Enter your keyword

Conheças 6 vantagens da educação corporativa

Conheças 6 vantagens da educação corporativa

Conheças 6 vantagens da educação corporativa

O cenário econômico passa por intensas mudanças a todo o momento. E, para que uma empresa consiga enfrentar essas transformações com firmeza, precisa contar com colaboradores engajados e interessados pelo seu trabalho. Assim, as atividades renderão mais e melhor, não somente no que diz respeito a lucratividade, mas também em relação ao clima organizacional e ao desempenho geral e individual da equipe.

Mas, para que esse nível seja mantido, uma ferramenta muito especial precisa entrar em cena: a educação corporativa. Esse conceito vai muito além de treinamentos e gestão de pessoas. Seu principal objetivo, na verdade, é estimular ações estratégicas que alinhem o desenvolvimento dos funcionários aos objetivos da empresa através do conhecimento e da capacitação. E, a partir disso, incentivar processos de melhoria e inovação dentro da organização.

Ministrado através de cursos e aulas presencias ou à distância, esse sistema traz inúmeras vantagens para todos os envolvidos. E, se você deseja conhecer as principais, continue a leitura deste artigo e aprenda um pouco mais sobre o assunto.

1. Proporciona uma ampla visão do negócio

Através da educação corporativa, cada colaborador começa a desenvolver uma visão ainda mais ampla do negócio. Ainda que, como prioridade, ele adquira mais conhecimento sobre sua área ou função, aos poucos a realidade da empresa é introduzida nas aulas e ele pode aprender um pouco mais sobre o que seus colegas fazem, como o trabalho de um setor afeta o outro e como é importante que essa sintonia aconteça para que a organização se solidifique.

Com essa compreensão, fica mais fácil incentivar o trabalho em equipe, estimular o cumprimento de metas, objetivos e garantir que bons resultados caminhem juntos para atingir o mesmo fim. O conhecimento deste cenário também ajuda a alimentar novas ideias e sugestões, não apenas de melhorias internas e externas, mas também da implementação de novidades, recursos e ferramentas que possam mudar o rumo da empresa para um futuro muito mais rentável, produtiva e financeiramente.

2. Desenvolve habilidades profissionais

Quando se trata de educação corporativa, o desenvolvimento de habilidades profissionais talvez seja a vantagem mais lembrada. Palestras, workshops, cursos e capacitações são ferramentas importantes para que os colaboradores possam identificar novas competências e áreas de interesse, sem deixar de aperfeiçoar os tópicos em que já possuem domínio. Em desdobramento a isso, muitos se descobrem como líderes ou gestores e podem subir mais um degrau no plano de carreira.

A alternativa ainda é um excelente meio de manter profissionais atualizados sobre as últimas tendências do mercado. Deste modo, a empresa dificilmente ficará atrasada e as novidades poderão ser incorporadas na rotina com muito mais eficiência e qualidade. Essas questões, inclusive, serão muito bem recebida por todos, pois haverá um preparo prévio para enfrentá-las e todos terão informações suficientes para aplicar durante esse processo de adaptação.

3. Aumenta a motivação dos colaboradores

A educação corporativa tem como princípio investir no colaborador. Ou seja, disponibiliza métodos para que ele trace um bom caminho de carreira e se descubra efetivamente como profissional. Essa ação contribui bastante para que ele se sinta agradecido, valorizado e se dedique ao máximo ao crescimento da empresa. Afinal, ele sabe que a recompensa é certa e que ele receberá o devido reconhecimento para isso.

Isso se chama motivação. E, a cada vez que um funcionário participa de um novo curso ou assiste a uma aula, sente-se mais confiante ao cumprir suas funções, tomar decisões importantes, montar propostas para melhorar processos e se envolver ainda mais em tudo o que possa ajudar no desenvolvimento da organização. A troca de benefícios é mútua e faz com que a equipe além de ser altamente qualificada, seja também muito mais participativa, produtiva e unida em prol de uma única meta.

4. Ajuda a reter talentos

A retenção de talentos é um processo muitas vezes difícil para uma empresa. Porém, quando a educação corporativa entra em cena e o colaborador percebe que pode se desenvolver ainda mais profissionalmente, é natural que ele mantenha seu interesse por crescer dentro da organização. A empresa passa, então, a fazer um esforço menor para retê-lo, ainda que não deixe de investir em nenhum momento na capacitação daquele profissional.

Com isso, a taxa de rotatividade de funcionários também diminui. De modo geral, os colaboradores ficam mais integrados à realidade da empresa e entendem que são parte fundamental de seu funcionamento. Eles continuam atrás de novos desafios, mas se concentram naquilo que acontece dentro do ambiente organizacional e deixam de se preocupar em encontrá-los em outro lugar.

5. Otimiza a vantagem competitiva

Diferencial competitivo é, sem dúvidas, a melhor arma que uma empresa tem para usar diante da concorrência. Em qualquer setor ou segmento de atuação, a organização que possui colaboradores mais motivados com certeza consegue sair na frente. Até porque, isso significa que os produtos e serviços chegarão ao consumidor com muito mais agilidade, qualidade e responsabilidade. E essas são, de fato, características essenciais para dar credibilidade a um negócio.

Para completar, uma equipe focada e entusiasmada é mais propensa a pensar além. Sendo assim, é comum que seus membros estejam constantemente comprometidos em apresentar novas soluções e sugerir avanços que tornem o que a empresa oferece ainda melhor. O resultado disso são clientes cada vez mais satisfeitos e uma marca muito bem posicionada no mercado.

6. Melhora a satisfação dos funcionários

O clima organizacional de uma empresa está diretamente ligado com a satisfação de seus funcionários. Para tanto, eles precisam trabalhar em um ambiente limpo, organizado, bem equipado e socialmente agradável. Mas, acima de tudo, precisam se sentir valorizados e reconhecidos por aquilo que fazem diariamente dentro da organização. É claro que benefícios e bonificações ajudam bastante neste quesito, especialmente se tomarem forma de premiações ou acréscimos no salário.

Porém, eles também entendem que a satisfação surge quando a empresa oferece a oportunidade para que eles cresçam, aprendam e sejam ainda melhores no que fazem. Então, ao acordar para ir para o trabalho, é natural que se sintam mais leves, felizes e confiantes naquilo que fazem: e o sentimento prevalece na execução de cada tarefa.

Como você pode ver, as vantagens da educação corporativa são extremamente válidas e expressivas para uma empresa e seus colaboradores. Portanto, se a sua organização ainda não utiliza essa ferramenta, agora é a hora de pensar em implementá-la e mudar para melhor os resultados desejados.

Se este artigo foi útil para você, assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail outros conteúdos como este. Assim, você permanece bem informado e atualizado sobre todos os assuntos mais importantes do mundo corporativo.


Informações sobre a autora:

Bianca Andrade
Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.