Enter your keyword

Recursos Humanos: muito além dos processos seletivos

Recursos Humanos: muito além dos processos seletivos

Recursos Humanos: muito além dos processos seletivos

A constatação de que as tarefas e responsabilidades das equipes de Recursos Humanos contribuem efetivamente para a estratégia competitiva das empresas tem ganhado cada vez mais força no cenário corporativo. Seja ele terceirizado ou in house, o setor de RH tem deveres que vão muito além de conduzir processos seletivos. É claro que ter um sistema de recrutamento sólido e bem elaborado para a seleção de pessoal é uma responsabilidade crucial desta área, mas é importante ressaltar suas muitas outras funções estratégicas.

Verdadeiro papel dos Recursos Humanos

Gerir pessoas depois que elas já foram contratadas e fazem parte do time é tão desafiador quanto selecionar os melhores candidatos para as vagas disponíveis, tendo em vista que o patrimônio mais valioso de uma organização é o seu capital humano, já que são as pessoas que fazem a diferença para determinar seu nível de competitividade no mercado. As empresas que dão a devida atenção ao desenvolvimento e retenção de seus colaboradores têm um crescimento muito mais sustentável e é aí que está o verdadeiro papel dos Recursos Humanos.

Desenvolver e administrar a política de remuneração, criar e gerir planos de carreira, cuidar dos benefícios dos funcionários são apenas algumas das tarefas desenvolvidas pelas equipes de RH, todas elas essenciais para o bom andamento da rotina corporativa. A elaboração e execução de treinamentos também é crucial para potencializar o desempenho das pessoas, além de estar intimamente ligada a quesitos como motivação e bem estar, contribuindo para a redução da rotatividade.

A comunicação corporativa também fundamental de ser trabalhada nas empresas e, mesmo que haja um setor de Comunicação ou Marketing separado, ele sempre trabalha lado a lado com o RH. Comunicar as mensagens certas de forma direta e alinhada aos objetivos da empresa é fundamental para que as coisas fluam positiva e produtivamente.

Recursos Humanos contribui efetivamente para a produtividade das equipes

Ao ocupar uma posição estratégica na empresa, conhecendo detalhadamente o negócio e contribuindo para o fortalecimento das competências organizacionais, o RH contribui efetivamente para a produtividade das equipes. Essa visão abrangente do papel dos times de Recursos Humanos nas empresas vêm se consolidando no mercado, mas é claro que  o perfil e as necessidades de cada empresa precisam ser levados sempre em consideração. Se o objetivo final da gestão estratégica é conquistar os resultados almejados e eles dependem diretamente do rendimento das equipes, então nada mais importante do que valorizar e investir no que as empresas têm de mais importante: as pessoas.

 


Jornalista e Relações Públicas, Colaboradora do Blog Da Sociis RH

Informações sobre a autora:
Daniella Maria
Jornalista e relações públicas,
colaboradora do blog da Sociis RH

 

Um Comentário

  1. Juliana
    jan 18, 2017

    Ótima matéria. Parabéns!

Comente

Your email address will not be published.