Como funciona e qual a importância da contratação de PCD?
Com a criação da Lei 8.213/91 (Lei das Cotas), ficou estabelecido que as empresas com mais de 100 funcionários devem reservar 2% a 5% das suas vagas para a contratação de PCD (Pessoa com Deficiência).
No entanto, mais do que cumprir o que a lei determina, esse tipo de contratação é uma ótima oportunidade para as companhias adequarem seus quadros de colaboradores com profissionais produtivos, capacitados e dedicados, além de propiciar ao PCD o reconhecimento e autonômica tão buscados nos dias atuais.
Contudo, muitos empresários ainda possuem certa dificuldade em contratar pessoas com deficiência, principalmente pelas dúvidas em relação a como realizar um processo de recrutamento, seleção e inclusão adequado.
Para ajudar nessa questão, elaboramos este post. Confira!
Se atente à acessibilidade
Mais do que pensar na contratação de PCD, é essencial se atentar à inclusão desses funcionários na organização. Eles precisam ser alocados em tarefas compatíveis com suas funções, dispondo dos recursos necessários, além de contar com uma infraestrutura apropriada, por exemplo, rampas, sinalizações, pisos táteis, entre outros.
Para atender a Leis de Cotas, não é preciso fazer modificações arquitetônicas na empresa, basta propiciar um ambiente adaptado ao profissional.
Tome alguns cuidados no processo de seleção e contratação
Nesse processo é preciso observar algumas práticas diferenciadas para assegurar a efetividade da contração, obedecendo as normas de inclusão e atendimento das demandas da própria companhia.
Foque nas competências
O processo de contratação de PCD não deve ser visto somente como um mero cumprimento da legislação, mas sim como a procura de um empregado qualificado para ocupar a vaga em aberto. Por isso, foque em suas aptidões e competências ao fazer a seleção.
Adeque as atividades às limitações
Ao contratar PCD é necessário ter em mente que as exigências a serem realizadas devem ser apropriadas às restrições que caracterizam o colaborador com deficiência, com o intuito de assegurar um processo justo, sem comprometer as atividades diárias.
Utilize os recursos apropriados na entrevista
Para a entrevista, é preciso usar os recursos adequados ao tipo de deficiência do candidato, por exemplo, a presença de um intérprete de sinais, e na fase de testes, a escrita em Braile. Porém, esses pontos devem ser providenciados de forma mais natural possível, de modo a evidenciar todas as habilidades do profissional, assim como suas necessidades.
Avalie a experiência anterior
Como a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um processo novo e que vem crescendo aos poucos no país, muitas delas ainda não possuem experiências anteriores. Por este motivo, é preciso relevar certas exigências quanto a isso. Se for possível, as adequações necessárias podem ser solucionadas por meio de treinamentos e capacitação, com a finalidade de efetivar a contratação.
Benefícios da contratação de PCD
Além de reter grandes talentos e da responsabilidade social, a contratação de PCD pode gerar vários benefícios para empresa, por exemplo:
- diversidade no ambiente laboral;
- aprimoramento da acessibilidade, não apenas para os funcionários, mas também para clientes que possam ter alguma limitação;
- gerenciamento humanizado;
- novo conceito sobre a capacidade de solucionar problemas;
- melhora da imagem da empresa perante a sociedade, entre outros.
Agora que você entende as práticas que podem ser implementadas na contratação de PCD, é importante que a empresa realize um acompanhamento do profissional, garantindo a integração do mesmo ao time e rotinas da empresa. Além disso, é necessário implementar políticas que fomentem uma cultura de respeito e que elimine qualquer tipo de preconceito ou discriminação. Assim como qualquer funcionário, o portador de deficiente precisa se sentir à vontade na companhia e ter seu trabalho valorizado.
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Equipe Sociis RH
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