Avaliação de competências técnicas: tudo o que você precisa saber
A avaliação de competências técnicas é uma ferramenta muito utilizada nas empresas para aumentar a eficiência operacional, proporcionando melhores resultados para o negócio.
Ela vai muito além de uma simples forma de verificar o desempenho dos colaboradores e pode ser usada na identificação de pontos fortes e fracos da organização.
Neste artigo, vamos explicar o que é a avaliação por competências técnicas e como fazer para identificar aquelas que são as mais adequadas para o negócio.
Também vamos abordar as principais formas de mensuração das competências e as vantagens que essa ferramenta promove, tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores.
O que é uma avaliação por competências técnicas?
A avaliação por competências técnicas é uma ferramenta que investiga o desempenho de um determinado colaborador em relação às suas capacidades de aplicação de técnicas e conhecimentos em suas atividades cotidianas.
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Por exemplo, em uma fábrica de roupas, os profissionais responsáveis pelo corte dos tecidos podem ser avaliados em função da sua precisão, do uso das ferramentas de corte e pela habilidade em reduzir o desperdício de materiais com o uso das técnicas corretas.
Como definir e mensurar as competências necessárias e aplicáveis ao negócio?
Antes de mensurar as competências técnicas dos colaboradores, a empresa precisa definir quais são as mais adequadas às particularidades do seu negócio.
Nos tópicos a seguir, vamos abordar tanto a escolha das competências quanto as metodologias de avaliação que melhor se enquadram em cada tipo de cenários. Acompanhe.
Técnicas para a definição das competências essenciais para a empresa
As competências técnicas estão relacionadas à capacidade de entrega de cada cargo e, por isso, devem estar diretamente relacionadas aos objetivos do negócio.
Cabe ressaltar que elas compõem a descrição dos cargos, mas não devem ser elaboradas com esse foco, e sim na aplicabilidade das habilidades no cotidiano do profissional.
Trata-se de um trabalho a ser feito entre o RH e os gestores de cada área, que são as pessoas que têm mais conhecimento prático do que é esperado por cada posição e conseguem ajudar na definição de detalhes, como quais ferramentas cada colaborador precisa dominar e quais habilidades podem ser um diferencial.
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Metodologias de avaliação de desempenho por competências
No que diz respeito às análises dos resultados, é importante escolher bem o que será medido e quais os métodos de avaliação de desempenho serão utilizados para obter resultados mais precisos e relevantes. Mais uma vez, os objetivos do negócio devem ser os principais orientadores dessas decisões.
Outro fator que pode potencializar essas análises é considerar também as competências comportamentais na avaliação.
Dessa forma, o levantamento fica mais completo, permitindo a elaboração de planos de ação mais eficazes, tanto para a resolução de problemas identificados quanto para a potencialização de pontos fortes.
Quais as vantagens que essas ferramentas trazem para as empresas?
A avaliação de competências técnicas promove muitas vantagens para colaboradores e empresa, como listamos abaixo.
Melhor definição dos cargos-chave do negócio
A avaliação de competências requer que elas sejam, antes de tudo, consideradas na elaboração de cada cargo da empresa. Com isso, as vagas passam a ser criadas de forma mais criteriosa e estratégica, considerando as necessidades da organização.
A contratação dos profissionais se torna mais eficiente com a escolha de pessoas mais adequadas ao que será exigido no dia a dia.
Aumento do engajamento e produtividade dos times
A melhoria na efetividade do processo seletivo faz com que os colaboradores tenham mais domínio do que fazem, produzam mais e estejam mais satisfeitos em seus cargos.
Consequentemente, há uma melhoria na motivação e no engajamento dessas pessoas, o que reflete também na convivência com os colegas e no clima organizacional como um todo.
Crescimento e inovação para todos os envolvidos
O momento de aplicação das ferramentas de avaliação de desempenho é também um momento de reflexão para cada colaborador e gestor. A cada ciclo de análise, novos desafios vão surgindo e a tendência é sempre de buscar melhorias.
A evolução na carreira de cada colaborador gera uma importante evolução para a organização, que ganha profissionais cada vez mais qualificados e dispostos a fazer a empresa crescer e se destacar no mercado.
Como vimos, a avaliação de competências técnicas tem muito a contribuir com o sucesso de um negócio. O setor de RH é peça fundamental nesse sentido e deve contar com o apoio da alta gestão e dos líderes de área para que os esforços sejam mais bem direcionados e gerem resultados benéficos para todos.
Equipe Sociis RH
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