Conheça as melhores estratégias de gestão de pessoas no trabalho remoto
A gestão de pessoas no trabalho remoto é o mais recente desafio imposto ao RH, pela dinâmica do mercado. No cenário pré-pandêmico, o assunto já era discutido como uma tendência de um futuro próximo, o que ninguém poderia imaginar é que esse futuro seria antecipado por um vírus de alcance mundial.
Graças à tecnologia, empresas de todos os setores e tamanhos puderam não apenas sobreviver à essa grande crise, como várias delas até mesmo prosperaram. O novo formato de trabalho, que para muitos era inimaginável, já passa a ser considerado mesmo após o fim das restrições obrigatórias.
Neste artigo, vamos falar sobre as principais diferenças entre a gestão de pessoas de forma remota e presencial, bem como os cuidados que o RH deve ter para garantir maior eficiência nessa gestão. Além disso, vamos mostrar quais são as melhores estratégias para gerenciar pessoas à distância e quais são os benefícios de tomar todos esses cuidados.
Principais diferenças entre a gestão de pessoas no trabalho remoto e presencial
Uma das maiores dificuldades que gestores de pessoas tiveram ao se depararem com o trabalho remoto foi de tentar replicar a rotina presencial à virtual. Contudo, nem tudo é transponível de um cenário para o outro, existem diferenças que não podem ser ignoradas, como vemos no quadro abaixo.
Rotina/Atividade | Presencial | Home office |
---|---|---|
Deslocamento para o local de trabalho | Pode levar mais de 01 hora e envolver vários tipos de transportes, trânsito intenso e causar estresse | Não é preciso se deslocar |
Ambiente físico de trabalho | Posto de trabalho ergonomicamente pensado e preparado pela empresa | Nem sempre a pessoa tem um ambiente específico em casa e precisa fazer algumas adaptações |
Reuniões internas e externas | Depende de disponibilidade de sala e da chegada de todos os participantes, pode também depender de deslocamento em caso de reuniões externas | Pode ser realizada de qualquer lugar com conexão à internet |
Intervalos para almoço e café | Momento de integração dos profissionais que podem liberar um pouco da tensão do dia com assuntos informais | São realizados individualmente e é um momento de desconexão do trabalho |
Happy hour e eventos | Momentos em que o RH pode explorar mais experiências sensoriais junto aos colaboradores, além de investir na integração das pessoas | Realizado separadamente, com a ajuda de softwares de interatividade e com envio de kits para as casas dos colaboradores |
Cuidados que o RH precisa ter na gestão remota de pessoas
Como vimos, existem muitas diferenças e isso demanda uma certa atenção do RH para que tudo corra bem e não afete o clima e a cultura da empresa. Veja alguns dos pontos mais importantes a serem considerados.
Respeitar as diferenças entre o trabalho remoto e o presencial
O primeiro passo é entender que os formatos remoto e presencial são diferentes e isso requer que eles sejam tratados de forma diferenciada um do outro. Existirão casos em que a adaptação é mais simples, como as reuniões, em outros será preciso pensar em alternativas mais eficazes para o modelo remoto em específico, como é o caso de eventos e alguns tipos de treinamentos.
Entender a dinâmica do trabalho remoto e suas particularidades
A dinâmica do trabalho remoto se difere da presencial em vários aspectos, conforme a área de atuação e o tipo de atividade que se desempenha. É essencial que o RH e os gestores entendam que o profissional realizará pequenas pausas sem precisar registrar o ponto, ou que não estará em sua mesa 100%, como acontece presencialmente, e que ele pode ter problemas de conexão em alguns dias, mas que nem por isso deixará de trabalhar.
Não deixar que a cultura organizacional seja perdida
A cultura organizacional não depende exclusivamente da presencialidade para ser mantida, mas é mais fácil de ser perdida se não houver um cuidado do RH nesse sentido. As relações virtuais precisam ser fortalecidas, para que a cultura siga sendo aplicada e difundida entre os colaboradores, e a gestão de pessoas deve providenciar isso.
Acompanhar mais de perto o desempenho dos colaboradores
A avaliação de desempenho deve ser uma constante em qualquer que seja o cenário, contudo, na gestão de pessoas no trabalho remoto ela se faz ainda mais importante. Ela é capaz de revelar e até mesmo antecipar possíveis problemas de adaptação tanto das pessoas aos novos processos quanto da dinâmica dos processos em si.
>> Leitura recomendada: [E-book] O bê-á-bá da Avaliação de Desempenho
Melhores estratégias para gerir os colaboradores no trabalho remoto
Diante de tantos desafios, é essencial que o RH aplique as estratégias certas, como estas a seguir, para que a produtividade seja mantida no trabalho remoto e as equipes entreguem bons resultados para o negócio.
Crie um canal aberto de comunicação entre o RH e os colaboradores
O setor de RH deve ser um aliado do colaborador dentro da empresa. Ele deve manter uma postura receptiva, facilitando o acesso e a comunicação de todos os profissionais. A cultura de feedback é muito importante nesse quesito, pois fortalece a relação de confiança entre os envolvidos e permite a evolução de colaboradores e gestores.
Ofereça suporte aos gestores de times
Os gestores são peças-chave na organização e precisam estar devidamente preparados para lidar com as particularidades do trabalho e da gestão remota. O RH deve prestar todo o apoio, por meio de treinamentos, capacitação e acompanhamento da evolução do desempenho de cada um em suas atividades.
Adote metodologias e ferramentas adequadas ao cenário remoto
O trabalho à distância requer o uso de ferramentas específicas que tornem o dia a dia mais prático e ágil. O setor de RH deve estar atento aos sistemas adotados pela área que serão utilizados por todos da empresa, para que eles sejam de fácil utilização e que não gerem resistência por parte dos colaboradores. Também é interessante avaliar a adoção de metodologias de gestão de tarefas e de rotina que ajudem nesse processo.
Mantenha observação constante sobre o clima organizacional
Uma das providências mais importantes é ficar bastante atento ao clima organizacional, pois ele funciona como um termômetro muito sensível. Sempre que houver indícios de oscilação, o RH deve agir com agilidade e precisão, evitando o surgimento e o agravamento de problemas.
>> Leitura recomendada: [E-book] Roteiro da Pesquisa de Clima Organizacional eficiente
Benefícios de manter uma gestão estratégica de pessoas no trabalho remoto
A gestão estratégica de pessoas gera benefícios em qualquer formato de trabalho, mas no que diz respeito ao formato remoto, as seguintes vantagens se destacam.
Melhora a motivação e produtividade dos times
Uma gestão eficiente do trabalho remoto consegue melhorar a motivação das pessoas, algo que é imprescindível nas relações à distância, que tendem a perder a vivacidade com mais facilidade. Consequentemente, as pessoas se tornam mais produtivas e entregam resultados melhores na execução de suas tarefas.
Evita problemas nas relações interpessoais
Sabemos que a comunicação remota tem sua eficiência mais afetada pela qualidade dos canais utilizados. Em trocas de mensagens escritas é mais difícil perceber a entonação correta de uma frase e em chamadas por voz ou vídeo podem haver interferências no sinal. Um RH estratégico consegue evitar que pequenos equívocos e desentendimentos se tornem grandes problemas entre as pessoas envolvidas.
Minimiza os impactos da falta de contato presencial
Por fim, um RH mais presente e atuante nas relações de trabalho remota consegue minimizar problemas que vão além de equívocos na comunicação. Ele intermedia conflitos, oferece capacitação, realiza intervenções pontuais e estratégicas que suprem as dificuldades provocadas pela falta do contato presencial.
Portanto, a gestão de pessoas no trabalho remoto precisa ser realizada de forma criteriosa e cuidadosa, considerando as particularidades das relações virtuais, frente aos desafios inerentes ao negócio. Um RH eficiente pode se tornar o principal diferencial da empresa e possibilitar melhorias significativas nos resultados, superando até mesmo os obtidos no formato presencial.
Como está sendo a gestão de pessoas, de forma remota, em sua empresa? Conte para a gente, deixe seu comentário!
Equipe Sociis RH
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