desse modo, o time consegue trabalhar de forma mais motivada.

Aposte no mix de profissionais

Misturar pessoas com especialidades diferentes que, ao serem somadas, contribuirão para a execução do trabalho é crucial. A diversidade de habilidades, experiências anteriores e competências só tem a acrescentar quando a interação é saudável.

Mantenha um clima de organização favorável

Um ambiente de trabalho profissionalmente saudável tem muita cooperação e pouca competitividade. Promover eventos, treinamentos e dinâmicas que contribuam para um espaço agradável de se trabalhar é importante para incentivar a construção de relações de parceria entre os profissionais.

Isso é determinante para ampliar o engajamento e diminuir a rotatividade. Desse jeito, a formação do time se mantém de maneira prolongada.

Avalie a performance

Acompanhar constantemente o andamento das demandas e o alcance dos objetivos é fundamental para identificar as possíveis falhas e fazer os ajustes necessários para que a performance das equipes sempre melhore. Essa avaliação de desempenho deve ser feita tanto de forma coletiva como individual.

Estimule a comunicação e a participação

A comunicação clara e constante é essencial para o sucesso das equipes. Os objetivos, métodos, os processos, as ferramentas e as recompensas devem ser honestamente apresentados aos membros e a comunicação entre eles precisa ser estimulada pelas lideranças.

Feedbacks construtivos e consistentes também são sempre bem-vindos, assim como sugestões e esclarecimento de dúvidas. A troca de ideias entre os profissionais e a realização de debates respeitosos são essenciais para a construção de estratégias sólidas e eficazes.


Incentive e reconheça

Promover incentivos, como participação em cursos, envolvimento em projetos e outros prêmios, é um estímulo para a eficiência, mas isso deve ser levado de forma saudável, sem competitividade extrema.

Reconhecer os esforços individuais e coletivos também é fundamental para motivar os profissionais e renovar as energias em busca dos objetivos traçados.

A formação de equipes de trabalho eficientes gera benefícios tanto para o desenvolvimento pessoal do colaborador como para as empresas. Nesse sentido, o envolvimento de profissionais de Recursos Humanos para a criação de times de sucesso é essencial para traçar e fortalecer as estratégias para que todos saiam ganhando.

Depois de criar os times, aproveite para descobrir como manter uma equipe de alta performance.

 

Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.