Quais são os principais tipos de testes psicológicos?
Os processos de recrutamento e seleção costumam ser lentos e caros. Para contratar um profissional realmente alinhado ao cargo e manter um bom índice de retenção, as empresas se utilizam de várias ferramentas e meios de avaliação. Uma delas é a avaliação por meio de testes psicológicos. Mas, como essas avaliações ajudam na seleção dos candidatos?
Neste post, vamos explicar melhor o assunto, apresentar os principais tipos de testes e mostrar como eles colaboram para uma contratação mais eficiente. Se o assunto desperta o seu interesse, continue a leitura!
O que são testes psicológicos?
Os testes psicológicos podem ser definidos como instrumentos para a mensuração ou avaliação de características psicológicas. Eles apontam tendências comportamentais e de personalidade, que ajudam a entender melhor o perfil do candidato.
Dentro de um processo seletivo, a aplicação desses testes permite que o RH entenda se o profissional tem as soft skills necessárias para ocupar um cargo, aumentando, assim, o índice de assertividade no processo de R&S e retenção de funcionários.
Por que as avaliações psicológicas são tão importantes?
As empresas começaram a perceber que para desenvolver um bom trabalho, o funcionário não deve ter apenas conhecimento técnico ou experiência. Ele deve se integrar à cultura da empresa, ter um bom relacionamento com os colegas e apresentar uma postura coerente com a função que vai exercer.
Por exemplo, uma empresa que preza pela valorização dos seus funcionários e tem uma abordagem mais livre, certamente precisa de pessoas independentes e capazes de se autogerenciar. Por outro lado, organizações com uma cultura mais rígida e fortemente apoiada na hierarquia tendem a ter melhores resultados com funcionários que sabem seguir ordens.
Para cargos de liderança, a avaliação psicológica também é muito importante. Afinal, por meio dela, é possível identificar se o profissional é do tipo autoritário, inspirador, engajador, controlador etc.
Vale lembrar de que não há um perfil psicológico correto, há o mais adequado para a vaga, e principalmente, para a empresa. Cada organização deve ter consciência do tipo de colaborador que se adapta melhor às suas necessidades e consegue ter um bom desempenho naquele ambiente.
Quais são os tipos de testes psicológicos?
Podemos agrupar os testes psicológicos usados para seleção de funcionários em três tipos.
1. Testes de personalidade
Esse tipo de avaliação exibe as principais características comportamentais do indivíduo, como qualidade de relacionamento interpessoal, estabilidade emocional, agressividade, proatividade, capacidade de trabalhar sob pressão, entre outros.
A partir dos seus resultados, é possível prever tendências de comportamento e entender se o profissional vai se sair bem no cargo.
2. Raciocínio lógico
Esse tipo de teste procura avaliar a capacidade de compreensão e de relacionar dados e informações em prol da solução de um problema. Nessas avaliações são medidas competências mentais, como lógica, raciocínio, aprendizagem etc.
3. Atenção
Avalia a capacidade do profissional de se manter focado em uma atividade, selecionando e permanecendo atento a estímulos-alvo, mesmo em ambientes sujeito a interferências. A mensuração da atenção concentrada tem uma relação muito íntima com o rendimento de profissionais que atuam em funções de análise de dados e informações, por exemplo.
Contar com uma consultoria especializada na aplicação de testes psicológicos é importante para ter um resultado mais acertado nas contratações e formar equipes mais coesas e produtivas, que consigam colaborar verdadeiramente com o desenvolvimento da empresa.
Se você quer saber mais sobre os benefícios das avaliações psicológicas nos processos seletivos, confira também este material.
Equipe Sociis RH
Sem Comentários