Enter your keyword

Será que Gestão de Recursos Humanos é o curso que devo fazer?

Será que Gestão de Recursos Humanos é o curso que devo fazer?

Será que Gestão de Recursos Humanos é o curso que devo fazer?

A gestão de recursos humanos é fundamental em uma empresa. Seja para trabalhar com a contratação, integração e motivação de novos colaboradores, ou no gerenciamento de conflitos. Todos os processos conduzidos pelo setor influenciam nos resultados da organização. 

Por isso, é muito importante que o profissional de recursos humanos saiba como lidar de forma positiva com as pessoas, tentando motivá-las, além de planejar estratégias de treinamento, recrutamento e retenção dos colaboradores. Dessa forma, ele conseguirá fazer com que os eles se sintam parte da empresa e tenham conhecimento sobre os objetivos dela. 

A profissão é bastante complexa e exige o profissional conhecimentos sobre ações estratégicas, como people analytics e contratações por competências. Uma formação completa e multidisciplinar é oferecida nos cursos superiores de tecnologia em RH, como o de Gestão de Recursos Humanos, e nas inúmeras especializações na área. 

Entenda agora por que essa profissão tem ganhado destaque no mercado e saiba como se tornar um gestor de pessoas de sucesso! 

O profissional de gestão de Recursos Humanos

O gestor de pessoas pode ter diversas atribuições dentro da empresa. Ele é essencial no recrutamento e seleção de profissionais com perfil alinhado aos objetivos da empresa, otimizando os recursos direcionados aos treinamentos, e também criando estratégias para o controle da rotatividade e absenteísmo dos funcionários, por exemplo.

Além de contratar as pessoas certas, o gestor de RH tem a responsabilidade de gerenciá-las e motivá-las no dia a dia. De que forma? Identificando habilidades e ajudando a desenvolver competências necessárias para o trabalho.  

As relações no trabalho também são mediadas pelo setor, que busca sempre que empresa e colaboradores cumpram seus objetivos com resiliência e em um ambiente saudável. Essa mediação requer habilidades de negociação e de gestão de conflitos

Além disso, todos que trabalham no RH de uma empresa devem estar sempre alinhados com os objetivos estratégicos da organização. Equilibrar produtividade e qualidade de vida, promover um ambiente de trabalho saudável e, também, focado em resultados. 

 Campos de atuação e Possibilidades de Carreira 

Como descrevemos acima, o Gestor de Recursos Humanos possui diversas funções em uma empresa. Por isso, o formado no curso de Gestão de Recursos Humanos pode ter foco em trabalhar em campanhas de recrutamento e contratação, na organização de processos seletivos ou entrevistas e dinâmicas, por exemplo.  

Este profissional pode também aplicar treinamentos, capacitação e atualização para colaboradores novos e antigos. 

A faculdade de Recursos Humanos permite, ainda, atuar na administração, planejamento de carreira, políticas salariais e de segurança e saúde no trabalho. 
 
O que vai definir se o profissional irá trabalhar com apenas uma dessas funções ou se irá acumular algumas é o tamanho da empresa. Empresas de grande porte costumam ter profissionais focados em cada um dos campos de atuação citados. 

formação na área é crucial para sua evolução nos cargos, sendo essa uma das principais vantagens de cursar a faculdade de Recursos Humanos

 

Empregabilidade  

Há bastante demanda no mercado para este profissional. Em momentos de crise, ele é ainda mais valorizado, pois é fundamental no gerenciamento dos colaboradores, trabalhando com a motivação e com o desafio de ajustar a estrutura organizacional para alcançar os melhores resultados, mesmo em momentos difíceis. 

Valorização da profissão  

O profissional de Recursos Humanos costuma ser bastante valorizado, pois tem uma atuação fundamental para garantir ótima produtividade e os melhores resultados para a empresa. 

Segundo o guia de profissões da Catho, inicialmente, um analista ganha em média, cerca de R$2.800,00. Por outro lado, o salário de um diretor de RH pode chegar a cerca de R$21.400,00. 

Conclusão  

Pelo fato de ser uma área ampla e com várias possibilidades de atuação, para garantir os melhores cargos, o profissional precisa apresentar diferenciais para se destacar dentro do mercado de trabalho. 

faculdade de Recursos Humanos pode ser um grande diferencial no currículo deste profissional. No curso, você entra em contato com todos os conhecimentos necessários para liderar um setor de gestão de pessoas ou assumir a posição de especialista em uma das áreas de trabalho, como cuidar de cargos e salários ou da gestão de benefícios. 

PUC Goiás EAD

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.