Afinal, como diminuir o absenteísmo na empresa? Descubra em 4 dicas
O absenteísmo, que corresponde às faltas no trabalho, é um problema que impacta intensamente no resultado dos empreendimentos. A ausência dos colaboradores gera prejuízos para a economia em diversos pontos, pois afeta as empresas e até o sistema público, como o INSS. Também há uma sobrecarga da equipe e desafios para seguir o fluxo de atividades.
As principais causas para a abstenção da presença são a falta de motivação, os problemas de saúde e até as dificuldades de relacionamento entre os colaboradores. Agir na raiz do quadro é a melhor decisão.
Para que seu empreendimento não corra o risco de perder dinheiro com esse problema, veja 4 maneiras de reduzir o absenteísmo no negócio.
1. Faça pesquisas de clima organizacional
A forma como as pessoas se sentem no ambiente de trabalho determina o interesse delas em comparecer — ou não — à empresa. Estudos demonstram que ficar em um clima ruim de trabalho pode ser pior do que estar desempregado e eleva as chances de doença. Por outro lado, um local agradável aumenta a satisfação e a produtividade.
Para consolidar esse efeito, é fundamental fazer pesquisas de clima organizacional. Elas servirão como um termômetro do ambiente e demonstrarão a opinião das pessoas sobre o local. A partir disso, é possível identificar as causas de problemas e agir para obter melhores efeitos. Como consequência, o número de faltas será reduzido.
2. Invista em um bom plano de cargos e salários
A motivação também está ligada ao absenteísmo. Quem se sente desafiado ou valorizado no trabalho tende a faltar menos. Como os ganhos se relacionam a essa questão, é válido estruturar um bom plano de cargos e salários.
Ele tem que servir, principalmente, para demonstrar o que as pessoas devem fazer para crescer na organização e claro na carreira. Também é fundamental estabelecer ganhos compatíveis com cada cargo, além de pensar nos benefícios. Isso porque essa decisão ajudará a motivar os colaboradores e aumentará o seu nível de engajamento.
3. Flexibilize a política de trabalho
A estrutura de trabalho muda com a chegada das novas gerações ao mercado. Com isso, modelos engessados que já fizeram sucesso não têm mais impactos tão positivos atualmente.
Um dos exemplos é quanto à jornada de trabalho. Antes, o período fixo garantia a produtividade e o controle. Hoje, a autonomia é muito mais valorizada e deve ser empregada para reduzir o número de faltas.
De acordo com uma pesquisa, 1 em cada 3 colaboradores considera que a flexibilidade é o fator mais importante para ter motivação na carreira. Além de tudo, os horários flexíveis são valorizados por 41% dos brasileiros — 15% acima da média mundial. Ao criar uma política que se adapta às necessidades e possibilidades, portanto, é possível obter impactos positivos no engajamento e na presença dos colaboradores.
4. Fortaleça a comunicação interna
O que também mudou no ambiente de trabalho é a maneira de se comunicar. Antes, tudo era estabelecido no sentido top-down, ou seja, de hierarquias elevadas para as mais baixas. Se a troca é apenas vertical, ela impede um diálogo verdadeiro. Como consequência, os colaboradores não podem expressar suas insatisfações ou oferecer sugestões convenientes.
Para evitar esses efeitos, tenha uma comunicação interna fortalecida entre as hierarquias. Garanta que líderes e liderados possam trocar experiências e buscar um denominador comum para um resultado satisfatório.
Além disso, é indispensável investir no feedback como forma de reconhecimento, orientação e melhoria. Com a comunicação interna favorecida, as faltas começarão a ficar menos frequentes.
Como você pode ver, o absenteísmo deve ser combatido para que o negócio possa aproveitar bons resultados. Ao usar as dicas, você verá melhoras no número de faltas que refletirão em todo o ambiente de trabalho.
Essas informações foram úteis? Então compartilhe esse post nas redes sociais e deixe seus amigos por dentro das novidades!
Informações sobre a autora:
Bianca Andrade
Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH
Sem Comentários