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Feedback: o valor da comunicação transparente nas empresas

Feedback: o valor da comunicação transparente nas empresas

Feedback: o valor da comunicação transparente nas empresas

Fundamental para o aceleramento constante da produtividade nas empresas, o feedback é uma das formas de comunicação mais importantes no cenário corporativo. É a partir dele que profissionais de todos os níveis e áreas entendem o que é esperado de cada um e sabem como seu desempenho está sendo avaliado pelas lideranças, identificando assim as oportunidades de aperfeiçoamento. Muitos problemas relacionados a gestão de pessoas nas empresas começam com falhas na comunicação entre os profissionais e seus líderes, daí a importância de um processo estruturado para feedback.

Para que seja bem-sucedido e efetivo, é necessário que o feedback seja baseado em uma comunicação de mão dupla, de forma que tanto o funcionário como seu supervisor possam expor suas opiniões e comentários e sejam ouvidos de forma respeitosa. Nesse sentido é importante que ambos estejam abertos a ouvirem críticas em relação à sua atuação e entendam que a proposta final é sempre contribuir para melhorar o desempenho de todos. Ser receptivo, educado e profissional é fundamental durante a comunicação.

Implementar um processo formal de desenvolvimento de funcionários pautado em feedbacks periódicos é o primeiro passo para estimular esse tipo de comunicação transparente nas empresas. Embora o feedback possa ser dado de forma coletiva nas equipes, nada substitui o feedback individual. Essa conversa face a face, focada especificamente nas forças e fraquezas daquela pessoa, é muito mais forte e valiosa. A seguir algumas dicas para que o processo seja suave e assertivo:

  • Comece a conversa abordando os pontos positivos do funcionário, ressaltando seu papel na(s) equipe(s) e sua importância para a empresa. Deixe para citar as possibilidades de melhoria em seguida.
  • Na hora de citar os pontos que precisam ser desenvolvidos, o gestor deve ter cautela para fazer as críticas da forma mais construtiva possível, apontando caminhos e se prontificando para auxiliar o profissional avaliado.
  • Seja detalhista e específico. Dê exemplos, relembre acontecimentos, apresente dados. Isso tudo vai contribuir para a assimilação do feedback, seja na hora de falar dos pontos positivos ou dos que podem melhorar.
  • Ouça e não apenas escute. Estimule a pessoa avaliada a se posicionar, revelar suas opiniões e até mesmo reclamar. Esse momento de abertura para a comunicação é valioso e, se a comunicação for de mão dupla, será ainda mais assertiva. Leve em consideração as informações colhidas e deixe isso claro para a pessoa que está sendo ouvida.
  • Motive! Escolha as palavras e expressões mais adequadas para inspirar o profissional, fazendo-o sentir-se co-responsável pelos resultados da equipe em que atua e da empresa como um todo.

 

Mais confiança entre as equipes, integração com as lideranças e aumento do engajamento são algumas das consequências positivas do feedback regular e bem feito. Você acha que o estabelecimento de um canal aberto de diálogo como este na sua empresa seria enriquecedor?

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Jornalista e Relações Públicas, Colaboradora do Blog Da Sociis RH

Informações sobre a autora:

Daniella Maria
Jornalista e relações públicas,
colaboradora do blog da Sociis RH

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