RH do futuro: conheça as 3 principais tendências do setor!
O RH do futuro é agora, e os gestores da área precisam ficar atentos a essa realidade. Isso porque a dinâmica do mercado requer do departamento a capacidade de tomar decisões cada vez mais rápidas, precisas e estratégicas, além de otimizar toda a operação de gestão de pessoas.
Isso é possível com a ajuda da tecnologia, ou seja, com a incorporação do conceito do RH 4.0, que automatiza as tarefas. Dessa forma, sobra mais tempo para que os colaboradores do setor possam agir estrategicamente, com ações que venham a contribuir com o desenvolvimento da empresa.
Quer saber como implantar o RH do futuro na sua empresa? Então, confira essas 3 dicas que preparamos para você! Incluímos uma de bônus para o pessoal do setor de DP. 🙂
1. Automação de processos
Processos de recrutamento e seleção que não têm fim por conta de pilhas e pilhas de currículos sobre a mesa já fez parte da rotina de RH das empresas em um passado não tão distante. Hoje em dia, com os softwares de recrutamento e seleção, é possível encontrar os candidatos mais aderentes ao cargo em aberto em apenas alguns cliques. Para isso, é possível usar as ferramentas de inteligência artificial e outros recursos das plataformas online, o que confere mais agilidade e também assertividade aos processos seletivos.
2. Teletrabalho
De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), 22,7% dos postos de trabalho no Brasil podem ser realizados na casa dos colaboradores de maneira integral. Portanto, se o teletrabalho já era uma tendência antes da pandemia causada pelo novo coronavírus, com o atual cenário das empresas, deve se consolidar e abrir mais postos de emprego.
Assim como o home office, esse modelo de atividade permite que o funcionário atue de onde quer que ele esteja. São necessários somente acesso à internet, softwares da empresa e um computador para realizar as tarefas.
Nesse contexto, cabe aos recrutadores adequar as descrições das vagas com conhecimentos e habilidades que permitam que o colaborador atue de qualquer lugar. São exemplos a capacidade de autogestão, foco e produtividade, além de uma boa comunicação interpessoal, já que as interações devem continuar acontecendo com a ajuda de ferramentas de vídeo, por exemplo.
3. Big Data
O RH está cada vez mais estratégico e, para isso, conta com diversas ferramentas. Entre elas, o Big Data, que pode ser entendido como um conjunto de ferramentas que faz a análise de um grande volume de dados, sendo capaz de transformar dados não-estruturados em planilhas, relatórios e gerar novas ideias para melhorar toda a Gestão de Pessoas da empresa.
Essa solução pode ser usada de forma prática, por exemplo, para fazer a análise do perfil de um candidato e cruzar os dados como formação acadêmica, localidade, sexo, idade e experiência na função. Com isso, as análises dos currículos são otimizadas, ao mesmo tempo em que é possível encontrar de forma mais acertada os perfis aderentes a cada cargo.
Concomitantemente com o uso do Big Data, é possível fazer uso da ferramenta People Analytics, que é um processo que envolve a apuração, organização e verificação de dados. O objetivo é chegar à compreensão do comportamento e expectativa dos candidatos e colaboradores de uma empresa. Com isso, é possível criar estratégicas para motivá-los e também ajustar processos.
4. Controle de ponto digital
Assim como o RH, o setor de DP, aproveitando a grande adesão ao trabalho remoto, e a necessidade das empresas precisam manter o controle sobre jornada de trabalho, banco de horas ou horas extras, etc, também está se adequando à automação dos seus processos. Para ter todos esses dados de maneira confiável e gerenciável, é possível contar com um aplicativo de controle de ponto que, além de registrar a jornada a partir de um celular, tablet ou computador, a solução também permite que as lideranças analisem a produtividade dos colaboradores, considerando a razão entre as tarefas realizadas e o tempo de execução. Adicionalmente, o Departamento de Pessoal ganha agilidade em processos como fechamento de folha de ponto e integração com a folha de pagamento.
Com estes dados em mãos, a partir da jornada de trabalho o gestor consegue avaliar de maneira segura se um setor está sobrecarregado, se precisa de apoio ou até mesmo se há funcionários trabalhando e produzindo mais que outros.
O Tangerino oferece uma solução de controle de ponto digital e gestão da jornada de trabalho. O aplicativo permite que os colaboradores façam o registro da jornada de trabalho usando apenas um celular, tablet ou computador.
Como vimos ao longo desta leitura, o RH do futuro requer que a área esteja aberta para as inovações tecnológicas, e que tenha um olhar atento acerca de todos os processos da empresa. O primeiro passo para isso é estruturar e aprimorar os processos de recrutamento e seleção, para que eles estejam alinhados com os objetivos do negócio.
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Equipe Sociis RH
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