Enter your keyword

Benefícios da pesquisa de clima organizacional

Benefícios da pesquisa de clima organizacional

Benefícios da pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta de gestão estratégica eficaz para empresas de todos os portes e ramos de atuação. Por meio dela é possível identificar e analisar o nível de motivação e satisfação dos colaboradores, o que é um passo primordial para a criação de um plano de ação a ser executado pela equipe de Recursos Humanos. Ao avaliar a situação do ambiente de trabalho o(s) gestor(es) consegue(m) visualizar com mais clareza os desafios que enfrentam com suas equipes, identificando os fatores que interferem na produtividade e na interação entre os profissionais.

O primeiro passo para a elaboração de uma pesquisa de clima organizacional de qualidade é a realização de um planejamento do processo que inclui a definição dos itens que serão avaliados e a estipulação dos objetivos. Dentre os temas que podem ser avaliados estão: benefícios trabalhistas, estrutura do ambiente de trabalho, sentimento dos funcionários em relação à empresa, plano de carreira, incentivos e treinamentos, relacionamento com superiores e colegas de trabalho. A identificação do intuito da pesquisa, que pode envolver mais de uma temática, é o que vai nortear a elaboração das perguntas que serão questionadas aos colaboradores, assunto do qual trataremos futuramente.

Um dos cuidados importantes que devem ser tomados antes da aplicação da pesquisar é informar o pessoal sobre sua aplicação e seus objetivos, de forma que todos fiquem sabendo de forma clara como será o processo e como é importante que colaborem. Reforçar que as informações coletadas são sigilosas também é fundamental para deixar os funcionários mais à vontade para responder tudo com sinceridade e com a certeza de que serão ouvidos. O desafio aqui é estimular as pessoas a se sentirem motivadas a exporem seus pontos de vista e se sentirem parte real do processo de gestão e tomada de decisões na organização.

Dentre os resultados positivos que podem ser gerados a partir da pesquisa de clima estão a melhoria da produtividade nas equipes, o aperfeiçoamento da atuação das lideranças com suas equipes, avanços na comunicação entre colaboradores – colaboradores, colaboradores – líderes e vice-versa. Conhecer bem as equipes e o ponto de vista dos empregados é fundamental para ver o que pode ser melhorado e traçar um plano de ação para isso! No próximo post voltado para EMPRESAS falaremos sobre como elaborar as perguntas adequadas para pesquisas de clima. Acompanhe!

Jornalista e Relações Públicas, Colaboradora do Blog Da Sociis RH

Informações sobre a autora:

Daniella Maria
Jornalista e relações públicas,
colaboradora do blog da Sociis RH

Sem Comentários

Comente

Your email address will not be published.