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OKR: o que é e como implementar na empresa

OKR: o que é e como implementar na empresa

A gestão eficiente de uma empresa depende da forma como as pessoas lidam com os desafios do dia a dia. Não basta vender e produzir, é preciso ter objetivos bem definidos, além de fazer um acompanhamento de indicadores constantemente.

Existem várias metodologias que permitem que esse trabalho seja feito de forma eficiente, entre elas a OKR tem chamado a atenção do mercado.

Neste artigo, vamos explicar o que é a OKR, como ela funciona e quais são os benefícios proporcionados para a organização. Além disso, vamos dar dicas para implementar essa ferramenta em sua empresa e aproveitar todas as suas vantagens. Confira!

O que é OKR?

OKR é a sigla para Objectives and Key Results, ou objetivos e resultados-chave. Trata-se de uma metodologia de definição e acompanhamento de objetivos que foi bastante disseminada pela Google e auxiliou na sustentação do crescimento da empresa, que foi de 40 colaboradores em 1999, para mais de 60 mil espalhados por todo o globo atualmente.

O OKR se baseia em dois pontos principais, como explicaremos abaixo.

Objetivos

Os objetivos são a definição de onde a empresa pretende chegar em determinado espaço de tempo. Eles são os responsáveis por direcionar todas as ações e devem ser descritos de forma clara, sucinta e direta.

É fundamental que os colaboradores estejam a par de cada um dos objetivos e que eles se sintam motivados em relação a eles. Veja alguns exemplos simples e comuns de objetivos:

  • ser referência em atendimento de excelência;
  • ser a empresa mais desejada para se trabalhar no setor em que atua;
  • dobrar o faturamento em 24 meses.

Resultados-chave

Os resultados-chave representam o desmembramento de cada um dos objetivos, permitindo que eles possam ser acompanhados de forma mais detalhada e eficaz.

Eles são o grande diferencial dessa metodologia, em relação às demais, pois preveem a medição de várias etapas até o alcance do objetivo final, tornando o caminho mais fácil de ser percorrido pelos colaboradores. 

O foco dos key results é avaliar a efetividade das estratégias adotadas, em relação ao cumprimento de cada objetivo. Se a intenção é se tornar referência em atendimento de excelência, será preciso implementar várias ações que melhorem a relação da empresa com seus clientes e que, ao mesmo tempo, permitam analisar tais melhorias. Nesse exemplo, alguns resultados-chave poderiam ser:

  • percentual de satisfação do atendimento acima de 95%;
  • avaliação no Reclame Aqui acima de 8;
  • índice geral de NPS acima de 8.


Quais os benefícios da OKR para a empresa?

Assim como outras metodologias de gestão, a OKR proporciona vários benefícios para a empresa. A seguir, vamos destacar alguns que configuram como seus principais diferenciais em relação aos demais métodos, acompanhe.

Definição mais eficaz das metas

A definição das metas de cada equipe e colaborador, utilizando a metodologia OKR, mostra-se mais eficaz por causa do alinhamento com os objetivos do negócio como um todo.

Dessa forma, todos na organização são direcionados em um mesmo sentido, com ações e atividades que se complementam e que tornam os resultados mais integrados e valiosos, inclusive para a carreira de cada profissional.

Agilidade na obtenção de resultados

Uma das premissas da definição de metas na OKR é que elas sejam desafiadoras, o que reflete não apenas na qualidade e profundidade do resultado esperado, como também no prazo para o seu cumprimento.

Com isso, os setores passam a agir com mais foco e agilidade, proporcionando conquistas cada vez maiores e em menor tempo, sem que haja desgaste das pessoas durante esse processo.

Maior engajamento dos colaboradores

Outra grande vantagem da OKR é que a forma como os objetivos são desmembrados, favorece o engajamento dos colaboradores. Isso acontece porque as metas definidas são desafiadoras sem parecerem impossíveis de serem alcançadas.

Os profissionais são estimulados a dar um pouco mais de si em cada uma delas e conseguem perceber a sua evolução sendo acelerada a cada conquista.


Como implementar a OKR?

A metodologia OKR pode ser implementada de forma simples e fácil na empresa, desde que alguns cuidados sejam devidamente tomados, como explicaremos melhor abaixo.

Construa a definição de objetivos em conjunto

O ponto de partida para a adoção da OKR é fazer uma boa definição dos objetivos do negócio. Essa fase deve ser realizada com bastante cautela, pois será responsável por direcionar todas as ações subsequentes. É muito importante considerar a visão de diferentes pessoas nesse momento, para que as metas estejam niveladas com o que se espera do negócio.

Uma boa dica é coletar informações e sugestões de representantes de todas as áreas da organização. Dessa forma, é possível perceber o cenário atual de forma mais abrangente e condizente com a realidade vivida no dia a dia da empresa.

Alinhe os prazos entre os diferentes níveis hierárquicos

Após a definição dos objetivos, é preciso agir de forma estratégica no desdobramento dos key results. O prazo de cada um deles interfere diretamente no prazo final de cada objetivo, por isso as ações precisam estar alinhadas entre os diferentes níveis hierárquicos. Esse cuidado ajuda a garantir que, mesmo as metas mais desafiadoras, sejam factíveis.

Estimule a definição de metas mais desafiadoras

Por fim, é importante adotar uma postura mais agressiva para obter resultados que realmente façam a diferença na organização. O medo de arriscar faz com que a empresa não se desenvolva enquanto suas concorrentes seguem se aprimorando e deixando-a para trás.

É preferível chegar ao final de um ano tendo batido 80% de metas que desafiaram os times e fizeram a empresa crescer, do que com 100% de metas conservadoras que apenas permitiram que o negócio se mantivesse no mesmo patamar. Até porque, as metas não cumpridas não trazem prejuízo, mas sim uma renovação dos planos e uma nova motivação para fazer melhor no próximo ano.

Como vimos, a metodologia OKR proporciona diversos benefícios, tanto para a organização quanto para os seus colaboradores. Ela possibilita um desenvolvimento mais acelerado e sustentável para o negócio, além de ajudar na motivação e comprometimento das pessoas.

Se a sua empresa está em busca de inovação e crescimento, este pode ser o método ideal!

Equipe Sociis RH

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