Enter your keyword

A importância do RH na retomada das atividades pós-COVID-19

A importância do RH na retomada das atividades pós-COVID-19

A importância do RH na retomada das atividades pós-COVID-19

O balanço da pandemia de COVID-19 em todo o mundo certamente não foi positivo. Além da perda de vidas, a economia foi drasticamente afetada. Mas é bem verdade que essa experiência pode ter mostrado novos caminhos para as empresas e tornando notória a importância do RH.

Esse setor foi fundamental para garantir que colaboradores e as novas estratégias das empresas atuassem em sintonia. Agora, no momento de retomada, ele também será fundamental para implementar novas diretrizes.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça algumas das estratégias que podem ser adotadas pelo setor de RH para alavancar a empresa após o período de pandemia. 

Adoção de novas capacidades laborais

A COVID-19 fez com que as empresas que não estavam preparadas para o mundo tecnológico tivessem que se adaptar de maneira rápida e forçada. Além disso, os colaboradores tiveram que aprender a lidar com novos equipamentos e adotar comportamentos em sintonia com o mundo digital.

Com o retorno das atividades presenciais, nada disso deve ser ignorado. Pelo contrário, esse conhecimento deve ser incorporado às habilidades para o cenário pós-COVID-19. Nesse sentido, recomenda-se que o setor de RH realize treinamentos que exercitem ainda mais as capacidades tecnológicas de seus colaboradores.

É fundamental, também, criar planos de emergência, a fim de preparar seus colaboradores para situações como as ocorridas anteriormente. 

Reestruturação do setor de RH

Não apenas os colaboradores deverão passar por uma reformulação, mas também o próprio setor de RH. Este deverá verificar como foi a avaliação do desempenho da empresa durante a pandemia.

Uma pesquisa de satisfação tanto com os clientes quanto com os colaboradores ajudará a evidenciar como as atitudes que a empresa tomou ao longo da crise foram percebidas. Com essas informações em mãos, o setor de recursos humanos terá mais chances de articular mudanças pontuais e obter sucesso na reestruturação para a retomada.

Articular-se com objetivos e metas da empresa

O período pós-pandemia trará novas demandas para a empresa. Algumas delas até mesmo muito urgentes, como reestruturar o fluxo de caixa. Para o retorno das atividades, o RH deverá elaborar um planejamento alinhado ao novo mapa estratégico da empresa.

Isso ajudará a maximizar o potencial do capital humano e, consequentemente, a garantir a concretização da estratégia da organização em um cenário pós-crise.

Estabelecer um período de transição

Durante a pandemia, os colaboradores se habituaram ao conforto do home office. No entanto, com o retorno das atividades presenciais, é preciso que o setor de RH desenvolva estratégias para a retomada do trabalho no escritório.

Para que isso ocorra da maneira mais tranquila e eficiente possível, é importante que a empresa utilize protocolos de transição entre o trabalho home office e o presencial. Após esse período, as atividades poderão ser retomadas integralmente. 


Oferecer um novo tratamento emocional

O retorno das atividades pode levar os trabalhadores a se assustarem com a alta demanda de trabalho. Afinal, foram meses sem realizar, por exemplo, atendimento presencial.

Nesse sentido, é importante que o setor de RH coloque em prática estratégias para acalmar a ansiedade dos colaboradores. Trabalhar a saúde mental será relevante para o desempenho, que deverá ser alto com o fim da pandemia.

Essas foram algumas informações sobre a importância do RH para a retomada das atividades pós-COVID-19. É importante que a empresa também utilize indicadores de performance, a fim de acompanhar de maneira mais próxima o desempenho dos colaboradores nesse período. Esses indicadores podem dar bons sinais de quais atitudes são positivas e quais são menos eficientes. 

Quer receber novidades para o setor de RH diretamente em seu e-mail? Assine a nossa newsletter!

Equipe Sociis RH

Um Comentário

  1. Belmira da Costa
    ago 18, 2021

    Conteúdo forte!

Comente

Seu e-mail não será publicado.