Entrevista online: Lista de verificação essencial que o RH deve seguir
Com a ascensão do trabalho híbrido e remoto, os profissionais de RH realizam muitos processos seletivos de forma remota, através de entrevistas realizadas por vídeo, pois muitos destes candidatos encontram-se em outras cidades ou países.
Nestes casos, como nenhum destes candidatos comparecerá pessoalmente à empresa, resta apenas a entrevista online como ferramenta, a qual necessita de preparo para a sua realização. Para isso, é essencial verificar alguns pontos importantes para evitar problemas durante a comunicação ao vivo.
Quando você se prepara bem, conduz a entrevista com confiança, faz perguntas melhores, compreende o candidato com clareza. Além disso, proporciona uma experiência profissional que reflete positivamente na sua empresa.
Para sua conveniência, apresentaremos uma lista de verificação essencial que você, como profissional de RH, deve seguir antes de uma entrevista online.
5 elementos essenciais que o RH deve consultar
Aqui estão cinco elementos essenciais na lista de verificação que todo profissional de RH deve revisar antes de iniciar uma sessão de entrevistas.
1. A conexão com a Internet
O primeiro e mais importante passo é verificar a conexão com a internet, pois ela será a base de toda a entrevista, portanto, certifique-se de que sua conexão esteja estável.
Para verificar o desempenho da sua conexão de internet, use o teste de velocidade de internet. Executar o teste mostrará o desempenho da sua conexão naquele momento.
2. Teste sua configuração de áudio e vídeo
Após concluir o teste de internet e estar satisfeito com a conexão, teste a qualidade da chamada de vídeo e áudio. Muitas ferramentas de reunião online, como Microsoft Teams e Google Meet oferecem a opção de fazer uma chamada de teste.
Você pode usá-la para verificar se a qualidade do vídeo e da chamada estão perfeitas da sua parte.
Comece por verificar o seu microfone.
Fale por alguns segundos, ouça a gravação para garantir que sua voz esteja clara. Quando o áudio estiver bom, você evita pedir ao candidato que repita as respostas várias vezes.
Em seguida, teste sua webcam.
Confira a pré-visualização da foto na sua câmera e veja se a imagem está nítida. Certifique-se de que seu rosto esteja bem iluminado.
Você também deve remover o ruído de fundo. Para isso, geralmente recomenda-se:
- Feche todas as janelas.
- Coloque seu celular no silencioso.
- Informe à sua equipe que você está em uma entrevista.
- Limpe o fundo para que fique com uma aparência profissional na câmera.
Essas pequenas medidas ajudam você a criar um ambiente calmo e livre de distrações para a entrevista.
3. Analise o currículo e as anotações do candidato
Antes de iniciar a entrevista ao vivo, é uma boa ideia revisar o currículo e o perfil do candidato. Isso é importante para verificar sua experiência profissional. Além disso, revisar o currículo antes da entrevista ajudará você a evitar pressa durante a chamada ao vivo.
Ao analisar o currículo de um candidato, geralmente sugerimos o seguinte:
- Procure por padrões como:
- Estabilidade no emprego
- Crescimento
- Experiência relevante
- Observe qualquer coisa que se destaque, por exemplo:
- Grande lacuna
- Mudanças repentinas de emprego
- Conjunto de habilidades sólido
Além disso, ao analisar os currículos, destaque as conquistas dos candidatos e as responsabilidades que você deseja que eles assumam. Ambos costumam ocupar uma parte significativa da discussão.
4. Prepare as perguntas com antecedência
Seja a entrevista online ou presencial, bons profissionais de RH preparam perguntas com antecedência. Portanto, aja com inteligência e prepare as perguntas certas relacionadas à vaga antes da entrevista. Isso ajudará você a fazer perguntas que revelem os pontos fortes do candidato.
Ao se preparar, concentre-se em criar uma combinação de perguntas baseadas em habilidades e perguntas baseadas em comportamento.
- Perguntas baseadas em habilidades ajudam você a entender o que o candidato é capaz de fazer.
- Questões comportamentais mostram como eles lidam com situações reais.
Preparar as perguntas com antecedência permite que você conduza a entrevista sem problemas. Isso ajudará você a evitar perder tempo e a não precisar pensar muito sobre o que perguntar em seguida durante a entrevista.
5. Mantenha todos os documentos à mão
Pouco antes de participar da sua entrevista online, certifique-se de ter todos os documentos necessários prontos e à mão. Os documentos necessários incluem:
- Folha de perguntas
- Folha de avaliação
- Tarefas de teste (se houver)
- Descrição da vaga
- Portfólio do candidato
Ter a descrição da vaga aberta ajudará você a consultar rapidamente as principais responsabilidades durante a ligação. Ao mesmo tempo, ter a ficha de avaliação pronta ajudará você a anotar observações, comportamentos e adequação à cultura da empresa imediatamente.
Além disso, preparar qualquer material de apresentação da empresa ou roteiros que você planeje compartilhar também é uma boa prática a ser considerada.
Concluindo
A lista de verificação acima descreve os cinco elementos essenciais que os profissionais de RH devem revisar antes de iniciar uma entrevista online. Seguir a lista conforme mencionado os ajudará a evitar constrangimentos e a ter uma conversa tranquila durante a chamada ao vivo.
Se você é um profissional de RH ou está procurando contratar alguém online, siga os itens da lista de verificação. Temos certeza que eles ajudarão você a ter uma experiência melhor durante todo o processo.
Texto produzido por um Convidado
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