Enter your keyword

Diário de uma estagiária – Ep. 02: Por que fazer estágio?

Diário de uma estagiária – Ep. 02: Por que fazer estágio?

Diário de uma estagiária – Ep. 02: Por que fazer estágio?

Olá pessoas, como estão? Espero que estejam bem.

Esse é o nosso primeiro texto, após a minha apresentação, e eu vou falar para vocês a importância de fazer um estágio.

O primeiro motivo pelo qual devemos escolher fazer um estágio é porque quando nos formamos no ensino médio, passamos pela grande dúvida de escolher qual faculdade cursar e qual seria a área que gostaríamos de seguir (eu pelo menos passei). Pensando nisso, qual seria o sentido de trabalhar em alguma outra atividade senão aquela que você vai se dedicar durante tanto tempo?

Quando passamos pela atuação do estágio existe a possibilidade de conhecer as funções de um outro ângulo. Na faculdade apenas com a matéria teórica nós, muitas vezes, não conseguimos assimilar como é, ou como deve ser, a atuação prática, e quando nos deparamos com o mercado de trabalho enfrentamos grandes problemas para nos adaptar com o meio. Não que no estágio você não vá encontrar problemas, com certeza vai, porém esta é a hora certa de errar.

No estágio é onde surge a oportunidade de criar a uniformidade perfeita entre conhecimento teórico e a prática. Aqui serão os nossos primeiros passos, onde começamos a nos construir como profissionais, criamos contatos de mercado, aprendemos a colocar a mão na massa, descobrir habilidades antes encobertas e entre tantos outras coisas que serão a cada dia uma nova conquista para nós.

Na maioria das vezes, a desculpa que escuto é “Nossa Tay, estágio paga tão pouco e trabalha tanto quanto um profissional formado”, porém deve ser levado em consideração que o estagiário NÃO deve trabalhar de uma forma mais “leve” que o profissional formado, pois, tanto empresa, quanto o estagiário, sairiam prejudicados. O estagiário por não estar aprendendo da forma adequada e a empresa porque está pagando, mesmo que não seja muito, por uma pessoa que não está produzindo.

Sei que muitas pessoas aqui podem estar pensando: “Poxa, já sou alguém de mais idade, tenho responsabilidades, filhos para cuidar e contas para pagar, não posso deixar de ganhar o salário atual para ganhar como estagiário”. Aqui deixo um conselho, ás vezes para alcançar objetivos maiores é preciso recuar, até mesmo para ver o alvo melhor, e posteriormente dar um salto e chegar mais longe de onde se está hoje.

Espero que reflitam e pensem os próximos passos a serem seguidos, criem estratégias de começarem a colocar em prática a teoria, muitas vezes trabalhar em alguma outra área que diverge muito da sua área de estudo pode ser um desperdício de tempo e dinheiro. Lembre-se sempre: O que está em jogo é nada mais nada menos que o nosso futuro.

Ficamos por aqui mais uma vez pessoal, espero que esse texto tenha agregado conhecimento a vocês, compartilhem e continuem acompanhando nossas postagens.

Um grande beijo,

Tay.

Informações sobre a autora

Foto Tayna Blog Sociis RHTayná Ferreira

Acadêmica em Psicologia Organizacional

Sem Comentários

Comente

Your email address will not be published.