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Você sabe como fazer um teste de fit cultural na empresa?

Você sabe como fazer um teste de fit cultural na empresa?

  • Posted: 11/02/2019
  • By: Sociis RH
  • Category: Recrutamento e Seleção
  • Comment: 0

A cultura organizacional é um dos aspectos mais importantes para o negócio. Ela traduz os valores do empreendimento e direciona sobre como deve ser o comportamento dos colaboradores. Para ser aproveitada ao máximo, o teste de fit cultural é bastante relevante.

Ele serve para identificar se um talento está alinhado com a empresa e se existe a afinidade  necessária. Ou seja, é um jeito de ver se o futuro colaborador compartilha valores com o empreendimento.

Na sequência, descubra como e por que fazer o teste de fit cultural e obtenha os melhores resultados! Boa leitura!

Como realizar essa avaliação?

O principal objetivo do teste é verificar se o candidato tem aderência com os valores e com a forma de agir da organização. Como cada negócio apresenta características específicas, a avaliação deve ser feita de modo individual. Com isso em mente, veja quais são as etapas para executar a análise.

Estude a cultura da empresa

Tudo começa ao entender qual é a cultura organizacional vigente. Reconheça quais são os valores mais importantes e o que permite que o empreendimento atinja suas metas ou se destaque positivamente.

A partir disso, trace o perfil do colaborador ideal. Defina quais são as crenças que ele possui ou como ele age em diversas situações. Por mais que seja hipotética, é uma ferramenta que ajuda a avaliar os candidatos à vaga.

Faça entrevistas comportamentais

Durante a entrevista, fuja das perguntas que trazem apenas “sim” ou “não” como resposta ou que não permitem conhecer muito bem o candidato. Já que o alinhamento é importante, o teste de fit cultural deve incluir avaliações comportamentais.

Crie situações para verificar os valores do profissional e invista, até mesmo, na representação de papéis. Dinâmicas, por sua vez, são ótimas para conferir a capacidade de trabalhar em grupo, a liderança e as características do time. Assim, é possível tomar decisões melhores.

Avalie o histórico profissional

Para completar, não ignore o currículo. Veja em quais empresas o candidato já trabalhou e selecione aquelas que tiverem atuação ou valores semelhantes ao do empreendimento.

A partir disso, descubra por que o colaborador saiu da vaga ou como ele se sentia no ambiente. Dependendo das respostas, é possível ter uma ideia clara se o talento vai se adaptar caso seja contratado.

Por que fazer o teste de fit cultural?

Ao entender se um candidato se encaixa na cultura organizacional da empresa há, principalmente, uma melhoria no recrutamento. Em vez de avaliar apenas o currículo, é possível selecionar talentos que estejam alinhados com a proposta do negócio.

Com mais precisão nas contratações, cria-se fortalecimento cultural e um aumento de integração. Também há uma elevação na produtividade e até um reforço no clima organizacional.

Como empresa e profissional compartilham valores, há mais satisfação, o que amplia a retenção. Na prática, é uma forma de tomar decisões otimizadas e de fortalecer a gestão de talentos.

O teste de fit cultural é essencial para selecionar talentos aderentes aos valores da empresa. Com essas dicas, será possível executá-lo e aproveitar todas as vantagens na gestão e retenção de profissionais.

Já que a entrevista deve seguir caminhos diferentes nessa análise, veja agora quais são os benefícios de fazer a avaliação psicológica no recrutamento!

Equipe Sociis RH

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