O que é EVP – Employee Value Proposition e como ele influencia as empresas
Nos dias de hoje, oferecer salários robustos já não basta para garantir colaboradores talentosos em seu quadro.
Cada vez mais, bons profissionais buscam os diferenciais nas oportunidades na hora de decidirem. Nesse sentido, compreender o conceito de Employee Value Proposition (EVP) é um ótimo começo para desenhar estratégias mais atrativas.
O conceito é comumente utilizado na gestão de recursos humanos como forma de definir a proposta de valor que uma organização apresenta a seus funcionários. A partir do EVP, conseguimos compreender melhor o que a empresa proporciona para seus colaboradores em troca do trabalho prestado.
O que é EVP (Employee Value Proposition)?
O termo Employee Value Proposition significa, em tradução livre, “proposta de valor ao empregado”. O nome é bem autoexplicativo, pois é justamente essa a proposta do EVP: sintetizar todas as vantagens e benefícios que a empresa oferece a seu colaborador, de modo a agregar valor ao cargo.
Aqui estão inclusos salário e benefícios econômicos vinculados a função, mas, o conceito vai além disso. Para entender qual é o EVP de uma empresa/oportunidade, é preciso considerar o clima organizacional, o plano de carreira, as possibilidades de treinamento e condições de trabalho de modo geral.
O Employee Value leva em conta todos os aspectos do relacionamento da empresa com seus empregados. A qualidade da comunicação, a cultura interna, o peso da marca e todas as questões que podem influenciar na qualidade de vida do funcionário.
Para os departamentos de recursos humanos, acompanhar o EVP é essencial. Quando ele é alto, empresas se tornam mais competitivas no recrutamento de novos profissionais. Quanto maior for o valor da proposta, mais fácil será atrair profissionais talentosos para o seu quadro. E para os colaboradores que já estão contratados, garantir um bom EVP contribui para evitar o turnover.
Como definir o seu EVP?
Grande ou pequena, local ou multinacional: toda empresa tem o seu Employee Value Proposition. Cada proposta de valor é única, pois funciona como identidade da empresa e define a forma como ela se posiciona no mercado de trabalho. Empresas competitivas têm um EVP maior e, por isso, seus processos seletivos são mais concorridos.
Para definir o EVP, o primeiro passo deve ser perguntar quais argumentos a organização tem hoje para convencer um profissional talentoso a se juntar a seu time? Ainda: quais são as motivações que mantém os funcionários atuais no quadro?
Para um RH organizado, responder essas perguntas não deve ser nenhum desafio. A resposta aqui é determinante para encontrar a proposta de valor da organização.
Caso surja alguma dificuldade no processo, é possível encomendar pesquisas de mercado para compreender se os benefícios oferecidos estão compatíveis com a média do mercado. Também, pode ser o caso de investigar a qualidade do clima organizacional com entrevistas com os stakeholders.
As vantagens de contar com EVP em seu RH
A proposta de valor do empregado é uma ferramenta e tanto de monitoramento e controle dos recursos humanos. Ao acompanhar o EVP, você consegue focar os esforços para garantir a atratividade da organização como contratante. Conheça abaixo as principais vantagens desse controle.
Menos rotatividade de pessoal
O RH que monitora seu EVP certamente vai trabalhar para manter altos níveis de valor na proposta. Assim, garante a atratividade da empresa no mercado de trabalho para os profissionais que estão fora e também para os que estão dentro.
Uma das formas que o EVP contribui para os resultados é reduzindo a rotatividade de pessoal. Os menores níveis de turnover, desencadeados por uma alta proposta de valor, fazem com que a empresa economize recursos preciosos que seriam dispendidos em recrutamentos e capacitações constantes.
Maior engajamento das equipes
Empresas que oferecem boa proposta de valor para seus empregados saem na frente já no momento da contratação. Como a vaga é atrativa, o novo profissional contratado já chega na empresa empolgado e sentindo-se valorizado.
Esse engajamento certamente traz um impacto positivo para os resultados. Trabalhadores motivados produzem mais e melhor. O aumento de produtividade, por sua vez, eleva ainda mais o valor da marca, o que melhora o EVP. Assim, criamos um círculo virtuoso de melhoria contínua.
Melhora do fit cultural
Na hora de contratar, o RH não pode buscar apenas profissionais talentosos, mas, também contratar visando a compatibilidade com a organização. O fit cultural descreve justamente a situação em que os valores e ambições da empresa se casam com os de seus funcionários.
Ao definir de maneira clara o seu EVP, a gestão consegue identificar mais facilmente aqueles candidatos que se encaixam em sua cultura organizacional. Alinhados sobre os valores e objetivos, empresa e colaborador conseguem crescer juntos.
Comunicação facilitada
Um aspecto essencial na hora de garantir boa proposta de valor para os empregados diz respeito ao ambiente de trabalho e a qualidade das relações. O EVP precisa deixar claras as expectativas da empresa sobre o profissional contratado e tudo o que ela oferece em troca de seu trabalho.
Por isso, quando definimos sua Value Proposition, estamos construindo também bases sólidas para uma comunicação transparente e descomplicada. A partir do que foi aderido, ambas as partes podem cobrar o cumprimento do acordo.
A importância do EVP para os recrutamentos
Quem trabalha com RH sabe bem que, hoje em dia, já não adianta mais focar apenas na oferta de bons salários para atrair profissionais talentosos. Frente a todos os desafios do mercado de trabalho, a remuneração financeira já não é suficiente para convencê-los.
Em alguns casos, inclusive, um alto valor vindo de uma marca pouco conhecida ou com reputação ruim pode levantar suspeitas sobre a qualidade do ambiente.
Dentro desse contexto, conhecer a proposta de valor de sua organização se torna essencial para organizar processos seletivos que vão impactar os melhores candidatos.
O profissional talentoso procura oportunidades para se desenvolver, aprender mais, ser valorizado em suas funções e trabalhar sem renunciar à qualidade de vida. Todos esses valores estão expressos no Employee Value Proposition. Por isso, ter definições claras de EVP pode contribuir e muito para ter bons resultados em seus recrutamentos.
Uma marca que tem alto reconhecimento não chama apenas atenção dos consumidores. Quando a proposta de valor vale a pena, essa informação circula no mercado de trabalho e fortalece sua imagem nesse contexto. Assim, quando o RH organiza processos seletivos, inevitavelmente é procurado pelos melhores profissionais.
Como garantir um bom EVP em sua organização
Se você chegou até aqui, provavelmente está curioso para saber como pode fazer para ter bom EVP em sua organização.
Garantir uma proposta de alto valor é um trabalho extenso e que precisa levar em consideração diversos aspectos. A boa notícia é que existem algumas dicas práticas que reunimos a seguir para ajudar nessa tarefa.
Pesquise o mercado
Quando o assunto é remuneração, é importante que o RH fique atento para oferecer a seus candidatos um valor compatível com o restante do mercado. Mas como descobrir esse valor?
A pesquisa é uma ótima ferramenta que temos para sondar a concorrência e medir a temperatura do mercado. Podemos compreender qual a remuneração média e outros benefícios comumente oferecidos na contratação.
Na internet, plataformas de emprego atuam como boas fontes de informação sobre média salarial por cargo e avaliações das contratantes.
Ofereça treinamentos e capacitações
Lembra quando mencionamos que, hoje, as demandas do candidato vão além do dinheiro? A educação é uma ótima demonstração de que a empresa está disposta a investir em seu empregado.
Por isso, oferecer oportunidades de treinamento e capacitações para seus colaboradores é uma ótima forma de incrementar seu EVP. Assim, a empresa demonstra que está disposta a investir no funcionário para que possam crescer juntos.
Organize sua gestão de talentos
Outro ponto importante da proposta de valor é que os profissionais precisam enxergar na empresa espaço para que possam crescer com promoções e maior reconhecimento profissional.
Nesse sentido, é importante priorizar os profissionais da casa sempre que surgir uma vaga em cargos superiores. E assim, promover os colaboradores que já estão dentro da empresa, em vez de contratar novos candidatos para cargos de chefia.
A gestão de talentos deve ser ativa para identificar habilidades o tempo todo e estar pronta para quando a hora surgir.
Foque na cultura organizacional
De nada adianta oferecer uma ótima remuneração com benefícios incríveis se, no dia a dia, os processos são desorganizados ou o clima é hostil. Investir em uma cultura organizacional de qualidade é essencial para garantir o bem-estar dos funcionários.
A manutenção de uma boa proposta de valor depende completamente da criação e manutenção de boas condições de trabalho no cotidiano da produção. Sem uma boa cultura organizacional, nenhuma empresa será capaz de manter um alto EVP.
Ofereça valor para seus colaboradores
Foi-se o tempo em que boas remunerações eram suficientes para atrair e reter bons profissionais em uma vaga. Para além dos benefícios financeiros, é preciso pensar na experiência do funcionário de maneira ampla e completa.
O Employee Value Proposition é justamente a ferramenta que nos permite avaliar todos os aspectos de maneira ostensiva, certificando-se de que as boas condições de trabalho prevaleçam.
Assim, construímos um ambiente de trabalho agradável para ter funcionários engajados, produtivos e alinhados com os valores da organização.
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Informações sobre a autora:
Bianca Andrade
Psicóloga e Co-Founder da Sociis RH
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