4 indicadores de treinamento e desenvolvimento mais importantes
O treinamento é uma iniciativa fundamental para o sucesso de qualquer empresa. É a partir dele que você consegue unificar a conduta dos funcionários e transmitir os valores do seu negócio. E, para medir os resultados, são utilizados indicadores de treinamento e desenvolvimento.
Assim, é possível mensurar a eficiência e o sucesso do processo. Ao final, os resultados coletados são expressos de forma quantitativa a fim de que a análise de dados se mostre facilitada.
Há vários indicadores que podem ser utilizados para mensurar a performance do treinamento. Nesse post, reunimos 4 dos principais indicadores de treinamento e desenvolvimento. Para entender melhor, continue lendo e aproveite as dicas.
1. Adesão ao treinamento
Essa é uma taxa que se refere ao percentual dos colaboradores que de fato aderiram ao treinamento após o convite. Esse indicador é importante para que você avalie o engajamento dos funcionários e seu interesse em crescer junto com o seu empreendimento.
Além desse fator, você ainda consegue identificar a eficácia da divulgação e pensar em novas estratégias para aumentar a participação da equipe.
2. Avaliação de reação
Trata-se de um dos indicadores de treinamento e desenvolvimento que se relaciona à reação e avaliação dos participantes do curso realizado. Aqui a intenção é mensurar a satisfação dos colaboradores.
É importante levar em consideração que muitas pessoas podem ficar com receio de expressar sua opinião, tentando evitar eventuais represálias. Para que isso não ocorra, deixe claro que o feedback é anônimo e que ele deve expressar sua opinião verdadeira, ainda que seja negativa. Dessa forma, é possível fazer ajustes para os próximos treinamentos.
3. Aplicação prática do conteúdo
É importante que o colaborador seja capaz de absorver as informações do treinamento e aplicá-las na prática. Esse indicativo analisa justamente o comportamento dos funcionários após a realização dos cursos. É necessário observar mudanças de atitude, das condutas e de mentalidade dos envolvidos.
No mesmo sentido, deve-se atentar se as habilidades adquiridas estão sendo colocadas em prática no quotidiano da empresa. Essa é provavelmente a avaliação mais verdadeira, pois analisa a eficácia do treinamento.
4. Retorno sobre o investimento – ROI
Esse é o indicador que mensura o resultado do treinamento em sua totalidade. E é ele que determina o sucesso do programa de treinamento. Afinal, quando a empresa decide implantar um programa de capacitação, é esperado que alguns objetivos sejam alcançados.
Esse indicativo leva em conta a redução dos gastos, o aumento da produção, menos acidentes, menos desperdício e aumento das vendas, para citar apenas alguns tópicos.
Afinal, se a sua empresa decide investir em programas de capacitação, ela espera ver um retorno sobre todo o processo. E esse retorno é o que justifica a implantação do treinamento. Embora não seja um indicador exato, ele é fundamental para definir o sucesso do projeto de uma maneira global.
É importante ressaltar que durante muitos anos as empresas negligenciavam o treinamento dos seus colaboradores. No entanto, foi rápido evidenciar que isso se mostrava um grande erro. Treinar a equipe é fundamental para que todos compreendam seu papel na corporação e observem as diretrizes de trabalho.
Esse investimento otimiza os processos, melhora a comunicação, aumenta a produtividade e reduz custos decorrentes de falha no comportamento humano. E são os indicadores de treinamento e desenvolvimento os responsáveis por mensurar quantitativamente os resultados obtidos.
E então? Qual é o indicador que você mais valoriza na sua empresa? Conte para a gente, nos comentários.
Equipe Sociis RH
Sem Comentários